Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Tópicos - omeuceu

Páginas: [1] 2
1
Galactica Caffe / Extraterrestre no Parlamento...
« em: Setembro 26, 2007, 01:08:59 am »
Olá


Vou passar textualmente toda a notícia veiculada no Courrier Internacional Edição 129 --- 21.09.2007 - página 9 que diz o seguinte no canto inferior direito:

"Depois de ter, sem dúvida, testado pessoalmente a atmosfera reinante em vários planetas, um pequeno grupo de deputados liberais, encabeçados pela adorável louca que é Danna Vale, chegou à conclusão de que o sobreaquecimento climático é um fenómeno À escala da Via Láctea (LOOOL) e que, por conseguinte, o Governo (da Austrália) é impotente perante ele.
O seu relatório conforta, sem margem para contestação, em seu entender, aqueles que suspeitavam há muito que a deputada Danna Vale é uma extraterrestre. De que recanto do nosso universo vem exactamente, continua uma incógnita (LOOL. que mauzinhos); mas há sérios indícios neste documento quando se lê que Tritão (agora observação da jornalista - o maior satélite de Neptuno - vá lá!!! ) é muito magnanimemente (?) qualificada como "planeta". (LOOL)
Tritão nunca foi um planeta. Tritão é uma grande lua, mas nunca foi mais do que isso. Na verdade, o que Tritão tem de mais interessante é que tem uma órbita retrógrada (estou espantado como a jornalista tomou em atenção a correcta informação!) - isto é, dito mais simplesmente, gira no sentido inverso do seu planeta (estava quase). Tal como Danna Vale e os seus co-autores, que abraçaram a causa dos cépticos da mudança climática cerca de 12 meses depois de o seu patrono, o primeiro-ministro John Howard, ter pedido desculpas por ter duvidado desse fenómeno e declarar que não o voltaria a fazê-lo."   Annabel Crabb, Sydney Morning Herald.

2
Terra / aquecimento global: um mito?
« em: Setembro 26, 2007, 12:29:30 am »
Olá amigos/as


Bem para mim isto não era grande novidade... mas o Goddard Institute
for Space Studies afirma CLARAMENTE que o ano mais quente, em MÉDIA,
da história dos EUA, de sempre não terá sido em 1998 (que favoreceria
a tese de aquecimento global crescente), mas sim em 1934. :D Esta
descoberta foi feita recentemente e veio comprovar que houve uma falha
na metodologia anterior (tb poderá ser o desta... mas teve muito mais
cautelas o astrofísico - Stephen McIntyre que estudou os dados). Há
mais.... leio agora no courrier internacional (edição 21.09.2007
página 8) que "estes novos dados destroem a tese, tão do apreço dos
ecologistas, de que seis dos 10 anos mais quentes do país foram
registados depois 1990. É falso. A NASA admite hoje que foi nas
décadas de 1930 e 1940 que se verificaram estas temperaturas, ou seja,
ANTES (Ênfase minha) de a maior parte das emissões industriais de gás
"carbónico" (não gosto nada desta expressão) terem sido lançadas na
atmosfera."

Bem, isto só leva a dizer que os modelos climáticos são mal conhecidos
e que é provável que aquecimento global é apenas um mito alimentado
por interesses por trás...


Há mais: 5 cientistas - Catherine Brahic, David Chandler, Michael Le
Page, Phil McKenna e Fred Pearce refutaram recentemente todos os
principais pontos a favor do aquecimento global.

Depois conto mais... desde companhias petrolíferas que contrataram
cientistas dissidentes para contrariar a tese habitual de aqueciento
global por motivos mais do que óbvios, até pessoas que tentaram
ridiculamente refutar a tese de aquecimenjto global chegando ao ponto
de dizer numa parte posterior do artifo que Tritão era um planeta...



