Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Tópicos - Astrolupa

Páginas: [1] 2
1
Astrofotografia: Digital / M31 e companhia
« em: Dezembro 27, 2011, 11:07:47 am »
Olá pessoal!

Aqui uma mais uma M31 capturada à umas semanas atrás. Ainda queria ver se lhe dava mais tempo para melhorá-la, mas o que já está até à data é o que se vê. São 7x720" a ISO800 com a Canon 40D e o William Optics Megrez 90mm.



Aqui fica o url para a versão em tamanho "web" em PNG ou para a versão em tamanho completo! (cuidado, ficheiro grande! ~20Mb)

2
Astrofotografia: Digital / O Sol com manchas
« em: Outubro 01, 2011, 12:49:34 am »
Olá pessoal!

No outro dia reparei num Sol bem baixo no horizonte filtrado por uma neblina que atenuava muito o seu brilho. Tendo a máquina fotográfica à mão, pensei em tirar-lhe uma foto a ver se se conseguia ver a enorme mancha solar que nesta altura vagueia na superficie do Sol. Assim, e depois de algumas tentativas, deu pra ver que era possivel! Aqui fica o registo da nossa estrela exibindo o grupo de manchas AR1302.



Canon 40D, Jupiter 37A 135mm@F/16, 1/8000"

3
Astrofotografia: Digital / Cometa C/2009 P1 Garradd e M71
« em: Setembro 06, 2011, 02:56:09 pm »
Olá pessoal!

Como isto anda meio parado, resolvi mostrar a última aquisição "espacial" fotográfica. Aproveitando a proximidade do cometa com o enxame M71, tentei registar os dois. Ainda falta reprocessar a zona do cometa pra ver se consigo colocá-lo lá como deve ser, e não "arrastado" como está agora. :P

Cometa C/2009 P1 Garradd e M71

Foram 16x300" + 10x300" (darks) e flats com a Canon 40D no William Optics 90 Megrez@~F/5.9

4
Efemérides / Eclipse penumbral da Lua no fim-do-ano, 31-12-2009 ~19:23 UT
« em: Dezembro 31, 2009, 10:34:02 pm »
Ora aqui fica o registo do último eclipse deste ano (2009). Foi só um modesto eclipse penumbral que provavelmente escapou à maioria das pessoas. Canon 300D @ 200mm

5
Diversos / Um iluminador de buscador polar anti-esquecimento
« em: Maio 20, 2009, 02:30:14 am »
Olá!

Depois do fim do projecto do CTC e enquanto não começo um outro projecto ainda maior, resolvi tratar de um assunto que me aborrece um pouco quando vou para o campo observar ou fazer umas astrofotos, que é iluminar o buscador polar!

A minha montagem (Intes-Micro Alter D6) é jeitosa e tudo, mas o fabricante esqueceu-se que um buscador polar com um reticulo negro não se consegue ver contra um ceú também escuro (como convém!  8)). Iluminá-lo é a melhor opção, mas segurar uma lanterna de luz vermelha à frente enquanto estamos a tentar espreitar pelo buscador é no mínimo um exercicio de contorcionismo e que pode ter efeitos negativos para o corpo...

Assim, idealizei este iluminador de buscador polar, que não é mais que um LED alimentado por uma pilha. Claro que já que ia fazer algo do género, impus à partida algumas restrições que são:

1 - Não pode ter fios onde tropeçar
2 - Tem que ser suficientemente pequeno para alojar dentro da montagem
3 - Tem que ter um sistema "anti-esquecimento" para não esgotar a pilha

Comecei por fazer umas medições da zona onde o iluminador iria ficar e reuni os componentes necessários. O conjunto consiste num interruptor, pilha, suporte para a pilha, LED e uma pequena resistência. Tentei usar os componentes de menor dimensão que tinha à mão. Infelizmente o interruptor não funcionou como pretendido e tive que substituí-lo por um outro modelo, consideravelmente maior, mas que mesmo assim serviu perfeitamente.

Passemos ás imagens! :)

Aqui está o alvo da nossa missão - A Intes-Micro Alter D6


Retirando a tampa de protecção, tem-se acesso ao eixo de declinação, que de momento está numa posição tal que não permite ver o buscador polar, mas também há menos hipóteses de cairem peças lá para dentro! :D


Aqui estão os componentes usados. A moeda de 1 Euro é só para efeitos de escala... não entra no circuito! :D
Da esquerda para a direita temos o suporte para a pilha, a pilha, o interruptor acima, o LED ao centro, a resistência à direita do LED e finalmente a moeda.


Aqui está o circuito em fase de montagem. Os componentes nem precisavam de ser tão pequenos para esta montagem, mas assim ficou.


E aqui está o circuito completo. Infelizmente não foi este o interruptor que ficou na versão final.


