Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - Emanuel

Páginas: [1] 2 3 ... 94
1
Binóculos / Re: Dúvida entre um Celestron 25x70 ou um Orion 20x80
« em: Junho 10, 2019, 09:08:59 pm »
Oi Felipe, bem vindo ao forum.
Olha, eu não te vou ajudar muito, porque de binóculos eu não percebo muito.
Eu sei que ambos utilizam lentes Bak4, que são muito boas e recomendadas.
Um dos fatores a ter em conta é se as lentes têm tratamento anti-refletivo. Outro, se por acaso usares òculos, é a pupila de saída. Devem ter um bom valor, neste caso, para evitar ter de colar os olhos/lentes dos òculos às objetivas dos binóculos, para se poder ver todo o campo.
E também, porque ambos são grandes e pesados, convém comprar um tripé para eles.
A marca Astro eu não conheço, mas a Celestron, no mundo astronomico é super conhecida. No entanto, ambos os modelos são parecidos, talvez tenham a mesma origem, os Chineses da Synta. Os da Celestron pelo menos são.
A Astroshop eu conheço bem, já comprei várias coisas lá e sempre bem atendido. Se é necessário pagar algo mais, tipo portes de envio, se fores do Brasil, o melhor mesmo é pedir informação antes de efetuar qualquer encomenda.
Um abraço
Emanuel

2
USADOS / Re: Vendo Sky-watcher SW 200 EQ-5
« em: Abril 03, 2019, 01:28:07 pm »
Olá António, tás bom?
Olha, não me leves a mal, mas não coloques só aqui o anúncio de venda do teu telescópio. Infelizmente, este fórum teve uma queda abrupta desde que o facebook nasceu.
O melhor é mesmo na página do facebook, poderás ter mais sucesso na venda.
 Compra e venda astronomia iberica é o nome. Ou então na página espanhola do facebook que se chama mercadillo de material astronomico.Desculpa não colocar os links, mas o meu ipad está com algum problema e não estou a conseguir.
Um abraço 🙂

3
Telescópios / Re: ESA TELESCOPE 225X da Loja Imaginarium
« em: Outubro 08, 2017, 11:52:05 am »
Ahhhh, não tem problema, não. Eu é que falo muito.  ;D

Bem, 200 eurinhos?
Se a compra for aqui na Europa, a Telescope service tem boas opções, mas para ter um bom telescopio, novo, se calhar eu faria como fiz com um dos primeiros telescopios que tive. Comprei a parte òtica primeiro e mais tarde comprei a montagem. Demora é mais tempo.
Com esse orçamento, a melhor opção é procurar no mercado de usados. Normalmente. Os astrónomos amadores são muito cidadosos com o equipamento, e encontra-se muito bom material a uma fracção do preço original.
Uma excelente escolha é um Newton de 6 ou 8 polegadas, e bastante bom para observação de uma forma geral, mas 200 euros não é suficiente para o telescópio completo, montagem e òtica, mas no mercado de usados acho que se pode encontrar.
Nos Estados Unidos, de certeza absoluta, é só consultar o Astromart.com. Mas os USA são provavelmente a maior comunidade astronómica do planeta .
É tudo uma questão de procura  :)

4
Telescópios / Re: ESA TELESCOPE 225X da Loja Imaginarium
« em: Outubro 02, 2017, 10:19:55 pm »
Olá Takuara,bem vindo ao forum.
Bem,  não sabendo quem ofereceu esse telescópio, tenho que infelizmente lhe dizer que comprou banha da cobra, como se costuma dizer.
Eu explico:
Esse telescópio em concreto, mesmo eu não conhecendo essa marca, tem tudo de errado. O primeiro sinal que indica que é mau, é ser anunciado como um telescópio que amplia muito. 225X num telescópio com uma objectiva/lente com um diãmetro de 50mm, é como dizer que um Fiat Punto pode atingir os 300 km/h. Não dá, né? 

As leis da física simplesmente não o permitem. Para calcular o máximo que uma objectiva pode ampliar é multiplicar o diãmetro dela por 2,4X , se o diãmetro fôr dado em milímetros, ou então multiplicar por 40 ou 50 X, se o diãmetro da objectiva ou espelho, conforme o tipo de telescópio, for dado em polegadas.
Isto significa que esse telescópio só pode aumentar até um máximo de 120X ( 50X2,4=120 ). Em noites muito boas e límpidas, talvez se possa ir um pouco mais, mas não é aconselhável.

