Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - FGFFC

Páginas: [1] 2 3 ... 5
1
Boa Tarde
Seria possível colocar uma foto da objectiva?

Obrigado.

2
Discussão Geral / Re: Video do sol com efeito estranho...
« em: Setembro 13, 2010, 09:16:25 pm »
:(|  :geek:  :(|  :geek:  :(|  :geek:

3
Eu acho que para grandes magnificações poderia  combinar uma ocular com uma barlow ou então adquiria uma ortoscópica se for para observação planetária.
"Só um exemplo":
Em vez de utilizar uma ocular de 3mm para obter os 400x de magnificação(que acho que é um valor exagerado) poderá combinar uma ocular de 9mm com uma barlow de 3X (1200/9=133X x 3= 399
Como viu ficou com uma magnificação praticamente igual a de uma ocular de 3mm e penso que ganhará um maior diâmetro da lente da ocular por onde vai observar e um maior campo de visão. Pode fazer este pequeno exercício  de maneira a calcular outras magnificações.... na minha opinião....que não sejam tão altas
Penso que as oculares com focais mais curtas como a de 3mm que refere podem não ser a melhor opção, devido ao pequeno diâmetro da lente da ocular por onde vai observar e ao curto afastamento de pupila da própria, penso que estas condicionantes devem ser pouco agradáveis... mas só quem as utilizou é que nos poderá esclarecer.....
Quanto ao limite de magnificação do telescópio não sou o mais indicado para dar uma opinião mas penso que os 400x são valores exagerados.
Contudo não se esqueça que em condições que não sejam as melhores ao utilizar grandes magnificações estas vão expor a própria instabilidade da atmosfera denegrindo assim o que está a observar, uma ocular de baixa focal só trará bons resultados em condições muito boas.
Obviamente como referiu a qualidade das próprias oculares é um aspecto a ter em conta e com a qualidade vem também o preço :-D

4
Astrofotografia: Digital / Re: GRS & Io 9 set 2010
« em: Setembro 11, 2010, 11:43:03 pm »
Essa Lua é a a IO???????

5
Astrofotografia: Digital / Re: Jupiter e Io 8 set 2010
« em: Setembro 09, 2010, 10:01:40 pm »
Espectacular xumaxer :D  que lua é aquela :?:

6
Concursos / Re: A melhor foto : Agosto 2010 - Votações
« em: Setembro 08, 2010, 04:07:56 pm »
Citar
Pronto, lá vêm eles... e eu que pensava em participar...já vi que não tenho hipóteses... :-D  
:lol:



Hmmmm.......

7
Discussão Geral / Re: Aberração "Coma"/ Tubo Newton.
« em: Setembro 05, 2010, 08:03:06 pm »
Esclarecidíssimo..., obrigado a todos. :D

Cumprimentos.

8
Discussão Geral / Re: Aberração "Coma"/ Tubo Newton.
« em: Setembro 05, 2010, 04:58:48 pm »
Então a "coma" nota-se sobretudo em imagens de grande campo???
Com observações planetárias será diferente ?

9
Discussão Geral / Aberração "Coma"/ Tubo Newton.
« em: Setembro 05, 2010, 02:52:35 pm »
Ola mais uma vez :-D
Não quero ser um chato... mas tenho uma dúvida em relação ao assunto mencionado em cima...
Gostava de saber se quem possui um telescópio Dobson de abertura de 250 mm para cima poderia me dizer se estes equipamentos sofrem de algum tipo de aberração nas imagens, especialmente uma tal aberração coma (como são tubos Newton) pelo que percebi este problema verifica-se nas ópticas dos tubos "grandes" com focal curta e consiste na deterioração da imagem à medida que se vai afastando do centro desta..
Sempre pensei que estes telescópios, obviamente se fossem fabricados com material de qualidade não apresentassem qualquer tipo de aberração...

10
Dúvidas na Compra / Re: TS N 150/1400
« em: Setembro 05, 2010, 02:04:11 pm »
Olá outra vez Edu.
Esqueci-me de lhe referir e tb já deve ter percebido que para visualizar objectos de céu profundo irá precisar de um céu com muito boas condições...

Cumps.

11
Dúvidas na Compra / Re: TS N 150/1400
« em: Setembro 02, 2010, 06:40:26 pm »
Penso que a qualidade das ópticas é igual nos três pois têm o mesmo fabricante, apesar de referirem que as a coating xlt na optica do Omni dão melhores imagens mas quanto a isso não posso pronunciar....
Coloquei o Celestron em primeiro pela maior abertura,focal e uma melhor montagem EQ.
Os 3 tem distancia focal curta por isso os planetas.... mas são visíveis, uma ocular e uma barlow ajudam.
Sem Dobson, com montagem EQ e com esse orçamento para mim são estes:

Celestron C200-N Advanced
Orion AstroView 6"
Omni XLT 150 xlt coatings

Há imensa informação sobre estes telescópios na net.
Se mais alguém quiser dar a sua opinião sobre estas escolhas...

