Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - AJC

Páginas: [1] 2 3 ... 10
1
Galactica Caffe / Re: Apresentações dos Utilizadores (AQUI)
« em: Julho 19, 2017, 04:20:06 pm »
Olá a todos, depois de algum tempo desconectado, estou passeando aqui de novo, no fórum galáctica. Vamos ver como andam as coisas. Das diferenças do idioma, kkkk. De algumas expressões que vocês escrevem e que eu não entendo!  Kkkk. E que vocês não se assustem com minhas opiniões, quase sempre muito polêmicas. E isso não muda mesmo, kkkk!

2
A Loja Galáctica / Re: Empresa ENCERRADA
« em: Setembro 14, 2014, 10:57:03 pm »
Apesar de não morar na Europa reconheço a importância dos serviços prestados pela loja Galáctica. Era sempre uma fonte de pesquisa quando se pensava em algum equipamento de procedência europeia.
Diferenças entre taxas cobradas em diferentes países acabam por ter reflexos negativos aonde quer que seja. Aqui no Brasil, com taxas muito altas, ficamos por vezes, sem escolha. Faltam acessórios, binóculos, oculares mais específicas e por aí vai.
Ficam aqui meus votos de sucesso aonde quer que você atue, que seja próspero, que seja bacana.
Saúde e paz,

3
Montagens / Re: VLT sem EQ: a opção foi pela montagem Azimutal
« em: Agosto 06, 2012, 05:20:00 pm »
Olá AJC!

Mas essa tecnologia já está disponível à muito tempo para nós, amadores. A Meade por exemplo, tem um "field derotator" (#1120) que se encaixa na traseira de um Schmidt-Cassegrain em modo azimutal e que permite as longas exposições sem problemas de rotação. Penso que para nós, amadores, com instrumentos até 14 ou 16", ainda se continua a apostar numa montagem equatorial talvez pela sua simplicidade de funcionamento.

Olá astroLupa, não conhecia essa tecnologia. é uma exclusividade da Meade ou outros fabricantes também o fazem?


4
Binóculos / Alguns Binóculos para Astronomia
« em: Agosto 06, 2012, 05:01:08 pm »
Prezados (as), segue abaixo dois links atualizando algumas informações sobre a escolha de binóculos:

http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php?pagina=1980341901

http://www.vaztolentino.com.br/secao/45-Reviews-de-Equipamentos

Espero que ajude em algo,

5
Montagens / Re: VLT sem EQ: a opção foi pela montagem Azimutal
« em: Maio 10, 2012, 05:01:21 pm »
Quando os telescópios cresceram, também a montagem equatorial teria que crescer, mas imaginem o que é ter uma estrutura de 100 toneladas, com um contrapeso de mais ou menos outras 100 toneladas!... impraticável! Com o advento da computorização, um simples PC pode controlar com precisão uma montagem azimutal que pode suportar grande peso. Fica só o problema da rotação de campo, mas essa também pode ser facilmente compensada com os instrumentos ligados a um sistema de rotação "field derotator" que roda os instrumentos com precisão. :)

Isso mesmo, Astrolupa,
...mas não só por serem grandes demais (100 toneladas) como você citou, pois os 4 telescópios menores, de 1,8m, que fazem parte do grupo do VLT, também usam montagem AZ. Com o advento do Goto e da "rotação de campo"  as montagens AZ ganharam o privilégio do acompanhamento que antes só eram possíveis em EQ. Não vai demorar muito e, nós, amadores, pequenos, teremos acesso à essa tecnologia também.