Outra das coisas que também indicam que é mau telescópio, é a montagem dela ( o tripé). A montagem, ao contrário do que algumas pessoas pensam, é o elemento mais importante. Deve ser sempre comprada a pensar na estabilidade que vai proporcionar, quando se está a observar e mais ainda se for utilizada para fazer fotos dos objetos do céu. Por isso mesmo, o telescópio que se irá utilizar nessa montagem, deverá ser sempre 3/4 da capacidade de peso dela, para evitar que ao observar, qualquer vento ou brisa, ou então algum toque acidental, faça com que ela trema por todo o lado, e consequentemente,também  o objecto que estivermos a observar.

Mais um indício da fraca qualidade dela: as oculares e a barlow. A de 4mm e a de 12,5mm devem ser do tipo R ( Ramsden) ou então um desenho um pouco melhor, mas mesmo assim fraquinhas. A Barlow de 3X, não ajuda nada. Ela utiliza-se assim: coloca-se no porta oculares e depois dentro dela uma das oculares.

 O que ela faz é aumentar a distãncia focal do telescópio ( que é a distãncia que vai da lente até ao ponto em que a luz fica focada num ponto, tal como uma lupa quando se utiliza para queimar papel), e como é de três vezes, aumenta os 300mm que o telescópio tem, para 900mm. Porque não consegue ver nada ou quase nada? Porque como o máximo que se deve utilizar nesse telescópio é de 120X, se se exagerar na ampliação, a imagem fica tão escura que não se vê nada de jeito. A ampliação de uma objectiva ou espelho, é proporcional à àrea do mesmo, isto significa que quanto maior a àrea, mais luz consegue captar e mais ampliação se pode utilizar.

Pode-se ver bem a Lua, e dos planetas, Júpiter consegue-se ver com as 4 luas principais, se bem que o planeta parece uma bolinha pequena. Saturno consegue-se ver com o anel, muito pequeno, mas dá para perceber que tem um anel. Vénus consegue-se ver as fases, que tem, tal como a Lua. E depois consegue-se ver alguns objectos do céu profundo, tal como enxames de estrelas . Em relação ao Sol, muito cuidado, o aconselhado é projectar a imagem do Sol numa cartolina branca e nunca olhar directamente na ocular. Com um filtro próprio tudo bem, mas todo o cuidado é pouco. Normalmente só se erra uma vez, a primeira e a ùltima, porque a cegueira pode ser permanente. Eu, por exemplo, já não observo o Sol, praí à uns 20 anos, ou talvez mais.

Em resumo, esse telescópio tem todos os ingredientes de ser um telescópio para criança, mas na prática é mau para a observação astronómica. Se foi oferta, tudo bem, costuma-se dizer que a cavalo dado, não se olha aos dentes, agora se foi uma compra , foi mesmo má escolha, pode até influenciar pela negativa, um interesse na Astronomia.
Se a minha explicação não tiver sido clara, por favor diga, que eu tento de outra forma.
 :)

5
Galactica Caffe / Re: Apresentações dos Utilizadores (AQUI)
« em: Setembro 19, 2017, 09:20:56 pm »
Bem vindo ao fórum Nuno  :)

6
Galactica Caffe / Re: Apresentações dos Utilizadores (AQUI)
« em: Julho 21, 2017, 10:50:30 am »
Olá de novo. Sim, é verdade, aqui cada um expressa a sua opinião, independentemente da zona do planeta onde se fala Português. Por isso mesmo é que é engraçado e interessante.  :)

7
Discussão Geral / Re: Mais um rocky na astronomia... :)
« em: Junho 30, 2017, 09:35:44 pm »
Olá Nonnus, bem vindo ao forum.
Olha, eu começo por dizer que o telescópio que escolhe ate não foi má escolha, mas se calhar, em vez da montagem Az, deverias ter escolhido uma equatorial. A diferença não é para observação, mas sim , se mais tarde o quiseres utilizar para astrofoto. As montagens azimutais não são grande coisa para este fim, mas pronto...
Bom, sendo um F/5, é obviamente um telescópio para céu profundo. Para planetas, terás que utilizar uma boa barlow, que aumente um bocado a distãncia focal, para poderes observar os planetas mais próximos.
No geral, um 6 polegadas é um bom telescópio, portátil e fácil de manejar, ainda mais com o Go-to.
Não sei que oculares acompanham esse telescópio, se forem plossl são boas, se forem do tipo MA( modified achromatic) , então convém ter uma ou duas plossl, que são relativamente acessíveis, dependendo da marca e dos graus que consegue captar.
🙂

8
Ora essa, é sempre um prazer para mim saber que pude ajudar!
Sempre que precisar é só perguntar, que eu só não ajudo se não souber.
Um abraço  :)

