Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - Fil

Páginas: 1 ... 173 174 [175]
2611
Galactica Caffe /
« em: Maio 13, 2006, 10:54:36 am »
Ora aí está!
:arrow: O nada não existe! (não existe onde? no nosso universo, certo? não podemos afirmara nada sobre outra coisa que não está no nosso universo)
:arrow: o universo expande-se no nada, ou seja está a levar a existência de algo para o sítio onde antes havia "nada"..  Isso parece-me querer dizer que o universo está a Criar algo..
:arrow: Se "nada" for energia, e "algo" for matéria, a fornteira do universo está a fazer uma mera "conversão/transformação"
:arrow: atendendo a que há estrelas "misteriosas" que parece que a quantidade de energia não bate certo com a massa.. Será que não serão as estrelas (ou esses objectos) as fronteiras do universo, e não uma linha, ou plano como conhecemos nos nossos mapas?

Se calhar o Big Bang foi só uma pacata posição no espaço multidimensional (3 dimensões mais o tempo, pelo menos) que pertencia ao "nada" até ao momento em que a "Onda" do universo em expansão passou por lá, e de repente viu-se "Criada" a partir do nada...
O que é o nada? pois não faço a menor ideia, já me esqueci do que isso era quando eu uera só energia, ou nada.. não tinha uma memória muito boa nesses tempos.. :)

É engraçada, a capacidade de pensamento do ser humano, que consegue parar o que está a fazer para num instante pensar mais alem do que alguém alguma vez irá.. Existiremos nós porque estamos no "pensamento" de "Alguém"? Ui.. a conversa já vai parar a outros sítios...

2612
Montagens /
« em: Maio 13, 2006, 10:29:33 am »
a mim pareceu-me que não.. por causa do encoder do eixo de AR.. que fica no sitio do buscador..
Mas a JMI tem umas soluçoes parecidas com o intelliscope.. pode ser uma alternativa.. Mas nesse caso não precisas dos motores (eles são só uma comodidade)..

2613
Montagens /
« em: Maio 10, 2006, 07:38:37 pm »
Por acaso há umas diferençazitas entre a Sky View Pro e a EQ-5.. nomeadamente a posição dos círculos graduados no eixo de DEC.
Na EQ-5 estao em baixo, ao pe dos contra pesos, e na skyView pro estão em cima.
Mas já agora que kit é esse?
Eu conheço um intelliscope que não é bem GoTo..
Se fôr esse o caso, eu também já olhei para isso. Não gostei muito porque o "encoder" de AR tapa completamente o buscador polar. Aliás, até nem sei se dá para enfiar na EQ-5; mas mesmo que desse, eu gosto de apontar minimamente a montagem antes de a alinhar melhor..

Se fôr mesmo GoTo, com motores, então deve dar. Se o kit funcionar nas Vixen GP, GP/DX etx, então também funciona na EQ-5.
Se não me engano, o nº de dentes da da roda dentada da EQ-5 e da Sky View Pro são os mesmos, e se o suporte for igual, então não vejo porque razão não funcione..

2614
Galactica Caffe /
« em: Maio 09, 2006, 03:12:19 pm »
:)
Em termos visuais:
Saturno e Júpiter.
Em termos fotográficos:
Bom, os meus gostos actuais recaiem sobre M42, M31, B33, M51, M57.. Claro que à medida que eu for revelando os rolos de fotografia, vão aparecendo novos objectos favoritos :)

2615
Filtros /
« em: Maio 09, 2006, 03:07:47 pm »
Filtro visual, certo?
Eu não tenho muitos conhecimentos de filtros e afins, então para visal ainda menos.. Tenho visto umas comparacoes entre lumicons, baader, astronomik, e os Lumicon e astronomik sao muito bons.. Mas as comprações que vi são com gráficos que ilustram as transmissões e tal.. aquilo é mais virado para astrofotografia..  Por isso, para visual não faço ideia..

Em geral um olho é menos sensivel do que uma película com umas horas de exposição, portanto acho que um filtro visual tenha que deixar passar mais luz (banda mais larga) que um filtro para astrnomia. Em geral, e em especial para astro-fotometria, o que se quer até é banda muito estreita, para isolar uma dada frequência (estes são mais caros e duram menos tempo).

Portanto filtros para visual e fotografia são líquidos diferentes..

2616
Galactica Caffe /
« em: Maio 07, 2006, 12:24:03 am »
Olha o João!!! ;) Viva! Também ainda sou novo aqui, mas acho que já te posso dar as boas vindas na mesma ;)

2617
Votações /
« em: Maio 06, 2006, 01:00:43 pm »
heh!
Eu sempre gostei de óptica, lentes, detalhes, ver o longe mais perto.. Mas apesar dos meus pais me terem comprado um telescópio que eu sempre achei ser fraquito, que dava imagem más (um Tasco F/11 que custou 50 contos, na altura :!: ), não consegui expandir o meu interesse por astronomia além da Lua.. Saturno então, era uma bola horrivel difícil de se encontrar na montagem AZ..
Bom, mas há uns tempos apareceram umas máquinas fotográficas digitais, e eu comecei a poupar dinheiro para elas.. Comecei a querer tirar fotografias a pássaros que andavam por cada vez mais longe, e a precisar de uma objectiva que pudesse usar numa máquina.. A dada altura decidi transferir a poupança da compra da máquina para a compra da lente/telescópio..
Após ter conseguido, numa oportunidade única, comprar um tubo branco caro com 2 pedacitos de vidro lá dentro, e por experiência resolvi tirar umas fotos do céu..
Aqui começou o meu bichinho astronómico..
Após ter tido resultados francamente maus a tirar fotografias à experiência, o verdadeiro culpado por eu gostar em especial de astrofotografia, foi ter percebido o que causava os maus resultados :P
É uma chatice quando nos vemos ao alcance de melhorar qualquer coisa.. É um autêntico vício! Ainda mais viciante se torna quando nos apercebemos que com coisas baratas se cnseguem resultados que superam as expectativas..
PS - ah, o telescópio "mau" que eu tinha, o Tasco F/11.. Era "mau" por causa das oculares! Se alguém alguma vez ficar descontente com um telescópio que tem oculares de plástico, a primeira coisa que deve fazer é trocar de oculares!

