Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - Luis França

Páginas: [1]
1
Secção Solar / Anomalias na magnetosfera
« em: Janeiro 23, 2009, 02:24:14 pm »
Boa tarde a todos,

Alguém me sabe explicar o que aconteceu na magnetosfera terrestre no dia 21 de Janeiro 2009, às 23 horas UTC? vejam este filme do NICT:

http://www3.nict.go.jp/y/y223/simulation/realtime/movie/2009/test_6.20090121.avi

Very strange indeed.... :s

2
Pó Estelar / Re: Novos Cometas
« em: Maio 21, 2008, 08:49:03 pm »
O Boattini está a ter um comportamento parecido com o Holmes. E vê-se bem mas no hemisfério sul. Este é um cometa a seguir pelas notícias diárias estrangeiras.

3
Actividades e Eventos / Re: Eclipse Total da Lua 20 de Fevereiro 2008
« em: Fevereiro 23, 2008, 09:03:00 pm »
Citar
Depois de uma chuvada, existe muito menos poeira no ar, tornando muito melhor a visibilidade. Depois de uma trovoada, ainda melhor pois o ar fica ionizado, melhorando ainda mais a visibilidade. São das melhores alturas para se fazer fotografia de paisagem.

Isso resulta nas máquinas analógicas mas não nas digitais. E porquê? Por uma razão que não lembra ao diabo, mas que faz parte da própria tecnologia: em termos de comparação, a quantidade de luz que chega ao filme de prata é de 4 a 6%; no digital é de 60 a 70%. A partir daqui a explicação encontra-se no próprio "segredo" da digital que é a de gravar a cor através de sinais eléctricos. Ora, a seguir ou antes de uma trovoada se tirarmos fotografias ao céu, o ruído disperso, em grande ou pequena quantidade, dá-nos a indicação de trovoada eminente. E já agora o risco de sermos o pára-raios aumenta, ao encostar a máquina ao nosso corpo.
Já com uma máquina nanalógica isso não acontece.


A fotografia do Fil, que está mesmo muito boa, os meus parabéns pela "invenção". O único azar, como disseram, foi a saída da sombra. Em exposições longas considerem usar uma ventoinha para fazer circulação de ar e não embaciar os filtros, ainda por cima se se usarem mais do que um.
As gotas da condensação quando apanharam luz espalharam essa luz causando aquela claridade à saída da sombra. Não podes mascarar isso?

Muito bom

4
Actividades e Eventos / Re: Eclipse Total da Lua 20 de Fevereiro 2008
« em: Fevereiro 22, 2008, 03:55:24 pm »
Sabes Fil, a partir de experiências como esta e outras é que se descobre o lado oculto da descoberta. Por ser simples e elementar é complicado para outros. Estou mesmo curioso por ver essas imagens. Um dos truques da Natureza que uso quando estou a fotografar bosques  ou florestas é esperar por um dia de chuva torrencial. E porquê? Porque as árvores ficam lavadas e penteadas na vertical, por acção da queda das gotas a direito. Quem é que se iria lembrar disto?

A todos os membros que repararam na minha assinatura. Faço-o por uma razão muito simples e práctica: se quiserem ficar com ela têm de gramar com a assinatura e a falta de definição, pois a fotografia é a minha actividade profissional principal. Senão não as publicava. A marca de água aparece sempre nos sítios mais incríveis e onde não dá limpar sem cortar o cerne da fotografia. Mais uma vez têm de me desculpar...  :)

5
Actividades e Eventos / Re: Eclipse Total da Lua 20 de Fevereiro 2008
« em: Fevereiro 21, 2008, 03:19:02 pm »
Ainda passei por Sintra à 1 da manhã mas as nuvens eram bem espessas e estava a cacimbar. Fui direitinho para as Azenhas do Mar onde, das 2:30 às 3:35 houve uma boa aberta entre as nuvens que deu para observar a totalidade da ocultação. Às 3:40 entraram nuvens tão densas que deixei de ver a Lua. Mas fiz os registos: Fuji Finepix S9500, ISO 100, f:7 e 1/4s a 5'' de exposição. Espero que valham alguma coisa.






6
Actividades e Eventos / Re: Eclipse Total da Lua 20 de Fevereiro 2008
« em: Fevereiro 20, 2008, 03:15:06 pm »
Obrigado pela vossa explicação. Parece que hoje quem estiver mais perto do litoral é que poderá ter a sorte de ver o eclipse, dado que o vento de Oeste traz ar húmido que quando chega a terra começa a condensar, dificultando a observação. Ontem à noite em Lisboa ainda consegui ver nitidamente a lua devido à fraca neblina que estava (servia de filtro de densidade neutra). Pode ser que hoje tenha mais sorte.

7
Actividades e Eventos / Re: Eclipse Total da Lua 20 de Fevereiro 2008
« em: Fevereiro 19, 2008, 12:34:02 am »
Ainda estou esperançado que haja alguma aberta nas nuvens, em Sintra na noite 4ªfeira para 5ª. Parece que a chuva não nos larga antes de sábado, por isso vai ser uma noite interessante. Já agora, alguém me sabe informar se no período de tempo  sombra - eclipse - sombra a que altura do horizonte está a lua? É que eu tenho receio que a copa das árvores me tape a visão... alguém me dá uma dica?

