Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Tópicos - rpdelgado

Páginas: [1] 2
1
Genéricas / Lua e Vénus
« em: Junho 15, 2010, 01:29:19 pm »
Bom, não será um evento assim tão raro quanto isso mas tendo estado afastado das lides da Astronomina foi com grande surpresa espanto e alegria que ontem reparei num bonito crescente a Oeste com Vénus. Que lindo estava ontem o céu ao inicio da noite.

2
Efemérides / Uma não efeméride...
« em: Agosto 26, 2009, 03:26:19 pm »
Querem-se rir um bocadinho ?

Ora então leiam o conteudo do email que acabei de receber...

"O Planetario Internacional de Vancouver, da British Columbia -Canadá, calculou a precisão em que Marte estará orbitando perto da terra. Será no dia 27 de agosto de 2009.
 
Todavia, o mais interessante de tudo é que isto estava previsto em um código Maya, encontrado na piramide ao lado do Observatorio Estrelar em Palenque, Chiapas -México.
 Com este cálculo matemático Maya, agora os Mayas estão sendo vistos como os gregos da America, e orgulho da Guatemala.
 Pelo menos, quatro ou cinco gerações da humanidade não voltará a ver este fenomeno natural, e poucas pessoas sabem até o momento, embora tenha sido noticiado em 11 de maio de 2009.  
Duas Luas no Ceu!
No dia 27 de Agosto, a meia noite e meia, olhe para o ceu, o planeta Marte será a estrela mais brilhante do ceu, e será tao grande quanto a lua cheia, e estará a 55,75 milhões de kilometros da terra.

Não perca!!
 Será como se a terra tivesse duas luas, e este acontecimento só se produzirá de novo no ano de 2287.
"

Aposto com voces como em 2287, tal como amanhã isto não vai acontecer. Enfim o filme do costume.

3
Discussão Geral / Eyes on the sky
« em: Março 11, 2009, 11:33:48 am »
Na comemoração dos 400 anos de astronomia/ano internacional da Astronomiafoi produzido um filme que está disponível na net em

http://www.eyesontheskies.org/

4
Genéricas / O meu primeiro Saturno
« em: Março 09, 2009, 09:54:18 am »
Boas,

Na noite de sábado, e pela primeira vez, consegui ver Saturno no meu telescópio. O que observei, para muita gente não será nada de excitante se vos dizer que usei um telescópio de 70mm(que se vende no Lidl), mas o facto de pela primeira vez (e há primeira tentativa) o ter conseguido observar pelos meios próprios meios foi uma sensação bastante boa. Ainda para se vos disser que vivo num rés do chão e a observação foi feita dentro de casa....que ginástica tive eu de fazer. Fiquei todo torto... :?

O que se via era uma pequena bola amarela com uns também anéis amarelos, sem textura e tudo do mesmo tom. Mas foi uma alegria. Chamei a minha esposa para observá-lo também. Fomos trocando mas às tantas ela já dizia "deixa-me ver outra vez". 8). Usei oculares de 20mm, 12mm e 4mm, ou melhor só as de 20mm e 12mm pois a de 4mm é mentira. Só para a lua e mesmo assim com muito boa vontade. A de 12mm exigiu alguma adaptação à vista para consegui focar mas lá deu para observar.

Só ontem à noite soube que está em oposição ao sol.

Enfim, uma boa experiência certamente para recordar.

5
Genéricas / conjunção
« em: Fevereiro 27, 2009, 06:58:41 pm »
Olá a todos...

Alguém já reparou no bonito par que se pode observar hoje - 27-2-2008 a Oeste ?

Abri agora a janela (19h00) e "sem aviso" lá estavam eles - A Lua e Vénus.



Divirtam-se !

6
Diversos / Oculos 3D
« em: Janeiro 24, 2009, 10:25:23 am »
Olá a todos,

Alguém sabe onde se podem comprar uns óculos 3d, ou eventualmente sabe como fazê-los. É que encontrei um site onde se diz que apenas temos de colocar um acetato vermelho e outro azul numas hastes em cartolina e voilá. Mas os tons e transparência do vermelho e azul devem ter alguma influência...ou não ?


O objectivo e ver imagens em 3D de Marte.

7
Discussão Geral / Participem ! - Globe at Night
« em: Fevereiro 29, 2008, 10:30:42 pm »
Se recebem a newsletter do Universe Today provavelmente ja conhecem mas de qualquer da formas aqui vai o link

http://www.globe.gov/globeatnight/

8
Fotografia e Imagem / Marvão, a Lua e Marte !
« em: Janeiro 11, 2008, 09:59:43 pm »
Vivam,

Deixo-vos aqui uma pic que fiz na noite de Natal 2007. O local é o Cabeço do Mouro em Portalegre, mas já em pleno parque natural da Serra de S.Mamede.

À direita Marvão a cerca de 10Km. À direita, a Lua e Marte, a muitos mais...


9
Binóculos / Não sei que fazer !
« em: Janeiro 11, 2008, 02:14:24 pm »
Devo comprar uns 15X70 ou 12X60 mais pesados e que podem trazer problemas como imagem tremida em uso digamos que normal (sem tripe) ou gastar mais dinheiro e comprar uns bons (melhores) 10X50 ?

Tenho medo de comprar uns mais pequenos que não tenha ampliação suficiente. Por outro lado poderam ser eventualmente mais luminosos e produzir melhores imagens.

Já tive uns 20X80 que foram um pesadelo devido ao peso.