2618
Galactica Caffe /
« em: Maio 06, 2006, 12:41:00 pm »
Ora boas!
Decidi vir aqui tomar um cafezito a este tópico ;)

Ora o meu nome é Filipe Dias, e parece que ando a arranjar todo e qualquer motivo para não acabar uma tese de mestrado que já se arrasta há mesmo muito tempo! Vim parar ao hobby da astronomia meio por descuido:  Epá, é que eu gosto de fotografia, e há um ano e tal deu-me na cabeça ir juntando dinheiro para comprar um telescópio, ou uma objectiva de focal grande, para tirar fotografia a pássaros no verão. Nisto comecei a vasculhar "reviews" sobre telescópios a aprender muita coisa, e a colmatar o meu antigo gosto por óptica com conhecimento fresco..
No verão passado, mal soube da venda em segunda mão de um APO de 102mm muito especial comprei-o logo, depois daqueles longos meses de poupança! Foi uma oportunidade daquelas que se tem uma vez na vida comprar em 2ª mão um Takahashi FS-102.. A sério, eu não posso falar muito do meu telescópio porque senão encho o meu teclado de baba, e é chato de limpar a seguir.. Mas pronto..
Ora com uma coisa destas em mãos, sem grande tempo para lhe dedicar atenção durante o dia, dei por mim a querer comprar uma motagem equatorial.. Seguiram-se mais uns mesitos de poupanças e no Natal ofereci-me uma EQ-5 do mais barato que havia, porque (note-se) era só para "experimentar" a tirar umas fotos..
Epá.. Fotos horríveis de riscos ondulados e tremidos, fotos desfocadas, burrões inexplicaveis em vez de M31's.. Mas - e não sei explicar como - ao ver o resultado fiquei ainda mais motivado para aquilo!.. A partir desse momento, eu comprei aneis para prender o meu Tasco 60mm F/11 para servir de guia, gastei mais ginheiro num adaptador da Vixen genial para guiagem, a seguir investi em mais uma quantidade de acessórios indispensáveis, e neste momento estou naquele limbo viciante e desconfortável, do gajo que está sem tempo, e a contar tostões para os próximos acessórios. Como o telescópio não mora em Lisboa comigo, tiro fotos em filme, e como o São Pedro não costuma ajudar, só consigo ver os resultados das minhas fotos alguns meses mais tarde.. Por isso preciso de tomar nota de tudo o que faço para vir a descubrir se era asneira ou não..
Enfim, mas vai-se sobrevivendo, porque a astrofotografia (para mim) é um vício espetacular!

Cumprimentos à malta toda!

2619
Discussão Geral /
« em: Maio 06, 2006, 11:50:20 am »
Vivam!

Sou novato neste forum também.. E apesar de ser tele-cliente da Galactica, acabei por vir aqui ter devido à divulgação do PauloSantos num forum onde ainda nem fiz nenhum post :P
É mais fácil conhecer os cantos ao forum quando ele arranca de início :)
Parabéns aos donos da iniciativa..

2620
O Exterior /
« em: Maio 06, 2006, 11:39:39 am »
Sim senhor.. Realmente é bonita.. Também tirei umas fotos da M51 no FDS passado.. Mas como sou pobrezinho e uso filme, vai demorar uma eternidade a acabar o rolo, para saber como ficou.. Da minha "vasta" experiência (de 4 rolos) em tirar astrofotografias, deve ter ficado mal exposta e desfocada! :) O meu truque para combater isso é tirar várias fotos em alturas diferentes, tomando nota dos tempos de exposição.. Alguma há-de ficar bem.. e depois de revelar o rolo, e comparar com as notas, tiro nova foto com a exposição certa.. Ora isto leva 2 Luas Novas a aprimorar, com a minha disponibilidade!.. É uma chatice, mas dá gozo e faz parte do hobby! Tenho na calha também a M101 e a NGC7000..

2621
Discussão Geral /
« em: Maio 06, 2006, 11:25:18 am »
Ora como primeiro post neste forum, acho que até é porreiro começar aqui :)
Cumprimentos a todos!

Bom, a minha lista modesta tem:
- 1 refractor Acromático de 60mm F/11, (telesc guia para fotografia, herdado da minha juventude)
- 1 refractor APO de 102mm F/8 (a minha joia da coroa)
- 1 vulgar máquina fotográfica de filme 35mm (com exposição manual - B)
- 1 Montagem EQ-5, com motorização só em AR

De "extras" tenho a destacar:
- Vixen GA-4 que projecta um retículo iluminado em qq ocular (quase 5 estrelas, mas estou a pensar comprar uma ocular zoom para pôr aqui)
- redutor F/6 para o refractor

Outras comodidades indispensáveis:
- lanterninha de leds para ler os círculos graduados
- um portátil banco de pesca para as longas sessões de guiagem manual

Páginas: 1 ... 173 174 [175]