6
Montagens / Re: GSO AZT mount, a minha review
« em: Maio 07, 2012, 04:44:06 pm »
Olá CSCunha, também faço a opção pelas montagens azimutais. Aqui no Brasil temos duas opções:
1 - AZ4 para grandões como o seu 5 pol F10;

2 - AZ3 para os pequenos (meus favoritos) 102mm F/5 ou 80mm ED F/7.5;
http://www.astroshop.com.br/produto.asp?CodProd=AZ3;

Existe uma terceira montagem que não tem aqui no Brasil mas tem na loja da Galáctica que é a VIxen Porta, imbatível para os pequenos (até 102mm) F/5;

7
Montagens / VLT sem EQ: a opção foi pela montagem Azimutal
« em: Maio 07, 2012, 04:27:33 pm »
Achei interessante uma informação passada por um astrocolega de Santarém, Pará, onde se mostra que a montagem Azimutal é a montagem dos grandes telescópios de 8,2m do VLT, no Chile. A justificativa é simples: as azimutais são mais leves, ocupam menos espaço e custam menos. Confiram no link do VLT:

http://www.eso.org/public/teles-instr/vlt.html

E tiram fotos assim:
http://www.eso.org/public/images/archive/search/?adv=&facility=31

8
Discussão Geral / Astronomia e Música
« em: Maio 07, 2012, 04:10:05 pm »
Prezados (as),
...este é meu mais novo portal e que mistura meus dois mundos: as melodias e as estrelas, confiram em:

http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php?pagina=1980008586

Abração a todos,

9
Notícias / Re: Hoje dia 19 SuperLua
« em: Maio 07, 2012, 04:04:37 pm »
Tivemos outra Super Lua neste final de semana, dia 5/6 de maio. Como faço para postar a foto que tirei dela?

10
Notícias / Re: Novo Site e Observatório Astronômico
« em: Maio 07, 2012, 03:31:54 pm »
Astrogalácticos,
...desde dezembro de 2010, estamos agora passando da marca de 60.000 visitas em menos de 18 meses, uma marca impensável para amadores e totalmente escrito em língua portuguesa.

Atingimos a marca de 10 LPODs com nossas fotos lunares e até uma cratera (C. Mayer D) com uma mapa do Brasil na Lua, vejam:

http://www.vaztolentino.com.br/page_sections/26

E o país que mais visita o nosso site é Portugal. Fica aqui o nosso muito obrigado por essa receptividade.
Continuem acompanhando, em breve o site estará de cara nova e vem muio mais por aí.

Abraços a todos,

11
Galactica Caffe / Re: Astronomia de Luto
« em: Dezembro 02, 2011, 03:33:24 am »

Imagino que por aqui também aqueles que se árvorem donos da verdade, que sejam arrogantes, que ataquem membros do fórum só porque não participam de grupos de astronomia ou façam curvas de varíaveis, ou quiçá, que pratiquem spam no forum com o intuito de apenas divulgar seus videos sejam banidos também...

Mas, se os colegas considerarem em contrário, abandonem seus equipamentos e adquiram o mais rápido possível um refrator clone de 50 ou 60 mm, destes chineses vendidos por aí, e dediquem-se a elaborar curvas de estrelas varíaveis.

E esqueçam também que apenas discutir em um fórum é uma forma de divulgação da astronomia, pelo menos para aqueles que o considerem como tal e saibam defender seus pontos de vista sem agredir os dos colegas.

Por fim, apenas como um adendo ao AJC, eu não irei ao ENAST por motivos pessoais. Mas EU sei de outros participantes que irão. Fazer o que?

Abraços.

Caros astroamigos do Galáctica,
...por tão ásperas palavras proferidas pelo Sr. Vitor AD, moderador do fórum que exterminou o moribundo AJC, podeis perceber o quanto de hostilidade e ódio a minha opinião pelas pequenas aberturas causou. E como pode uma opinião causar o ódio?

Mais um vez parabenizo o presente fórum por assimilar divergências e respeitar as pessoas. Vocês não tem idéia do quanto admiro vocês. Nestes tantos anos como forista, o polemico AJC nunca se defrontou com a intolerância, aqui no Galáctica. Comemorem isso pois reflete a vossa virtude.

