Astronomia => Equipamentos => Montagens => Tópico iniciado por: ricardex em Fevereiro 23, 2009, 07:11:10 pm
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Olá amigos.
O motor de DEC da minha montagem parece-me bem mais certinho que o de A.R..
Estava a pensar em, mantendo a electrónica, trocar os dois motores uma vez que estes são iguais.
Acho que não deve haver nenhum inconveniente mas... por acaso alguém sabe se há?
abc
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Hmm, desculpa a observação, mas o que é que te deu a ideia que o motor de Dec fosse mais certinho?...
Pergunto isto porque tenho as minhas reservas a se vá haver alguma diferença depois da supostamente possível troca de motores...
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Hmm, desculpa a observação, mas o que é que te deu a ideia que o motor de Dec fosse mais certinho?...
Pergunto isto porque tenho as minhas reservas a se vá haver alguma diferença depois da supostamente possível troca de motores...
É que, mesmo quando não tenho a OTA e os contrapesos montados (só a montagem portanto) o motor de A.R. é muito mais ruidoso que o de DEC e eles aparentemente são iguais.
Na sessão de hoje aconteceu também do motor de A.R. dar pequenos solavancos que, em baixas amplificações não são perceptíveis mas que a partir das 150x-200x já são bem visíveis. Dá para ouvir também essas irregularidades.
Queria trocar porque vivo bem sem um movimento em declinação muito bom mas queria o movimento sideral o mais perfeito possível.
abc
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Olá ricardex,
Olha, só a minha humilde opinião (e alguma experiência), mas esses tipo de solavanco não deve ser do motor. Eu sugiro-te que inspecciones as rodas dentadas para impurezas, incluindo o sem-fim, a ver se está lá algo que nao deveria estar. Outra coisa também: Nestas rodas mais ou menos bem feitas, verifica se elas não estão demasiado apertadas entre elas. Isso geralmente reduz o backlash mas aumenta muito a possibilidade de um dente mais assimétrico ou mais comprido force a outra roda, ou no caso contrário, que uma irregularidade na zona onde o dente da outra roda "encaixa", possa dar origem a um atrito inesperado. Mais vale um pouco de backlash que um sistema demasiado "apertado" e que tenha problemas deste tipo. O backlash é um pouco chato, mas normalmente não invalida uma excelente guiagem.
Just my €.02 ;-)
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Olá Ricardex,
concordo com o Astrolupa na questão do solavanco, normalmente designo-o de "travagem" mas o que fiz para
resolver a questão foi limpar bem o parafuso sem-fim e lubrificar novamente. O mesmo não quer dizer que
este seja o teu problema. Uma verificação no aperto do eixo poderá também resolver a questão.
Em relação á troca do motores já o fiz várias vezes porque utilizo os motores da minha EQ3-2 numa Astro3
e não importa se é o motor de DEC ou AR, se bem que o suporte dos mesmos seja diferente, ambos recebem
a mesma voltagem e produzem o mesmo efeito. A meu ver o mais importante é mesmo o controlador.
No teu caso não sei se a troca de motores te poderá dar a resposta que precisas...
Estes factos são baseados na breve experiência que tive neste equipamento, espero que possam ajudar.
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Obrigado Nuno e Nelson pelas vossas opiniões. São sim preciosas especialmente para quem, como eu, tem menos experiência nestas andanças. Faz sentido o que vocês dizem pois isto começou a acontecer depois da limpeza da montagem e da massa lubrificante (leia-se cola preta e pegajosa) para substituição por uma à base de lítio.
Vou começar por tirar o motor e verificar se não há nada de estranho nas engrenagens ou se não está demasiado apertado contra a roda dentada do eixo de A.R. (tentei sim reduzir o backlash ao máximo como disseste, Nelson :oops: ). Se continuar na mesma eu verifico o aperto do eixo de A.R. como sugeriu o nunomac.
Depois dou notícias aqui.
Obrigado e 1 abc
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Olá ricardex,
Olha, só a minha humilde opinião (e alguma experiência), mas esses tipo de solavanco não deve ser do motor. Eu sugiro-te que inspecciones as rodas dentadas para impurezas, incluindo o sem-fim, a ver se está lá algo que nao deveria estar. Outra coisa também: Nestas rodas mais ou menos bem feitas, verifica se elas não estão demasiado apertadas entre elas. Isso geralmente reduz o backlash mas aumenta muito a possibilidade de um dente mais assimétrico ou mais comprido force a outra roda, ou no caso contrário, que uma irregularidade na zona onde o dente da outra roda "encaixa", possa dar origem a um atrito inesperado. Mais vale um pouco de backlash que um sistema demasiado "apertado" e que tenha problemas deste tipo. O backlash é um pouco chato, mas normalmente não invalida uma excelente guiagem.
Just my €.02 ;-)
Caro Nelson... tinhas razão!
Aumentei um pouco a distancia entre as rodas e os solavancos desapareceram! :-D Fiquei realmente com mais um pouco de backlash mas o autostar atenua um pouco esse efeito! Bem melhor agora!!
obrigado!!! :D
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Caro ricardex... estamos aqui é para isso! ;-)
Parabens pela montagem mais suave!