Cá está o novo interruptor... bem maior que o anterior, mas também serviu.


E finalmente o circuito montado dentro do pouco espaço que há disponivel entre o eixo de declinação e a tampa protectora. As distâncias à tampa tiveram que ser cuidadosamente medidas para que a tampa fechasse completamente mas não empurrasse (e descolasse o circuito) mas teria que fazer pressão suficiente no interruptor para que este interrompa o circuito quando a tampa é colocada.


Conclusão: Funciona como pretendido! Já posso usar as duas mãos para ajustar a montagem e nunca mais vou-me esquecer do iluminador ligado! :D

6
Diversos / Controlador de disparos para máquinas digitais - Parte 1.0b
« em: Fevereiro 16, 2009, 10:34:40 am »
Olá pessoal!

Depois do relativo sucesso que tive com o CTC (ver tópico anterior aqui) mas devido à falha na fabricação da placa que tornou o seu funcionamento algo instável resolvi refazer a coisa mas desta fez com a placa bem feita. Aqui fica um breve resumo da re-fabricação do CTC, agora na versão 1.0b! :lol:

A nova board prontinha para ser furada.


Verificando os furinhos... todos feitos "à lá páta", of course...


A confusão que era a board antiga!


A nova board instalada - tudo limpinho e bonito como manda a lei! :geek:


E pronto... isto conclui de vez as aventuras com o CTC... vamos ver o que virá a seguir... obrigado pela vossa paciência!  :D

7
É já amanhã (14/02) que vai decorrer a primeira observação do ano no Centro de Ciencia Viva do Algarve, no âmbito do Ano Internacional da Astronomia (AIA 2009). A partir das 21:30 até ás 23:30 (mais coisa menos coisa  :D ).
Lá estarei mais a minha cara-metade para vos mostrar algumas das maravilhas deste nosso Universo (o que é possível dentro de uma cidade) e tentar o nosso melhor para responder ás vossas dúvidas e questões.

Para outras datas, consultar: Astronomia no CCVA (consultar também nos dias imediatamente antes das datas previstas porque estas podem sofrer alterações de última hora - raro, mas pode acontecer! :geek: )

8
Notícias / Site de meteorologia interessante
« em: Fevereiro 06, 2009, 09:29:12 am »
Olá pessoal! Aqui vos deixo este interessante site de meteorologia, que apesar de não ter a facilidade de ver zonas em mais pormenor, tem algumas coisas uteis, tal como a previsão do seeing, jet streams (correntes de ar de alta altitude, muito relacionadas com o seeing também) entre outras mais. A ver!

http://www.skippysky.com.au

9
Olá a todos!

Ora bem... no meu contínuo esforço de me livrar do portátil nas minhas incursões nocturnas ao campo na tentativa de capturar uns fotões, aqui fica o relato da "nova" engenhoca feita para me auxiliar no controlo dos disparos da minha Canon 300D, se bem que penso que funcione com a maior parte das máquinas fotográficas que permitem um controlo do disparo com um simples interruptor externo. A parte da alimentação para a máquina já foi tratada há uns tempos atrás  neste tópico. Este vai no seguimento da série. :D

A necessidade: EU DETESTO os novos portáteis que cada vez trazem menos portas "imediatamente úteis" e que nos obrigam a andar com adaptadores atrás. O meu esquema anterior consistia na partilha da porta paralela entre o controlo da webcam modificada e o controlo dos disparos da máquina. Eu sei que também poderia controlar umas destas através da porta série, mas sinceramente não estava mesmo com vontade de comprar ainda outro adaptador USB-Série (já tenho um em uso para controlar a montagem) e andar com mais isso atrás.

A teimosia: Apesar de não possuir qualquer formação a nível da electrónica, sou algo auto-didacta e desde cedo me interessei por muitas áreas, entre as quais a electrónica. Fui estudando ao logo do tempo e agora já não me enganam tão facilmente (nada de testes p.f.!  :-D ). Não pode ser assim tão difícil, pensei eu...

Fase 1: O design, e fabricação do que se consegue...
Lá desenhei o esquema e pus-me a desenvolvê-lo numa placa de testes, da qual infelizmente não tenho fotos porque ficaram no disco que pifou... :(  De qualquer modo, após estar contente com o que tinha resolvi desenhar a placa. Após várias versões fiquei satisfeito com a que podem ver abaixo. Vou só mencionar que ainda pensei em mandar fazê-la em alguma firma especializada, mas os preços proibitivos para o amador com orçamento limitado afastaram essa hipótese. Resolvi fazer à boa velha maneira (caseira) e desta vez saiu bem melhor que a minha última tentativa há vários anos atrás.
Claro que como sou nabo nestas coisas, só depois dela estar completamente feita é que percebi que a transferência da imagem das pistas para a placa ficou ao contrário! :(|  Azar... vai assim mesmo.


