Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - AJC

Páginas: 1 [2] 3 4 ... 10
16
Notícias / Re: Novo Site e Observatório Astronômico
« em: Outubro 10, 2011, 02:57:50 am »
Astrocolegas do além mar,
Leiam o céu do mês de outubro...caprichei bastante.
Espero que gostem.

http://www.vaztolentino.com.br/page_sections/1

17
Notícias / Novo Site e Observatório Astronômico
« em: Dezembro 04, 2010, 07:46:39 am »
Belo Horizonte, 4 de dezembro de 2010.

Prezados amantes da Astronomia !

Estamos realizando este contato para divulgar o mais novo site sobre Astronomia Amadora do Brasil. Trata-se de um espaço dedicado à prática observacional da Astronomia, priorizando a Astrofotografia Lunar e Planetária. Com um texto simples e didático, pretendemos atender alunos, professores e demais interessados, na complementação de seus conhecimentos no campo da Astronomia.
Comunicamos também, a inauguração de mais um local para observação, estudo e pesquisa do céu. Trata-se do Vaz Tolentino Observatório Lunar, sediado em Belo Horizonte / MG.
Contamos com sua visita e sugestões, através do site:

http://www.vaztolentino.com.br

Subscrevemo-nos,
Atenciosamente,

João Marcos Almeida Pinto e Ricardo José Vaz Tolentino
Astrônomos Amadores / Responsáveis Técnicos.

18
Dúvidas na Compra / Re: Um telescópio até 300€
« em: Novembro 24, 2010, 05:07:10 pm »
A minha sugestão é um refrator de 80mm f/5 ou f/7em montagem azimutal com movimentos lentos que pode ser uma Vixen ou AZ3. Acho meio complicado iniciar em astronomia observacional direto com um dob de 200mm. Para calibrar a buscadora em um dob fica difícil usar alvos terrestres. Ao apontar para o céu em 48X a terra gira e deve-se ajustar a todo tempo o tubo e ao mesmo tempo ajustar a buscadora. Pra quem está iniciando é algo desafiador. E pode ser frustrante. Ele não disse muita coisa mas parece que não sabe nada sobre constelações ou softwares astronômicos. E não conhece alguém para orientá-lo pessoalmente. E ainda tem a tal da colimação. Desejo ao candidato ao DOB 8 boa sorte e bons apontamentos.

19
Dúvidas na Compra / Re: Um telescópio até 300€
« em: Novembro 24, 2010, 05:51:43 am »
Citação de: "Sombrero"
Ora é esse mesmo que vou comprar :D

Outra questão: que "extras" devo comprar para conseguir tirar ainda melhor partido do equipamento?

Só lembrando que um dob de 8" é bem pesado... e grande. Se for F/6 terá um foco de 1200mm ou seja, mesmo com uma ocular plossl de 20mm o aumento não cai pra menos de 60X e o campo fica menor que 1 grau tornando os apontamentos bem complexos.
Vai ter que ter excelente conhecimento dos softwares astronomicos e uma buscadora super bem alinhada.
Boa sorte.

20
Dúvidas na Compra / Re: Celestron vs Orion
« em: Novembro 24, 2010, 05:39:11 am »
Astrocolegas,
...vou dar minha opinião nesta estória: pra quem nunca teve telescópio e quer começar pela ASTROFOTOGRAFIA (AF) acho que é precipitado. A pessoa deve aprender astronomia observacional primeiro em uma montagem azimutal que é muito mais intuitiva e fácil de usar e com um telescópio de pequeno porte facilitando o manuseio. Conhecer bem os objetos de céu profundo, constelações e software de astronomia. Das 88 constelações deve-se conhecer bem, pelo menos 15, sem precisar de mapas. Só depois de 150 horas de observação, apontamentos, bom conhecimento do próprio equipamento, alinhamento de buscadora  e sabendo exatamente que tipo de objeto poderia ser fotografado é que se deveria investir num equipamento para AF. Mesmo porque AF para Lua é totalmente diferente de AF para céu profundo.

21
Discussão Geral / Re: Aquisição de um telescópio
« em: Novembro 24, 2010, 05:05:50 am »
Me parece uma montagem EQ. O seu ETX 70 é qual montagem?

22
Discussão Geral / Re: 1º Telescopio
« em: Novembro 24, 2010, 04:41:06 am »
Citação de: "killerkill"
O difícil é que se for comprado em um website internacional com endereço de entrega para o Brasil a alfândega mete imposto ate o ultimo espelho interno do telescópio. =/
Mais eu tenho quase certeza que mesmo assim, sai mais barato você pedir em um website estrangeiro pois jamais a alfândega cobrará 1.050,00 reais de imposto. Só não sei se o frete de outro país até aqui sai muito caro. Mas acho que de qualquer maneira sai mais barato comprar diretamente de fora.

Olá Killer,
...aqui no Brasil costumo fazer a seguinte conta: para equipamentos grandes (tubos e montagens) multiplica-se o valor em dólar por 6X: exemplo, se custa 220 dólares então, 6 X 220 = 1.320 reais. Para partes menores (oculares, buscadoras) multiplica-se por 3X.
Coisas do Brasil

23
Discussão Geral / Re: ASTROMASTER 114EQ CALIBRAÇAO
« em: Novembro 24, 2010, 04:07:57 am »
Olá Fil,
...então se quiser observar abaixo da estrela polar teria de colocar o eixo AR paralelo ao chão? Para observação visual, ou seja, para quem não intenciona astrofotografia, tem alguma vantagem na EQ em relação à azimutal?