Não se vão arrepender quando virem as fotos... :D

8
Actividades e Eventos / Re: Eclipse Total da Lua 20 de Fevereiro 2008
« em: Fevereiro 15, 2008, 08:49:55 pm »
Foi feita numa Fuji Finepix S9500, f:/7 com 20s até 4s conforme a intensidade da lua, tripé Manfrotto de carbono e cabeça Gitzo, 80ASA. O local foi as Azenhas do Mar junto ao pinhal; no fim do eclipse começaram a entrar nuvens mas mesmo assim sem houve muito problema pois anulou parte do brilho forte da lua.

Essa imagem estánum dos meus blogs mas não sei se é permitido redireccionar para lá. Daí o problema em redireccioná-la para cá. O imageshack trabalha bem por aqui?

E parece que a tal chuva que aí vinha vai toda para sul do Algarve...  :lol:

9
Actividades e Eventos / Re: Eclipse Total da Lua 20 de Fevereiro 2008
« em: Fevereiro 14, 2008, 08:06:45 pm »
Obrigado por a recolocarem. Já vi que redireccionar fotografias do Blogger dá mau resultado. Para a próxima terei que ver onde as alojo.

Mas dêem-me lá a vossa opinião crítica acerca dela.  :D

10
Actividades e Eventos / Re: Eclipse Total da Lua 20 de Fevereiro 2008
« em: Fevereiro 14, 2008, 04:52:28 pm »
Essa noite vai ser interessante pois aqui, na zona de Sintra e Lisboa vai ser uma lotaria. Os modelos meteorológicos mostram instabilidade de 17 a 19, tipo muita vento e chuva (por vezes muito forte); no entanto, pode haver uma aberta no tempo, as hipóteses são 50% por 50%.
No que me toca, vou estar em Sintra numa quinta acordado a noite toda. Mesmo que chova. Eu vou fotografar à maneira antiga: com filme, tripé e também uma digital. Costumo fotografar a lua e envolvência de várias maneiras. Compósitos das posições mais interessantes, grandes planos, landscape, sequências avi, o que vos der na cabeça. Façam é muitas diferentes.
Com ou sem chuva. Com chuva usem capas impermeáveis para as máquinas e tripé. Não se vão arrepender.

Tenho um sequência do ano passado, não sei se poderei colocá-la. Se houver algum problema digam...
[attachment=0:38uuvk6n]eclipse_LUA.jpg[/attachment:38uuvk6n]

11
Concursos / Re: A melhor foto : Fevereiro 2008 - Votações
« em: Fevereiro 12, 2008, 08:37:55 pm »
Olá, boa-noite

Será que posso concorrer com uma fotografia do eclipse total da Lua no próximo 20 de Fevereiro? É porque vou estar a noite inteira a fotografar esse acontecimento em Sintra e tenho a impressão que não vai chover? Ainda tenho tempo, não tenho?
Gracias.

12
Discussão Geral / Estrela Polar - alteração de coordenadas?
« em: Fevereiro 11, 2008, 04:21:23 pm »
Boa tarde a todos,

Tenho observado algumas oscilações na posição da estrela polar desde Junho de 2007 mas, dado que não sei fazer essas medições em tempo real (parto do princípio que se houver uma alteração de posição, os programas sobre estrelas não o consagram em tempo real), vinha solicitar ao fórum e aos seus membros se podiam fazer essas medições: em Junho/Julho de 2007 pareceu-me estar localizada não a norte mas um pouco para a direita NE.

Aliás, o sol no solstício de Verão "nasceu" a 70ºN, dando a impressão de ter nascido mais a norte e nesse dia, um amigo que tem um relógio solar com cerca de 200 anos num solar na Régua telefonou-me a dizer q o relógio marcava 12:30 e eram 14:40. Poderá ser isto normal ou existe aqui alguma anomalia? Ou poderá ter a ver com a precessão dos equinócios e alguma oscilação do eixo da Terra? Como aconteceu no dia do tsunami em 26-12-2004 que, salvo erro, foi de 1,5º graus.

Estarei errado ou há mesmo alguma mudança?  :shock:

13
Galactica Caffe / Re: Apresentações dos Utilizadores (AQUI)
« em: Fevereiro 08, 2008, 04:34:56 pm »
Descobri este fórum através de um fórum de meteorologia.
Chamo-me Luis França (44 anos) e desde os meus 10 anos que gosto de olhar para o céu e sua vizinhança. Sou fotógrafo free-lancer desde 1985 (analógico e ultimamente digital) e técnico de hardware/ recuperação de dados. Ainda não tenho telescópio (gostava de ter um Meade de 8''); no entanto, fotografo o céu com uma Fuji Finepix 9500Z e um tripé Gitzo (dos mais pesados e mais caros); também passo noites em claro (deito-me quase sempre às 4 da matina). Em Outubro 2007 consegui fotografar o Holmes! Só fiquei triste por a nossa imprensa nem ter falado desse acontecimento, mas é o país que temos.

Espero repetir este ano a proeza de fazer uma sequência do eclipse total lunar em Fevereiro. E aprender com os especialistas deste forúm.  :D

Páginas: [1]