A placa preparada para o "banho"

Fase 2: A montagem...

Esta coisa ter ficado ao contrário é que não tem piada nenhuma... imagino as gargalhadas que alguns "prós" devem estar a dar.  :oops:  Foi bem mais complicado soldar tudo. Aqui já se pode ver o microprocessador, alimentação, eeprom e sistema de controlo do disparo. No fim resolvi omitir a parte que iria servir para comunicar com o PC, especialmente para fazer modificação aos gráficos; Ainda bem que omiti, porque calculei mal o tamanho de algumas peças e essa nao iria caber juntamente com as existentes...


A placa já com alguns componentes montados.


E aqui está a placa praticamente terminada. O LCD é algo manhoso de programar, mas como foi barato...

Fase 3: O resultado final!... e testes.

Ora bem... que sorte que consegui fechar a caixa! Foi mesmo tudo à conta... há dias de sorte!  :-D  Não batam demasiado por causa dos botões usados... tinha aqui uns quantos e não estive pra tentar encontrar outros. No lado esquerdo ficam as conexões para a alimentação (9v a 12v) e a ficha para ligar a camara. Os dois leds servem para se ver à distância o estado do aparelho... verde: está pronta para começar, vermelho: está uma exposição a decorrer.


Ficou tudo bonitinho dentro da caixinha!

E finalmente.... power on! Aparece durante uns segundos uma pequena introdução para me relembrar o que isto é e quem a fez...  :D


GOAAA - Canon Time Controller (A.K.A. CTC)

Pronta para ser configurada! Podemos (e devemos) configurar o tempo de exposição, o tempo de espera entre fotos e o tempo de espera do "mirror-lock". Este último deve coincidir com o que está configurado na máquina. A unidade é o segundo. Podemos também dizer quantas fotos queremos.


Pronto a receber a configuração para a sessão.

Movemos o "cursor" até ao botão "START", activamo-lo, o led vermelho acende-se, e a máquina dispara; Estamos livres pra ir meter conversa com o resto do pessoal, beber o cafézinho e comer os bolinhos.  :D  Na foto abaixo, aqui está uma exposição de 120" a decorrer.


Fazendo a exposição... os contadores vão decrementando à medida que o tempo avança... No fim os valores originais são repostos; Útil para manter os "settings" para os darks.

E pronto... desta já me livrei. Fiquei razoavelmente satisfeito com o resultado final, apesar dos erros crassos que fui fazendo aqui e ali... vivendo e aprendendo...

10
Actividades e Eventos / Astrofesta 2008... Quando irá ser?
« em: Janeiro 30, 2008, 10:21:03 am »
Olá! Alguem faz a minima ideia de quando irá ser a Astrofesta 2008?

11
No seguimento da sessão de observação descrita neste tópico http://albedo.gem51.com/viewtopic.php?f=13&t=1185&start=0&st=0&sk=t&sd=a, deu para fazer uma pequena demonstração de astrofotografia aos participantes. O espanto foi geral... é que uma coisa é dizermos que as nebulosas são "coloridas", outra é mostrá-las ali no instante. Infelizmente não ia preparado para tal, e assim a camara foi simplesmente colocada ás cavalitas do LX200 e uma foto de 30" foi tirada à zona do Sagitário.
Apesar de tudo, e com um ceú daqueles, até 30" são milagrosos! Infelizmente o tubo do telescópio obstruiu parte do ceú...  :(

Nesta foto podemos ver a zona do Sagitário, com as nebulosas M8, M20, M16, M17, e outras mais.


Canon 300D, 28mm@F/3.5, 30" - Foto maior: http://astrosurf.com/nviegas/castroverde/Sagitario.bmp

12
Galactica Caffe / Uma pintura de outro mundo
« em: Março 07, 2007, 09:57:49 pm »
Vejam que vale a pena. É um artista com bom gosto!  :)

http://video.google.com/videoplay?docid=-1246174515665636969&hl=en

Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

13
Montagens / Revisão de uma Intes-Micro Alter D6
« em: Janeiro 17, 2007, 01:37:30 am »
Boas!

Isto já começou há tanto tempo que já quase me esquecia qual o motivo que tive (como se eu precisasse) para desmontar a minha "nova" montagem equatorial.
Agora que me recordo, a montagem precisava de uma limpeza exterior, os circulos graduados estavam quase colados, havia um som periodico que vinha do eixo de declinação que se ouvia quando a alta velocidade, tinha alguns toques na pintura causados pelo uso (mas rectificados pelo antigo proprietário com tinta de uma côr quase igual à original) e claro!... a rosca do parafuso que bloqueava a embraiagem do eixo de declinação resolveu ceder e este já não cumpria a sua função. Acho que este foi o factor decisivo...  :)

Lá resolvi meter mãos à obra, e rapidamente descobri que até foi bom aquela rosca ter cedido obrigando-me assim a ter que desmontar a montagem. Logo vão ver o que quero dizer... Nas duas fotos abaixo já se podem ver a maioria das peças do eixo de declinação à esquerda, e as do eixo de ascenção recta, à direita.