12
Dúvidas na Compra / Re: TS N 150/1400
« em: Setembro 02, 2010, 12:21:20 am »
Citar
Ui... não massacrem as montagens equatoriais quando a culpa é do tubo óptico!

Exactamente. Acho que ninguém falou mal das montagens equatoriais :oops: , o problema é só mesmo com os tubos longos ex: refractor de 120/150 apontado ao zénite numa montagem correspondente ao orçamento do Eduardocristo que mede 1.80 e têm problemas na coluna. :)

Citar
Por muito bons que sejam os dobs, e acredito que sejam, o problema é mesmo a altura. Sei que há muitos processos para contornar isso mas não é a mesma coisa. Eu, um rapaz com 1,83m agachado horas a fio não me parece uma boa solução, e eu não sou muito alto! Desculpem a insistência mas como o telescópio tem que ser ideal para o utilizador, o meu tem que ter uma montagem equatorial, senão não vale a pena... Agradeço sugestões de alguns modelos e aumento o meu orçamento até os 500€. Obrigado a todos pela colaboração!  

Ok, rendemo-nos às sua intenções, tem que ter montagem EQ.  :lol:
Tem preferência no que tenciona observar?

13
Diversos / Re: Chromacor
« em: Setembro 01, 2010, 11:51:40 pm »
O catadióptico foi e ainda poderá ser umas das minhas opções no futuro...Ultimamente tenho espreitado por alguns "Dobson´s" e refractores de pequena abertura.
Quanto ao catadióptico nunca tinha dado muita atenção a este tipo de equipamento, só à uns tempos atrás é que comecei a reparar no potencial destes telescópios (o site do Damian Peach que o Miguel me referiu à uns meses sobre um assunto completamente diferente, sobre Marte, é um exemplo).
Mas continuando... este tipo de telescópio começou a interessar-me sobretudo devido à sua abertura conjugada com a distancia focal visto que o meu objectivo são os planetas e tem o potencial da Astro-fotografia. Os únicos inconvenientes eram a montagem "equatorial" :shock:  eu já explico...  :) e obviamente o orçamento pois pretendia adquirir ainda umas oculares e uma barlow.
O problema das montagem equatorial é sobretudo pelo espaço onde vou fazer as observações que é um pouco reduzido e as únicas direcções onde as condições são mais favoráveis são de sul a oeste, não tendo assim a possibilidade de alinhar a montagem pelo ponto próximo da polar, por estas razões andava mais inclinado para um monstro Dobson de 12" ou mesmo de 14" visto que o telescópio é para ficar no mesmo local e penso que seja muito mais fácil de utilizar. Ultimamente também tenho lido que a Relação Focal para Planetas não deve ser inferior a 6 mas penso que a abertura do Dobson e a utilização de uma ocular e uma barlow devem compensar, já estou a falar demais.....

14
Astrofotografia: Digital / Re: Imagem na "Ciel et Espace" de Setembro
« em: Setembro 01, 2010, 11:17:42 pm »
Parabéns Miguel.
O meu tio comprou a edição deste mês e reparei logo na zona da exposição das fotos.

Cumprimentos.
Francisco furtado.

15
Diversos / Re: Chromacor
« em: Setembro 01, 2010, 01:31:34 pm »
Parece-me então que os resultados são muito satisfatórios.
Quanto à sua rára disponibilidade entendo agora pois não encontrei o Chromacor disponível em quase nenhum site até pensei que fosse um acessório já ultrapassado.

O preço já sabia que era um pouco alto mas uma das duvidas era mesmo essa: Estar a somar o preço do tubo mais o Chromacor mais um focador, começava a questionar-me se uma Ota com opticas ED ou uma Semi-Apo ou mesmo uma Apo de abertura inferior como o Nélson referiu não valeria mais a pena.
Falando ainda da parte mais técnica em escolher o Chromacor correcto para corrigir a óptica do telescópio, efectuar o alinhamento, os espaçadores correctos são especificações em que não tenho qualquer conhecimento e nunca pensei que pudesse ser complicado (pelo menos para mim) estava com a ideia que era um acessório de instalação mais fácil.

Bem... mais uma vez obrigado ao Nélson e aos restantes pelo esclarecimento.

Cumprimentos.

Páginas: [1] 2 3 ... 5