Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Tópicos - joao marum

Páginas: [1]
1
O Fórum Galáctica / Turismo astronómico na serra algarvia
« em: Dezembro 20, 2012, 04:19:53 pm »
Olá pessoal.

Estou a participar num estudo para a CCDR Algarve sobre um roteiro de actividades no interior da serra algarvia e uma das propostas serão actividades astronómicas. A ideia é cruzar informação constante numa carta de poluição luminosa, com alojamentos e outros equipamentos de apoio que já existem na serra ou propor a construção de outros.

1- Acham que existe mercado potencial europeu para trazermos cá "turistas astronómicos?". Sei que nos Estados Unidos, existe mercado neste sentido. Aqui não faço ideia.
A nossa ideia é divulgar os céus escuros do sul de Portugal como atracção turística, contribuindo para diversificar a oferta turística.

2- Enquanto astrónomos amadores, se forem de férias astronómicas, que tipo de infraestruturas de apoio acham interessante o destino oferecer? (alojamentos, electricidade, equipamentos de observação, etc)

3- Qual acham ser o perfil do tipo de cliente para este tipo de turismo?

Obrigado pela ajuda :) Todas as sugestões são bem vindas!

João Marum

2
Parece que anda praí uma tempestade algures e é das grandes. Prevêm-se ligeiros aguaceiros, acompanhados de trovoada  :-D

http://www.oneminuteastronomer.com/2011 ... rm-saturn/


Já alguem observou/fotografou? Se não, que é o meu caso, toca a fazer figas para que o tempo melhore e apontar pra lá os telescópios.

3
Colimação / Marcação do centro do primário num espelho de 18 polegadas
« em: Novembro 04, 2010, 12:14:03 pm »
Boas. Ontem eu e o meu amigo Nélson marcámos o centro do primário de 18´da Oldham optical mirror, pertencente a um merak que adquirimos recentemente.
A marcação do centro tem como objectivo a utilização com o sistema de colimação passiva Catseye http://catseyecollimation.com/, que já tenho há uns anos no meu orion xt10. Pra quem não conhece, vale a pena dar uma vista de olhos nos produtos. Pra mim o melhor sistema de colimação do mercado.
Como não tínhamos triângulos reflectores disponíveis, tivemos de encomendar mais, optando pelo novo formato denominado "hotspot", bem como um novo "template" para ajudar a centrar a marca no centro.

Aproveitámos pra documentar o processo:

Aqui temos  o que chegou na encomenda: da esquerda pra direita o template em acetato com marcações de espelhos até 36´ ( quando quiser adquirir um 36´já não tenho problemas  <!-- s:-D -->:-D<!-- s:-D --> ), as instruções para o processo de marcação e as marcas centrais chamadas "hotspots" pelo fabricante. ( No meu xt10 tenho um triangulo). A vantagem destas marcas em relação aos donuts normalmente usados, é que são feitas com um material reflector o que permite colimar o telescópio à noite com uma luz vermelha, bem como a forma propriamente dita, com vértices o que ajuda a avaliar o alinhamento.




Aqui temos o espelho colocado em cima de uma mesa já depois de se ter retirado a antiga marca, primeiro com uma tentativa frustrada com alcool isopropílico e depois com acetona. A antiga marca largou uma tinta púrpura dando ao centro do espelho um tom roxinho bem giro  <!-- s:lol: -->:lol:<!-- s:lol: --> ( claro que foi removido depois)



Aqui temos a hotspot  já colocada no centro do template. Para alinha-la no centro, coloca-se a hotspot sobre uma mesa e centra-se o template sobre ela. O lado que vai colar no espelho está virado pra cima. ( A hotspot está fixada ao template através de fita cola que se cola no lado oposto do template e que vai fazer contacto com a hotpot propriamente dita através de 3 buracos no centro do template.



Aqui temos o template sobre o espelho pronto a dar os últimos retoques de alinhamento.



Por fim o hotspot já colocado no espelho.



E por último o espelho colocado de novo na célula.


4
Discussão Geral / Magnitude limite em telescópio APO
« em: Setembro 04, 2007, 11:46:55 am »
Olá pessoal. Estou aqui com uma dúvida existencial. No site da William Optics, está listado o seguinte telescópio:
http://www.williamoptics.com/telescopes/flt132_spec.htm
Ora. Um APO de 130mm com magnitude limite de 14.5
Hmmm alguém me sabe explicar como isto é calculado? Suponho que seja magnitude visual, em objectos pontuais.
Ora, sempre ouvi dizer que a magnitude limite de um telescópio é função da sua abertura. O meu dob, de 254mm, tem mag limite de 14.0.
Tá bem que um apo não tem obstrução por ter opticas proximas da perfeição, menos luz é concerteza espalhada para os anés de difração, além das taxas de transmição de luz serem diferentes. Mas a diferença de magnitudes é bem grande, por isso penso que há algo mais aqui que me está a escapar.
O que me está a falhar aqui?