Assim que a comecei a desmontá-la, vi algo que me deixou horrorizado! Algo que é praticamente impensável para alguem que tenha o bom minimo de bom senso! Os rolamentos estavam literalmente tomando banho numa mistura de massa consistente e limalha de ferro de todos os comprimentos e feitios como se vê na foto abaixo. Na rodas dentadas redutoras do motor de declinação penso ter descoberto o motivo do ruido periódico - uma limalha estava presa nos dentes.



Continuei a desmontar tudo e iniciei o processo de limpeza de todas as peças. Os rolamentos ficaram como novos e totalmente inspeccionados para problemas que felizmente não detectei. As rodas dentadas que ligam aos respectivos "parafusos" sem-fim dos eixos estavam em bom estado e não aparentavam ter limalhas. Depois de "lavadinhos", os rolamentos parecem novos... o fundo do alguidar é que ficou coberto de limalhas... que espectáculo medonho!



Aproveitando a desmontagem total, porque não dar uma pintura na montagem usando a tinta que o proprietário anterior gentilmente me cedeu? E assim foi! Abaixo estão as peças do eixo de declinação a secar à janela  :D , as do eixo de ascenção recta já sequinhas, e o improviso a funcionar, mantendo a estrutura principal do eixo de ascenção recta suspensa enquanto esta secava...



Aqui já está o eixo de declinação todo lubrificado, montado, pintado... enfim.. como novo (e a cheirar a novo!  :lol: )..ah... e com nova rosca para a embraiagem! (O novo parafuso ainda é temporário, mas vai dar para desenrascar). À direita já o eixo de ascenção recta tambem já prontinho e o eixo de declinação já acoplado. Só falta mesmo terminar a limpeza do motor de A.R. e a montagem deste.



Actualmente já está tudo montado e procedo ao ajuste da pressão do sem-fim na roda dentada para o melhor desempenho. Esta extensa operação eliminou todos os problemas que tinha anteriormente. O que me surpreendeu foi ter encontrado muita limalha de ferro espalhada por dentro da montagem. Não acredito que tenha vindo assim de origem. A única ideia que tenho que me parece plausível é a instalação do sistema Go-To que exigiu abrir novos buracos para suportar os novos motores. Penso que quem fez isto não tomou o devido cuidado e não desmontou a montagem para realizar esta operação. A dimensão das limalhas encontradas é consistente com as limalhas produzidas por uma broca de um diametro considerável e não por qualquer desgaste interno na montagem. Ainda bem que resolvi fazer isto! É incrivel como o erro periódico conseguia-se manter relativamente baixo com todo este lixo que tinha dentro, mas fiquei apreensivo quando vi em algumas vezes um comportamento estranho do eixo de A.R. no qual havia uma desvio de cerca de 20" em 2 ou 3 segundos que era reposto pouco tempo depois (movimento de -20"). Afinal era a limalha que estava presa num dos dentes que causava isto.

Valeu bem o trabalhão que isto deu! Agora posso dizer sem problemas que tenho uma montagem nova!  :lol:

P.S.: Não liguem ao "ambiente" de trabalho... pois é... isto de não se ter condições de trabalho é cá uma chatice... tira metade da vontade de se fazer qualquer coisa, mas como não outra hipótese... lá teve que ser...  :roll:

Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

14
Olá pessoal!

Ainda à bocado, após ter saído do trabalho, vi que o ceú estava limpo e resolvi pegar rapidamente na máquina fotográfica, apontar para a zona do ceú onde eu achava que o cometa estaria e tirar uma foto rápida. A ver se fico com uma recordação antes que ele se vá embora...

O ficheiro ficou algo grande apesar da compressão jpeg, portanto aqui fica só o link...
http://astrosurf.com/nviegas/albedo/c2006m4_proc.jpg
1x20" 35mm@F/4.5

Podemos ver muito bem o asterismo do "Cabide", e a constelação da Lira completa entre outras coisas (ruído, hot-pixels, arrastamento, coma, aberração cromática, etc, etc e tal...)

Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

15
Actividades e Eventos / Sessão de observação do GOAAA
« em: Setembro 11, 2006, 02:24:16 pm »
O GOAAA (Grupo de Observações dos Astronomos Amadores do Algarve) vai-se reunir mais uma vez, no próximo Sábado, numa zona relativamente central do Algarve para mais uma sessão de observação.
Quem estiver interessado em participar, contacte-me por mensagem privada.

Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Páginas: [1] 2