O que tenho estado a ver são os Celestron Skymater 12X60/15X70

10
O NUCLIO - Núcleo Interactivo de Astronomia, com o apoio do Centro de Interpretação Ambiental da Ponta do Sal e da Câmara Municipal de Cascais, promove de 14 a 16 de Dezembro de 2007 a 4ª edição da FASCINIO - Feira de Astronomia e Ciência do NUCLIO.

Durante os três dias da Feira, o visitante encontrará livros de astronomia e ciência, equipamentos astronómicos, brinquedos pedagógicos e um simulador de vôo. Também serão realizadas palestras, oficinas de Astronomia, lançamento foguetões de água, sessões de observação com telescópios operados remotamente, workshops e outras actividades para os mais jovens, dinamizadas pelo grupo "Aprender é Divertido". O público poderá ainda participar em sessões de observação do Sol e sessões de observação do céu nocturno. A feira decorre no Centro de Interpretação Ambiental da Ponta do Sal, em São Pedro do Estoril.



http://www.nuclio.pt

11
Exploração Espacial / Equipamento português integra missão Atlantis
« em: Dezembro 12, 2007, 12:04:06 pm »
"Um equipamento totalmente produzido em portugal vai integrar a missão que começa esta quinta-feira com o lançamento da nave espacial Atlantis. A sonda EuTEMP, produzida pela Efacec, vai medir temperaturas que serão depois enviadas e analisadas na Terra.
( 10:32 / 06 de Dezembro 07 )

   

Um equipamento totalmente concebido em Portugal com o objectivo de medir a temperatura em «fases críticas de instalação desse na Estação Orbital Europeia» vai integrar a missão que começa esta quinta-feira com a partida da nave espacial Atlantis.

Ouvido pela TSF, o administrador-executivo do grupo Efacec explicou que este equipamento «vai ser transportado na Space Shuttle para a Estação Orbital e depois vai ser instalado na parte exterior da Estação Orbital».

Alberto Barbosa adiantou ainda que será durante a «fase crítica» da passagem deste equipamento de dentro para fora da estação orbital que este equipamento, denominado de EuTEMP, começará a fazer as suas medições.

Nesse momento, acrescentou este administrador, irão ocorrer «variações bruscas de temperatura», sendo que este equipamento construído pela Efacec não estará alimentado.

«A sonda EuTEMP, que desenvolvemos, irá fazer uma medida e um registo de temperaturas e várias grandezas físicas para depois serem analisadas em tempo deferido aqui na Terra», explicou.

Em declarações à agência Lusa, Alberto Barbosa assinalou ainda o facto de ser a «primeira vez que um voo espacial integra tecnologia portuguesa de raiz».

«É a primeira vez que vai ser instalado um módulo, em que todo o processo, desde a concepção até ao desenvolvimento, passando pelo projecto, hardware e software, electrónica e mecânica, foi totalmente produzido em Portugal pelos engenheiros da Efacec», adiantou.

O EuTEMP, que foi concebido durante mais de dois anos, é uma unidade de medida e aquisição de temperatura de pequenas dimensões, autónoma e alimentada por baterias e que foi construído de modo a resistir às temperaturas do ambiente espacial pelo menos durante vários dias após o seu lançamento.

Esta sonda transmitirá os seus dados para a Terra, através do novo laboratório espacial Columbus, tendo o EuTEMP sido construído para se manter três anos no espaço, podendo funcionar de forma isolada durante 30 adias.

A Efacec tem ainda em curso outros projectos do género, como o CTTB, que tem o objectivo de testar o comportamento de diferentes tecnologias electrónicas quando sujeito a determinados ambientes do espaço.
"

http://www.tsf.pt, 12-12-2007

12
Astrofotografia: Digital / Cameras infravermelho
« em: Dezembro 11, 2007, 05:21:39 pm »
Humm,


Estava aqui a ver (gravado) o ultimo programa da série Universo a passar no canal História quando passaram aquela famosa imagem da galáxia Sombrero, concretamente esta :

http://www.spitzer.caltech.edu/Media/releases/ssc2005-11/ssc2005-11a.shtml

Se bem se lembram e como podem ver no site ela é composta de 2 imagens, do hubble com o espectro visível e spitzer com infravermelhos. No programa incluiram ainda o xandra com raio X. Eu tinha essa ideia pois já conhecia esta imagem mas no site só ilustram duas, mas para o caso agora não interessa.


É que de repente ocorreu-me...será que não há por ai câmeras que captem a luz no infravermelho destinadas à astronomia amadora ?

13
Sugestões / Erros a corrigir
« em: Novembro 27, 2007, 09:53:43 pm »
Ao admins do fórum, e que me perdoem se estiver a abrir este tópico erradamente

quando se actualiza um avatar aparece depois de fazer "Enviar"
"O seu Perfil fou actualizado." em vez de "foi"


também de cada vez que recebo um email a notificar-me que houve uma resposta a um topico onde participei, ao fazer login aparece

"Informacção" onde acho que deveria estar "Informação"


Espero que compreendam que são apenas sugestões para melhor o fórum e não criticas a quem quer que seja. Eu também dou erros de ortografia.

E reparei agora que aqui em baixo está "Me enviar um email quando houver uma resposta enviada" não será enviar-me.

Mais uma vez desculpem-me este apontar de dedo aos erros mas é no bom sentido.

14
Genéricas / Meteorito ?
« em: Julho 31, 2007, 11:21:43 pm »
Dei com isto na newsletter/blog do bad astronomy.

http://www.badastronomy.com/bablog/2007 ... er-europe/

Se seguirem este link dá para ter uma ideia de como terá sido. Bem bonito e espectacular.... !!!
http://dnevnik.hr/naslovnica/vijesti/hr ... _61602.php

Páginas: [1] 2