5
Genéricas / Relato de observação 14 de Agosto GOAAA
« em: Agosto 15, 2007, 12:49:53 pm »
Ontem à noite desloquei-me com o meu amigo Nelson Viegas do GOAAA até ao nosso local de observações habitual, a barragem do funcho perto de S. Bartolomeu de Messines. Quando ia quase a chegar, vi para Oeste, um daqueles bólides bem brilhantes, deixando um rasto de fumo.
Cheguei por volta das 21:45 ao local de observação, um largo em terra batida e já lá estava o Nelson a montar o seu equipamento.

Depois de falarmos um pouco, lá fui eu montar o meu estaminé, constituído pelo inseparável XT10 dob, mesa de campismo, caixas de oculares e claro, o indispensável banquinho  :D
O céu estava transparente, com a magnitude limite a ultrapassar os 6, alguma turbulência e vento também.
Tinha feito em casa uma lista de objectos para observar a partir de artigos do cloudy nights, assinalando-os com caneta de acetato no sky atlas 2000 laminado de fundo branco. Isto é muuuito útil.

Comecei então pelo sagitário. O primeiro objecto foi o M22. Com a ocular de 20mm, a 62x, lá estava ele. Grande e brilhante, sob um fundo ainda um pouco acinzentado da poluição luminosa de Albufeira e arredores no horizonte sul.
Ao passar para a ocular de 9mm a 138x, ficou o céu completamente negro. Visão espectacular. Lá estava o enxame, como diamantes em veludo negro. As estrelas periféricas formavam algumas estruturas bastante interessantes.
Então, virei a atenção para dois globulares minúsculos perto do m22, o NGC 6642 e o Ngc 6638. Ambos pequenos e ténues, sem quaisquer estrelas resolvidas. Perto deste último, passei então para o M28. Já maior e mais brilhante.
Por mero acaso, ao analisar o atlas, verifiquei que não muito longe desta área, estava um globular pertencente ao catálogo de enxames globulares Palomar, sendo este normalmente reservado a aberturas bem maiores do que a minha. Pensei que não tinha hipotese, mas iria tentar. Após um star hoping algo longo, lá cheguei à área onde deveria estar. Assim que coloquei o olho na ocular de 20mm, para minha surpresa, lá estava ele. Ténue mas perfeitamente visível, com visão lateral, de magnitude 11. Era algo disperso, sem um núcleo evidente. Esta foi a minha grande conquista da noite. Mostrei ao amigo Nelson e comentámos que não deve existir muita gente neste mundo já tendo visto este objecto. Senti-me privilegiado.
Enquanto isto, lá andava o amigo Nelson ao soco com o go-to que era teimoso que nem uma mula e ignorava sinais stop. Enfim, tudo se há-de resolver.  ;-)

Após mais alguns pequenos globulares na área, passei para as nebulosas do costume. M8 e M20, tendo esta última, a 138x e o filtro UHC, as bandas que a dividem perfeitamente visíveis.
Indo em direcção à àguia, passei pela M17, que a 138x e com o filtro UHC, verificava-se que além da forma fazendo lembrar um cisne visto de lado, estava também bem visível do lado direito da mesma, o que parecia um anel de fumo visto de lado. Comentámos então que parecia que o cisne estava a c* fogo. (Vocês percebem  8) )
Passei então para a M16, com uma forma mais recortada do que o habitual.

Apontei então para Altair e comecei a fazer starhoping a partir daí. Primeiro para a nebulosa escura b142/b143, verificando-se claramente zonas escuras e sem estrelas, no meio de um campo estelar muito denso.
Passei então para as nebulosas planetárias NGC 6804, de magnitude 12.2 e para a NGC 6781 de mag 11, sendo a última maior e ligeiramente mais brilhante.
Passei então para vários enxames globulares, nomeadamente Ngc´s 6760, 6934, 7006 e por fim o brilhante M15.
Por fim, por acaso, vi que o Pal 11 estava na área. Se consegui o Pal 8 de mag 11, pensei que este, de mag10, seria mais fácil. Fiz star hoping até à área certa, entre dois triângulos de estrelas, mas não consegui ver nada, por muito que insistisse. Isto mostra como isto das magnitudes é ingrato. Enfim. Paciencia. Também, foi o único objecto da noite que insistiu em não sair do covil.  :-D

Após isto, com o vento frio a subir de intensidade e a humidade a cair e nuvens a passear pela via láctea (lol) decidimos que era altura de arrumar.
Ainda tive tempo de pedir os binóculos emprestados ao Nélson e percorri vários objectos na via láctea e também a M31 e M33. Saímos de lá eram 1:30. Mais cedo que que o costume, mas pronto. O cansaço instalava-se. Fica pra próxima.

