Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Tópicos - Miguel G

Páginas: [1]
1
Diversos / Material para astrofotografia
« em: Dezembro 10, 2006, 12:03:16 pm »
Boas pessoal  :D . Tenho andando um pouco ausente do forum e espero participar mais agora nas ferias de natal, mas tenho uma duvida que gostava que me tirassem. Eu tenho um telescópio reflector 114mm da skywatcher e costumo fazer fotografia afocal com uma máquina digital normal, mas agora estava a pensar em adquirir equipamento específico para astrofotgrafia. Aqui no site da galactica ja vi uma webcam da philips bastante em conta e inclino-me a comprá-la...
1 - Acham que vale a pena?
2 -  De que acessórios preciso?

Obrigado  :)

2
Discussão Geral / Nascimento do Sistema Solar
« em: Setembro 03, 2006, 11:44:05 pm »
Boas. Há uma coisa que me anda a initrigar: sempre aprendi que o sol tinha nascido de uma nebulosa (que começou a girar, etc, etc) mas recentemente num documentário vi uma explicação segundo a qual o sol poderá ter feito parte de um enxame aberto, que depois se separou...ora, isto a mim faz me um bocado de confusão. O Sol nasceu sozinho a partir de uma nebulosa, ou nasceu numa região onde outras estrelas também nasceram? :roll:

3
Discussão Geral / Novo blog
« em: Setembro 01, 2006, 11:29:30 pm »
Boas pessoal. Só para avisar que abri hoje o meu blog pessoal sobre astronomia: http://pontoazulclaro.blogspot.com onde postarei notícias, imagens, fotos tiradas por mim e opiniões sobre vários assuntos relacionados com este tema. Espero que passem por lá de vez em quando e façam uns comentários construtivos! :)  :P  Cumprimentos.

4
Fotografia e Imagem / Ajudem-me!!
« em: Setembro 01, 2006, 04:11:28 pm »
Sou o mais iniciado que se possa pensar em matéria de Astrofotografia, mas gostaria d participar mais e de fazer mais fotografias, mas não sei por onde começar...Já fiz algumas "pseudo-fotos" afocalmente à Lua e a Júpiter, mas de resto tudo o que me sai é um campo preto  :? .
Já ouvi falar de webcams e de CCDs mas não percebo bem como funcionam e se funcionam no meu telescópiozito...(SkyWatcher 114mm, distância focal 900mm, montagem EQ-2, focador 1.25'') :cry: Acham que mesmo no meu telescópio consigo fazer boas fotografias planetárias e à Lua, ou até mesmo algumas aos objectos DS mais brilhantes? Que recomendam para me iniciar nesta área? Help me! :(

5
Discussão Geral / O que será?
« em: Agosto 02, 2006, 11:16:48 pm »
Pessoal não quero se controverso nem quero ser catalogado de pseudo-cientista ou alarmista ou o caraças, mas hoje (à bocado), estava eu numa sessão de reconhecimento de constelações (pa facilitar mais o trabalho com o telescópio), quando subitamente vi um ponto de luz com magnitude de 1 (aproximadamente)...que estava na direcção do Escorpião...Acharia normal se ele estivesse parado, mas a verdade é que o objecto se estava a mover rapidamente (tão rapidamente que atravessou o céu até à Cassiopeia em 20 segundos, altura em que piscou e tomou a direcção sudoeste, à mesma velocidade) e lhe perdi o rasto. O objecto a que me refiro tinha um diâmetro aparente equivalente a uma estrela (nem repararia nele se estivesse quieto), não apresentava luzes vermelhas nem flashes (característicos dos aviões) e não produziu ruído algum....quando piscou, a sua luz ficou subitamente mais forte durante cerca de meio segundo. O que poderá ser? A resposta mais lógica é ser um avião, mas como ja disse n fez barulho nem possuía luzes sem ser a "branca"...Um satélite? Movia-se a uma velocidade superior a estes...
Dêem me as vossas opiniões e digam me se já viram algo semelhante...
PS - n sou dos idiotas que pensam k tamos a ser espiados por aliens, que tao a abduzir pessoas, a tirar-lhes ADN, a raptá-las e a abusar delas. :?

6
Secção Solar / Sol - Características
« em: Julho 14, 2006, 06:59:57 pm »
Boas.
À semelhança da secção planetária, resolvi fazer uma pequena apresentação do tema do Sol :D

O Sol é uma estrela de grandeza média, relativamente ao conjunto da Via Láctea. Em torno dela gravitam a Terra e os outros planetas e astros do nosso sistema solar. A sua massa é 333 000 vezes a da Terra e o seu volume 1 400 000 vezes maior do que o nosso planeta. A distância do nosso planeta ao Sol é de cerca de 150 milhões de quilómetros (ou 1 Unidade Astronômica - U.A. -, aproximadamente), demorando a sua luz, para chegar até nós, pouco mais de oito minutos.

O Sol apresenta uma estrutura granulosa e o seu brilho é não uniforme, sendo o bordo menos brilhante que a parte central do disco solar. As camadas exteriores do Sol dividem-se em: fotosfera, a mais profunda, com cerca de 300 km de espessura e uma temperatura mínima de 6000°C; a cromosfera, que tem cerca de 8 000 km de espessura, de onde emergem enormes jactos luminosos, as protuberâncias, que chegam a atingir 800 000 km; e a coroa com a altura de 1 milhão de quilómetros e temperatura de 1 milhão de graus Celsius; a temperatura interna solar atinge 20 milhões de graus Celsius.

Presume-se que o Sol tenha 5 mil milhões de anos de idade e, pela sequência principal do diagrama de Hertzsprung-Russel, pode ser considerado uma estrela anã. O seu império - o Sistema Solar - compreende 8 planetas conhecidos (excluindo Plutão), 50 000 asteróides, 138 satélites e um grande número de cometas.

Curiosidades acerca do Sol:
Diâmetro: 1 390 000 km;
Superfície: 1 940 000 km²;
Volume: 2 700 milhões de km³;
Massa: 2 × 10^27 t;
Velocidade em relação ao centro da via Láctea: 216 km/s; em relação às estrelas mais próximas: 19 km/s.

Futuro do Sol:
O Sol perde a cada dia 360 mil milhões de toneladas transformadas em energia. A sua atracção vai, por isso, enfraquecendo e daí que a Terra se afasta do Sol 1 m por ano.

O Ciclo Solar tem muitos efeitos importantes, que influenciam nosso Planeta. Estudos de Heliosismologia executados a partir de sondas espaciais, permitiram observar certas "vibrações solares", cuja frequência aumenta com o aumento da actividade solar, acompanhando o ciclo de onze anos de erupções, a cada vinte e dois anos existe a manifestação do chamado hemisfério dominador, além da movimentação das estruturas magnéticas em direção aos polos, que resultam em dois ciclos de dezoito anos com incremento da atividade geomagnética da Terra e da oscilação da temperatura do plasma ionosférico na estratosfera de nosso planeta.

Foram observadas emissões eletromagnéticas em forma de anéis de diversos tamanhos com temperaturas na ordem de dois milhões de graus Kelvin, além de emissão de massa coronal a cada vinte e quatro horas aproximadamente.

7
A questão é polémica e, por vezes, tratada de maneira inadequada. Contudo, ao questionar-mo-nos sobre as nossas origens e a origem do cosmos, uma pergunta surge sempre: seremos os únicos seres no Universo? Existirão outras civilizações cósmicas? Dêem as vossas opiniões e expliquem os pontos de vista. :)

Páginas: [1]