Com relação ao ENAST 2011, em São Paulo, até onde pude saber, nenhum dos moderadores do Cosmoforum, que foram cúmplices do covarde fim do AJC, estiveram presente. E mais uma vez venho a parabenizar os foristas do Galáctica que se encontram no mundo real (GOAAA), se confraternizam em astrofestas e fazem da Astronomia um ponto de encontro apesar de se permitirem dirvergências de opiniões.

Um parabens todo especial para o FIL que transborda conhecimento e amizade. No meu dicionário, MODERADOR é aquele que atenua, que contem nos limites justos, que tem prudência, que é ameno. E o moderador do Galáctica é SENSACIONAL. É alguém que nos inspira a continuar, a prosseguir. É a tolerância necessária, a direção certa, o caminho a ser seguido.

Parabenizo o administrador, João Clérigo, que com seu talento de imparcialidade, mantém a todos unidos, em harmonia. Mas eu não estou na Europa. Estou num país de cultura subdesenvolvida onde a barbárie assola o conhecimento e a amizade.

Perdoem por este desabafo, é um momento de luto, de perda e de tristezas. Espero que isto jamais ocorra aqui no Galáctica. É como algo arrancado, amputado. Confesso que depois de mais de 30 anos na prática e divulgação da astronomia, fui pego de surpresa. Não esperava tamanha hostilidade onde sempre busquei o diálogo. Não sabia ter o poder de despertar o ódio apenas por exprimir opiniões divergentes e críticas.

2011 foi um ano lindo para a minha astronomia: participei do primeiro EREA da minha cidade, do ENAST na maior cidade do Brasil e da FETAGE, feira de tecnologia. Observei cometas, eclipses lunares e jovianos, ocultações, atingi a gloriosa marca de 1.000 observações de estrelas variáveis me juntando a um seleto grupo de apenas 11 brasileiros e conheci, pessoalmente, pessoas maravilhosas como Alexandre Amorim, João Batista Canalle, Tasso Napoleão, Nelso Travnik e Oscar Matsuura. Mas ficou a marca triste do Cosmoforum. Um dia isso tudo passará e tenho comigo que o tempo vai soterrar esse vexame na minha trajetória na Astronomia.

Lembro-me de quando entrei no Cosmoforum, em 2006, o Sr. Vitor AD indicava a minha página sobre observações em 60mm na cidade de Belo Horizonte. Aquele que era meu amigo se tornou meu inimigo. Valeu à pena? Fica o questionamento se é válido participar de um fórum aonde não podemos divergir nem criticar, aonde não podemos ser nós mesmos. Se eu pudesse voltar no tempo não teria me inscrito naquele fórum em 08/09/2006. Sim, foi um erro. A minha inscrição no Cosmoforum foi um erro do qual muito me arrependo.

Que meus amigos de além mar releiam essas palavras a cada divergência e se motivem à tolerância, ao bom senso e à amizade, razão de tudo.

Todas as mensagens de AJC foram apagadas do Cosmoforum, todos os tópicos criados pelo AJC foram deletados assim como tudo que todos os outros foristas escreveram em resposta às mensagens, foram eliminados. Um prejuízo material e imaterial muito grande. Quantas horas debruçado ao computador escrevendo, escrevendo, escrevendo e depois de 5 anos tudo fora eliminado, sem aviso, sem chance, apenas pelo prazer da covardia. Imaginem, dezenas e dezenas de horas, talvez até centenas de horas de trabalho do AJC e dos outros foristas: tudo fora perdido. Me faz lembrar a santa inquisição na idade média que queimava os livros de ciência em fogueiras. Me faz refletir na destruição da grande biblioteca de Alexandria pela barbárie enfurecida e rancorosa. Não há disfarce para tanta decepção e por isso tudo minha astronomia está de luto.

Peço incontáveis desculpas por esse meu melancólico momento de fraqueza e solidão e se os perturbo com um texto chato como esse, peço generosa compreensão pois vocês são meu ombro astronômico nessa hora, onde busco algum apoio, algum colo.