6
Genéricas / Observação perto de Santana da Serra: 08-05-07
« em: Maio 09, 2007, 06:27:45 pm »
Ontem, eu e o meu amigo Paulo do GOAAA, deslocámo-nos até a um local de observação perto de Santana da Serra, perto da fronteira do Algarve com o Alentejo. Chegámos ao local de observação indo pelo IC1 e saíndo em Santana da Serra. Após isso, apanhámos uma estrada secundária até chegarmos ao local de observação.
Chegando ao terreno, que é uma área ampla de erva baixa perto da Barragem de Santa Clara, vimos um fio ao longo do caminho preso com estacas.... Hmmmm disse eu. Que raio é isto. Olhando pra esquerda, reparei que estava rodeado por vacas  :shock:  
Ok... Isto não estava cá na última vez, disse eu pro Paulo. De qualquer modo, mais à frente estava uma caravana, já perto da água, pois aquele é um sitio bastante frequentado por turistas.
Chegámos estava já a anoitecer. Com as vacas a nos vigiarem montámos os dobs de 8´e 10´.
As rãs no local eram aos milhares, fazendo uma barulheira descabida a noite toda.
Após um pequeno toque na colimação, comecei a observar o prato da noite: galáxias. Praticamente passei a noite toda no leão e na virgem. Há mesmo muita coisa pra ver  :D
De qualquer modo, nota-se logo que o sítio tem bastante potencial. O brilho de vénus incomodava bastante e perto da ursa menor, via-se no limite uma estrela de magnitude 6.0, apesar de estar ainda a uns 60 graus de altura.
O primeiro objecto da noite foi a ngc 2903, perto da "cabeça do leão". Esta é uma espiral com barra, que apresentava estrutura aparente bastante visível.
Passei depois para outras áreas do leão tendo visto vários aglomerados, incluindo o tripleto M56, M66, Ngc 3628.
Após isso, passei para a zona entre e leão e virgem e aí é que me perdi. Ainda consegui identificar a M88, mas as galaxias eram tantas, que enchiam o campo da Nag31mm. Por vezes eram 7 no mesmo campo.
Passei depois pela M104 e pela nebulosa planetária ghost of jupiter. Ngc 3242. Esta por acaso nunca tinha observado. Era bastante brilhante, circular e com uma cor de azul intenso.
Voltando-me pra zona da ursa maior, vi entre outras a M51, com os braços espirais bastante mais destacados do que é costume.
No ofuíco, observei a ngc 6118, mas fiquei um pouco desiludido. Esta é bastante complicada, mas no ano passado tinha-a observado bastante melhor que desta vez. Mesmo assim, no limite da detecção, lá estava ela, relativamente grande e bastante alongada.
Ainda passei pelo M13, que parecia 3d, com a sua galaxia vizinha bastante bem visível. Indo para os lados do cisne, passei  pela M27 na raposa e M71 na seta.
Aí, por volta da 1:30 da manhã, vi um carro a aproximar-se com os máximos ligados.... que bom... Era o dono das vacas. Dissemos que estavamos ali a ver as estrelas e não houve problema, apesar de não ter percebido bem o que ele disse. enfim.... Fiquei é com a visão nocturna arruinada para o resto da noite.
O ultimo objecto da noite foi júpiter, que apesar de ainda estar baixo, apresentava já bastante detalhe nas bandas.
Estava na hora de começar a arrumar, com o brilho da lua já a iluminar o céu. Ainda ficámos um bom bocado na conversa e fomos embora eram já 4:00 da manhã.

7
Discussão Geral / Site com diversos tutoriais
« em: Janeiro 16, 2007, 12:32:18 pm »
Não sei se ja conhecem, mas encontrei este site com diversos tutoriais em imagens tais como escolher o primeiro telescópio, colimação de telescopios, limpeza de espelhos, tecnicas de observação, uso de filtros, reviews de equipamento diverso, etc
Achei a abordagem feita aos diversos temas bastante interessante, pois é simples e ao mesmo tempo bastante informativa.
http://www.andysshotglass.com/articles.html

Páginas: [1]