24
Discussão Geral / MONTAGEM EQ
« em: Novembro 18, 2010, 09:14:20 pm »
A MONTAGEM EQUATORIAL TEM ALGUM PONTO CEGO? PODE-SE OBSERVAR ABAIXO  DA POLAR SEM RESTRIÇÃO DE MOVIMENTO?

25
Galactica Caffe / AJC NO YOUTUBE
« em: Julho 18, 2010, 01:50:39 pm »
Turma do GALÁCTICA!!!
Agora estou no YOUTUBE.
Confiram!!!

http://www.youtube.com/watch?v=tnQu0fTofI0

Divirtam-se!!!

26
Concursos / Re: A melhor foto : Maio 2010 - Votações
« em: Junho 04, 2010, 02:17:25 am »
Vamos esquentar isso aqui...uma foto dos Montes Jura com a cratera Plato
Foto tirada com um ORION 120 APO, Barlow 2X e camera Orion com um só frame e editada com o PHOTOIMPRESSOR 4 SOFTWARE.

27
Concursos / Re: A melhor foto : Janeiro 2010 - Submissões
« em: Abril 23, 2010, 04:47:50 am »
Citação de: "rapidix"

Para o Ajc...
Ficou um excelente registo lunar dos vales e das crateras! As sombras tornaram a foto quase tridimensional :-D   Parabéns pelo registo, já que com apenas um "snap" ficou com um excelente detalhe...

Cumprimentos

Pois é Rapidix...essa foto foi premiada como a LPOD do dia 21 de abril... doido demais...eu e o Ricardo varamos a noite em 172 fotos...olhei uma por uma...e essa foto me chamou a atenção...eu nunca tinha visto aqueles detalhes que só aparecem em foto. Usamos um 120 APO e um Dob 12" com e sem barlow. Essa foto foi tirada as 4 e 26 da manhã depois de 8 horas acompanhando a lua. Perdemos uma noite de sono, perdemos o concurso aqui...mas ganhamos o LPOD. HEHEHE!!!

http://lpod.wikispaces.com/April+21,+2010

28
Astrofotografia: Digital / Re: 47 Tucanae acabado de fotografar
« em: Abril 18, 2010, 03:41:52 am »
Citação de: "paulobao"
Olá,

cá vai mais uma experiência australiana. É pena não ter um campo maior e não dispor dos filtros RGB nesta câmara.
Abc,

paulobao

Ahhh... então você esteve aqui no sul, ne? O céu aqui é sublime!!! viu o omega centaurus? a Crux? A Carina? As duas nuvens de magalhães? No ano passado um canadense, amigo do meu irmão, esteve por aqui..o cara quase endoidou... acho que ele nunca tinha visto tanta estrela!!!

29
Astrofotografia: Digital / Re: ALINHAMENTO EM ASTROFOTOGRAFIA
« em: Abril 18, 2010, 02:38:07 am »
nunoagameiro ESCREVEU:
Também não estou muito à vontade, mas se não me engano o problema do "Erro de cone" só se põe num sistema com GO-TO, e com sistemas de alinhamento com menos de 3 estrelas. Mas, não estou certo.

Olá NUNO,
...depois e apenas 5 minutos a imagem se desloca pra cima e esquerda, ligeiramente. Se tentarmos alguma foto a imagem vai ficar meio borrada na diagonal. Não sabíamos que era assim. Pensávamos que os aneis de fixação já viessem acertados na altura e que apenas focalizando o polo na ocular tudo estaria resolvido...mas não é assim. E mesmo com a base nivelada por um nível de bolha que fica junto à montagem. A gente alinha com uma, duas ou tres estrelas e depois de alguns minutos, o alvo sai em diagonal, ligeiramente. Não fora resolvido ainda qual o tipo de camera será utilizada mas diante dessa impossibilidade de alinhamento o desânimo foi geral. Se a opção for por camera de filme o tempo de exposição deverá ser grande (30 minutos ou mais).

Como aqui no sul não temos uma estrela POLAR, as estrelas proximas ao polo sul são muito tenues para serem vistas por buscadora polar. Coisa complicada.

30
Astrofotografia: Digital / Re: ALINHAMENTO EM ASTROFOTOGRAFIA
« em: Abril 18, 2010, 02:17:02 am »
Citação de: "Fil"
Não estou muito habituado a esses nomes.. Mas vamos a ver se percebi.

Fil, na página 17 do manual da montagem é descrito esse tal erro de cone.

http://www.skywatchertelescope.net/swti ... class2=180
SYNSCAN HAND CONTROL VERSION 3.0 (742KB) [ DOWNLOAD ]

Eles dizem ser possivel corrigir isso ajustando o alinhamento dos aneis que fixam o telescopio e um outro ajuste que gira horizontalmente a base. O problema é que não dá pra saber, olhando pela ocular, qual eixo que está errado. Como a gente pode identificar aonde ajustar?

Páginas: 1 [2] 3 4 ... 10