Que a amizade supere a intolerância, que o diálogo sobreviva ao ódio e que o desenvolver-se na ciência seja motivo de progresso a cada um dos foristas do Galáctica e a cada um dos habitantes do planeta Terra, sempre.

Mais que carinhosamente,

12
Galactica Caffe / Astronomia de Luto
« em: Novembro 08, 2011, 09:04:16 pm »
Hoje, 08 de novembro de 2011, o AJC, foi banido do CosmoForum no Brasil. Mataram, esquartejaram...de forma truculenta e grosseira. Pura covardia. Espero, caros amigos portugueses, que isto jamais ocorra aqui no Galactica. Que divergencias possam convergir para o conhecimento.

Espero que, do outro lado do oceano atlantico, essa barbarie não aconteça. Discussões e debates devem sempre fazer parte dos encontros sobre ciência.

400 anos depois da inquisição ter perseguido Galileu temos a nova inquisição à brasileira. São os novos inquisidores na semana em que acontece o ENAST, o maior encontro de astronomia amadora do Brasil.

Mas para o desespero deles AJC ressuscitará no segundo dia...mais forte, mais polemico.
Estamos apenas começando.

13
Discussão Geral / Re: Caracterização dos astrónomos amadores no Brasil
« em: Novembro 08, 2011, 08:50:51 pm »
Pois é Vitor,
...o Parsec me pediu para mostrar as pessoas o que se faz com pequenas aberturas, assim o fiz. E fui banido do CosmoForum. Isso mostra a fraqueza da astronomia amadora brasileira. Quanta insegurança. Será que atrapalhei tanto assim a venda de telescopios grandes do Dario Pires e do Leandro ao defender as pequenas aberturas?
Essa semana teremos o ENAST, maior encontro sobre astronomia amadora do Brasil e ninguem do forum que fui banido vai estar lá.
Lamentável,

14
Discussão Geral / A importância dos pequenos
« em: Novembro 01, 2011, 02:55:34 am »
Prezados,
...em se tratando de observação visual aparecem muitas diferenças na prática astronômica entre observadores do hemisfério Sul e Norte, principalmente entre Europa e Brasil pelo fato de um país tropical estar muito mais perto do equador do que um país europeu com latitudes de 40 a 55 graus. Na região mais populosa do Brasil estamos entre latitudes 15 a 25 graus (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília). Isso torna desafiador a utilização de montagens equatoriais pois qualquer obstrução esconde o pólo Sul. E além disso não temos a estrela polar que aponta, a vista desarmada, a direção do pólo. Então os refletores tendem a ser do tipo dobsoniano e os refratores em montagem azimutal, ou seja, nada de acompanhamento em montagem EQ.
Na Europa o frio intenso entre novembro e fevereiro afasta observadores e no verão a eclíptica fica muito baixa prejudicando o acompanhamento da Lua e planetas enquanto que no Brasil temos noites de clima ameno ao longo do ano, sem neve, e eclíptica alta o ano todo. Isso torna observadores europeus e brasileiros bem diferentes e influencia a escolha de equipamentos. Lendo atentamente o que vocês escrevem aqui no Fórum eu percebi isso.
Estando no Brasil, produzi uma série de vídeos (5 partes) num total de 42 minutos, descrevendo a importância da utilização de pequenas aberturas na prática astronômica e talvez algum europeu se identifique com os aspectos que descrevi. Mas reconheço que é uma visão bem regionalizada, de quem está no Sul, próximo ao equador. Confiram.

http://www.vaztolentino.com.br/noticias/67

15
Discussão Geral / Re: Marte parece uma estrelinha no dob. 254 mm!
« em: Novembro 01, 2011, 02:47:56 am »
Olá Couto, para observadores no hemisfério Sul, Marte em 2010 não estava tão alto como gostariámos. No ano que vem, no final de Março, estará bem melhor. Atualmente temos Júpiter. Consegue boa imagem do gigante gasoso?

Páginas: [1] 2 3 ... 10