Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Tópicos - Guilherme de Almeida

Páginas: 1 ... 3 4 [5]
61
RPF aka FAQ / Informação sobre a pupila de saída
« em: Novembro 23, 2006, 08:11:47 pm »
Informação sobre o significado de pupila de saída de um telescópio
Muitas vezes aparecem indicações confundindo o diâmetro da pupila de saída com o diâmetro da última das lentes da ocular (da que está mais perto do olho). Por vezes até se confunde pupila de saída com pupila ocular (ou pupila do olho).
Convém referir que a pupila de saída não é uma característica das  oculares. O campo real também não é uma característica das oculares.
No link
http://www.astrosurf.com/apaa/GA/A%20in ... lar_GA.pdf
esse conceito torna-se claro.

Está disponível uma outra informação sobre o diâmetro máximo da pupila do olho humano conforme a idade, em
http://www.astrosurf.com/apaa/GA/Idade%20e%20pupila.pdf

Guilherme de Almeida

62
ESTATÍSTICA --Equipamentos utilizados por astrónomos amadores portugueses.

Venho dar a conhecer um trabalho que fiz (com o Fernando Delgado) em 2003, sobre o equipamento que é utilizado pelos astrónomos amadores portugueses.
Quais os tipos de telescópios mais representados entre os astrónomos amaodres portugueses?
Quais as aberturas mais utilizadas? Quem usa o quê?

E quanto a binóculos? Quais os tipos mais utilizados?

Não deixem de ver.
Toda a informação no link
http://astrosurf.com/apaa/GA/Inquerito_teles.pdf .
OU EM
http://www.astrosurf.com/re/portuguese_ ... scopes.pdf

Espero que gostem
Guilherme de Almeida

63
Construir e montar telescópios (ATM) / Como colimar um colimador laser
« em: Novembro 20, 2006, 02:28:36 pm »
Colimar um colimador laser.

Colimar primorosamente um telescópio com um colimador laser, e depois vir a descobrir que a colimação estava boa e que o colimador (ele próprio) é que estava descolimado, é uma situação muito desagradável.

Mas esta situação pode ser evitada. No link seguinte, mostra-se como verificar se o colimador está bem colimado e também como proceder para colimá-lo (se for necessário).

http://www.astrosurf.com/apaa/GA/Colima ... imador.pdf

Bom trabalho
Guilherme de Almeida

64
Como contruir uma estrela artificial para colimar o seu telescópio ?

A construção de uma estrela artificial, com meios simples e custos muito reduzidos, pode ser vista no meu artigo seguinte:
http://www.astrosurf.com/apaa/EA.pdf

Com esta estrela, colimar um telescópio fica incomparavelmente mais fácil. O mesmo artigo refere também as vantagens do uso de uma estrela artificial em relação ao uso de uma estrela natural.

Boa construção.
Guilherme de Almeida

NOTA: esta construção e muitíssimas outras informações pormenorizadas (e descritas passo a passo) podem ver-se no meu livro "Telescópios". Nesta obra os interessados encontrarão, em 592 páginas, imensas informações sobre telescópios, montagens, oculares, fundamento óptico, dados técnicos, cálculos, colimação, "startest", alinhamento de montagens equatoriais, acessórios e muito, muito mais...
O livro em questão está disponível na Galáctica, http://www.gem51.com, Secção Livraria.
Vejam o Índice e Introdução completos em
http://www.astrosurf.com/re/indice_telescopios.pdf
http://www.astrosurf.com/re/introducao_telescopios.pdf

65
Fotografia e Imagem / Livros de astrofotografia
« em: Outubro 27, 2006, 08:19:14 pm »
Para quem quer entrar na Astrofotografia, o livro indicado é

"Fotografar o Céu"
Autor: Pedro Ré ( http://www.astrosurf.com/re/ )
Editora: Plátano Editora, 2002, Lisboa

Para  obter informação sobre esta obra podem consultar-se os links seguintes:

http://www.platanoeditora.pt/index.php?q=C/BOOKSSHOW/19

http://astrosurf.com/re/livro_caixa.pdf

http://astrosurf.com/re/index_ceu.html

Podem encontrar este livro nas livrarias, nas lojas de equiamento de astronomia e, evidentemente, na Galáctica http://www.gem51.com
(procurando em "Livraria")

Boas Astrofotografias
Guilherme de Almeida

66
Discussão Geral / Refractores acromáticos e apocromáticos
« em: Outubro 25, 2006, 04:29:26 pm »
Telescópios refractores acromáticos e apocromáticos

Será interessante traçar aqui algumas diferenças entre telescópios refractores acromáticos e telescópios refractores apocromáticos, justificando alguns aspectos construtivos e funcionais

Embora seja verdade que um bom tratamento anti-reflexo melhora a performance de um refractor, isso influencia só o factor de transmissão de luz e, em parte, o contraste das imagens observadas; mas não tem nenhum efeito correctivo das aberrações, nem das aberrações monocromáticas (aberração de esfericidade, coma, astigmatismo, distorção, curvatura de campo) nem das aberrações policromáticas (aberração de esfericidade longitudinal (ou axial) e transversal (ou lateral). Nenhum tratamento de superfície (coating) permitirá transformar um telescópio acromático num apocromático. Mesmo que esse telescópio acromático fosse de excelente fabrico e de óptima concepção. A diferença não está aí.