9
Oi Fabio, tudo bem? Bem vindo ao forum.
Olha, pra começar, pooso dizer que fez muito boas escolhas de marcas, além da Orion e Skywatcher, eu também sugeria a Celestron, também Americana.
A Orion também tem bons reflectores, mas entre uma ou outra, eu optaria pela mais acessível, simplesmente pelo facto de que a origem das três mencionadas, são todas da Chinesa Synta, que é o maior fabricante mundial de telescópios para amadores.
Existem muitas marcas com esta origem, mas o controlo de qualidade da Skywatcher, da Orion ou da Celestron é melhor que a maioria, por isso tens menos chances de comprar um mau produto.
Em relação à Telescope service, eu recomendo vivamente, é o meu site de eleição para produtos astronómicos, mas para vocês, a importação pode ser um caso caro, não sei exactamente.
O 150mm não é mau, é bom telescópio para iniciação, o ter uma focal curta, é melhor para céu profundo e não tão bom para planetas, mas com uma boa barlow, consegue-se ver bem os principais planetas.
As oculares não são grande coisa, se tivesse pelo menos uma plossl, seria bem melhor, mas enfim, isto é algo que podes facilmente negociar no acto da compra.
A montagem é um pouco fraquinha, serve, mas se pudesse ser uma equatorial 5 , seria muito melhor.
Obviamente que tudo depende de quanto podes gastar.

10
Binóculos / Re: Binóculo Luxon 7X50
« em: Maio 30, 2017, 10:20:53 pm »
Sim, realmente é estranho  :(

11
Telescópios / Re: Telescópio para observação Lunar
« em: Maio 30, 2017, 10:19:03 pm »
Olá, boa noite. Bem vindo ao forum.
Olha, para a observação da Lua, básicamente qualquer telescópio serve, devido à sua proximidade.
Para fotos, normalmente convem ter uma montagem que tenha motores, para poder seguir aquilo que se quer fotografar, sem que esse objecto saia do campo de visão, mas até neste caso não é necessário, porque a Lua é tão brilhante, que é até necessário efectuar fotos com velocidades mais altas, para evitar que fiquem excessivamente brilhantes.
Por isso, qualquer telescópio para a Lua é bom.
O que eu sugeria, era, se no futuro pensas em passar para objectos mais dificeis, tais como nebulosas ou galaxias, então seria melhor investir um pouco mais.
Vai sempre depender daquilo que queres fazer  :)

12
Binóculos / Re: Binóculo Luxon 7X50
« em: Maio 14, 2017, 09:04:13 pm »
Olá Marcos, tudo bem?
Olha, realmente nunca tinha ouvido falar dessa marca. Andei pesquisando e consegui saber muito pouca informação, o que normalmente não é grande coisa.
Ao que parece, o construtor deles é a Chinesa Synta, que é o maior construtor de telescopios e binóculos do planeta. Infelizmente a Synta é o típico construtor Chinês, constrói milhares de instrumentos ópticos para dezenas de marcas diferentes.
Entre os clientes da Synta, estão nomes bem conhecidos dos astrónomos amadores, tal como a Celestron, a Orion, Skywatcher,etc.
Como é um construtor em massa, a qualidade tem tendência a ser mediana, o que faz a diferença é o controlo de qualidade de cada marca. Provavelmente numa Celestron ou Orion, terás menos riscos de ter um mau produto, em relação a outras marcas que também são fornecidas pela Synta, devido a um controlo mais apertado.
Em todo o caso, não conhecendo a Luxon, o facto de haver muita pouca informação sobre ela , é quase sempre mau sinal. Infelizmente não há muita informação sobre a Luxon  :P

13
Astrofotografia: Digital / Re: mais um pedaço de lua
« em: Agosto 29, 2016, 06:06:35 pm »
Belos mosaicos Jorge. Excelente  :)

14
Astrofotografia: Digital / Re: Lua
« em: Junho 13, 2016, 09:22:55 pm »
Belos mosaicos hein Jorge? E com uma definição espectacular! Parabéns pelo excelente trabalho! 😃

15
Sugestões / Re: Fórum morto
« em: Fevereiro 20, 2016, 10:43:58 am »
Olá, bom dia, tudo bem?
Tás feito ao bife, vais ter que abrir os cordões à bolsa  ;D
O Atalaia continua activo, se não me engano, e continua a haver eventos ao longo do ano, o próximo, penso eu, é a concentração de telescópios em Moimenta da Beira.
Vê os links:

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10204862834841425&set=gm.954244434653395&type=3&theater

Www.atalaia.org

Um abraço

Páginas: [1] 2 3 ... 94