A superioridade dos telescópios apocromáticos em relação aos acromáticos deve-se a vários factores:

1. Maior correcção cromática, permitindo que em três cores a distância focal seja a mesma (só duas cores para os acromáticos) e garantindo que para todas as outras cores do espectro visível não haja variação muito significativa da distância focal com a cor (diferenças muitíssimo maiores nos acromáticos, sobretudo para os extremos vermelho e violeta do espectro visível).
2. Além disso, um refractor apocromático também corrige coma em duas cores e apresenta em geral aberrações residuais bastante menores do que os acromáticos.
3. Um bom aprocromático também apresenta aberração esferocromática significativamente menor do que um acromático. Convém referir que a aberração esferocromática é variação da aberração de esfericidade com o comprimento de onda (cor) da luz.


Este desempenho superior é conseguido com o uso de vidros muito mais caros do que os que se utilizam num refractor acromático comum. A correcção será ainda melhor numa objectiva tripla, desde que bem projectada e construída. Entre um vidro óptico de superior qualidade e baixa dispersão (número de Abbe elevado) e um vidro óptico comum de alta qualidade, a relação de preços pode ser da ordem de vinte para um.

Depois de tudo isto, as objectivas dos melhores apocromáticos são montadas nas suas células de suporte construídas meticulosamete, em geral com compensação de temperatura. As lentes constituintes da objectiva são ajustadas meticulosamente, ajustando-se as diversas lentes umas em relação às outras em posição, centragem e inclinação. Em alguns casos segue-se o retoque manual de uma ou mais superfícies ópticas, para aprimorar o desempenho da objectiva.

Tudo isto torna a óptica apocromática mais cara: veja-se que, além de materiais mais caros na origem há ainda um fabrico muito cuidadoso e exigente e depois disso segue-se um conjunto de operações de ajuste e optimização que são demorados/exigentes e consequentemente têm o seu preço.
A somar a isto, muitas vezes há diferenças significativas na parte mecânica. Alguns tubos são feitos com grandes cuidados mecânicos (CNC), utilizam-se focadores de precisão, as tolerâncias o o controlo de qualidade são mais severos, etc,.
Estas são as principais razões para os custos mais elevados dos telescópios apocromáticos.

Em alguns casos, um refractor acromático bem construído pode dar resultados excelentes. O artigo seguidamente referido  dá (em algumas das suas partes) diversas indicações comparativas entre telescópios refractores acromáticos e apocromáticos:

http://www.astrosurf.com/apaa/GA/O_%20t ... _ideal.pdf

Boas observações
Guilherme de Almeida

67
Discussão Geral / Cálculos com telescópios
« em: Outubro 25, 2006, 03:16:29 pm »
DUAS FERRAMENTAS DE TRABALHO ÚTEIS
Cálculos com telescópios

O astrónomo amador e o obervador de astronomia têm frequentemente  necessidade de fazer alguns cálculos relativamente aos seus instrumentos de observação, às oculares, etc. Muitos destes cálculos são simples desde que se saiba como os fazer.
Venho aqui propor duas ferramentas de trabalho automáticas e úteis, que simplificarão consideravelmente todo o trabalho envolvido, fornecendo automaticamente um grande número de parâmetros ao interessado.


1. Cálculos com telescópios
Alguém precisa de obter resultados numéricos com telescópios?

Por exemplo: calcular a amplificação, campo real, pupila de saída, magnitude limite, poder separador, tempo de travessia diametral do campo por uma estrela (com telescópio estacionário), etc., etc. A folha calcula imensos parâmetros!
Para isso podem utilizar esta folha de cálculo que idealizei, calculei e optimizei expressamente para estas funções. O Link está em baixo.

http://www.astrosurf.com/apaa/GA/Telesc ... lares2.xls

O seu uso é auto-evidente e poupa muito tempo, evitando contas. Basta introduzir os dados nos campos amarelos. Tudo o resto é calculado automaticamente. Podem preencher com as oculares que quiserem*, até um máximo de 15, indicando a distância focal e o campo aparente de cada uma. A folha calculará automaticamente todos os outros valores.

*--Estão lá algumas, mas podem substituir por outras, à vontade.

2. Focagem de telescópios a curta distância
Se precisarem de focar um telescópio a curta distância (por exemplo para colimação, ou para observar objectos próximos, também idealizei, calculei e optimizei uma folha de cálculo especial, de fácil utilização, que permite automaticamente saber quanto é que a ocular tem de recuar para obter a focagem, relativamente à posição que a ocular tinha quando o telescópo estava focado "para infinito".

O link, neste caso, é:
http://www.astrosurf.com/apaa/GA/Focage ... ancias.xls

Espero que estes dados sejam úteis a todos os potenciais interessados.
Guilherme de Almeida

68
Discussão Geral / Artigos de iniciação/divulgação de astronomia
« em: Outubro 24, 2006, 09:21:43 pm »
Onde encontrar textos de apoio e divulgação para os recém-chegados à  Astronomia de Amadores?

Muitas das pessoas recém-chegadas à Astronomia Amadora sentem-se muitas vezes desamparadas e procuram encontrar leituras informativas que as ajudem a entrar no hobby, a captar os primeiros conceitos, as informações-chave, etc.  No Website da Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores (APAA), no link
 
http://www.astrosurf.com/apaa/arquivo.htm
 
há um conjunto de artigos, de diversos géneros e sobre várias temáticas.  
Alguns destes artigos foram escritos para a divulgação/iniciação, outros para aperfeiçoamento. Muitos destes artigos poderão ser o tal "click" que nos faz compreender factos, termos ou conceitos que há muito andávamos a produrar sem saber onde os encontrar.

No link referido estão presentemente 54 (cinquenta e quatro) artigos para ler/consultar. sobre astronomia amadora, desde os artigos mais básicos (iniciação/divulgação) até temas relativamente elaborados.

Boas leituras e óptimas observações
Guilherme de Almeida

Páginas: 1 ... 3 4 [5]