Vejam
http://en.wikipedia.org/wiki/Stephen_McIntyre
http://data.giss.nasa.gov/gistemp/
http://data.giss.nasa.gov/gistemp/graphs/



Um abraço,

Jorge Almeida

3
Efemérides / Próximo eclipse lunar Fevereiro 2008
« em: Setembro 22, 2007, 01:21:43 pm »
Já estou a preparar aos poucos o eclipse lunar para 2008. E já vai tarde.. :(
Estou a pensar em determinar o número de Danjon e quiçá marcar alguns tempos de obscurecimento de crateras lunares (das maiores). Se o telescópio ainda estiver em condições, poderei também tentar marcar os tempos de observação de ocultação de algumas estrelas - se bem que seja um campo que não observe muito. :)  

Dados descritivos qualitativos bem delineados são importantes para se poder apreciar juntamente com outros dados para os cientistas. Como devem saber, observar o eclipse lunar ajuda-nos a perceber um pouco o que se passa na atmosfera terrestre, se bem que o assunto seja deveras complexo. Como não têm havido grandes erupções vulcânicas, duvido que seja um eclipse escuro... mas tudo depende dos níveis de poluição, dos n~iveis de aerosóis em suspensão, quiçá da maior/menor espessura entre outras variáveis.

4
Secção Planetária / haverá luas de luas ?:P
« em: Setembro 22, 2007, 03:30:10 am »
Ora aqui está uma questão interessante. ;)

Sei que a Terra, Marte e Vénus têm as quasi-luas - com uma órbita muito invulgar para os padrões conhecidos. Coisas que a gravidade gosta de "magicar".

E  luas de luas? Eu estou a ver algumas hipóteses. :) Mas deixo isso
para vocês.
Filipe, não é para responderes, :P tu já viste . :P

Um abraço,

Jorge Almeida


ps quase que escrevia luas de lulas. :)

5
Notícias / Notícias BOMBÁSTICAS!
« em: Abril 25, 2007, 12:21:13 pm »
http://www.astropt.org/blog/


e logo no dia da LIBERDADE. :)


Jorge Almeida

6
Olá amigos/as

Tenho o prazer de informar que iniciou hoje, dia 21 de Abril de 2007, dia da Astronomia, um grande projecto da Astronomia Amadora Portuguesa - astroPT.

Leiam com atenção o exposto que resume sobre o que se pretende com o novo projecto. (isto é para ser visto com uma via e não como competição)

Mensagem escrita por Carlos Oliveira:

"(...)

O astroPT é um projecto de astronomia em Portugal.

Este projecto nasceu da necessidade de criar no mundo virtual um local onde se pudessem encontrar diversas sensibilidades de diferentes domínios astronómicos. O astroPT é o local onde profissionais, amadores, amantes, e curiosos de astronomia se reunem, trocam opiniões, discutem ideias, e informam sobre temas relevantes no sector astronómico.

Este projecto (http://www.astropt.org) congrega várias funcionalidades: blog (http://www.astropt.org/blog), mailing list (http://groups.google.com/group/astro-pt), astrowiki (http://www.astropt.org/wiki) e RSS. O blog é a face do website desta comunidade; a mailing list é o sítio onde toda a gente pode partilhar
ideias e discutir temas astronómicos relevantes; a astrowiki é uma enciclopédia em português sobre uma panóplia de assuntos de relevo na astronomia; e o RSS serve para quem quiser só receber as notícias e não pertencer à lista de discussão.

A ideia desta comunidade virtual nasceu em 2005 na mente do Daniel Bento, que em Janeiro de 2006 contactou o Carlos Oliveira. Depois de amadurecerem esta ideia durante cerca de um ano, contactaram o Jorge Almeida, o José Raeiro, e o Nuno Coimbra, de modo a poderem ser os coordenadores do projecto nas suas diferentes funcionalidades.

Entretanto foram também convidados alguns peritos especializados em diferentes domínios astronómicos de modo a poderem ser estes peritos a informar o público das notícias mais relevantes e suas possíveis ramificações. Podem ver uma breve descrição dos colaboradores no link disponibilizado para o efeito.

Os temas que terão peritos exclusivos são: astronomia em geral, astrofísica, astrobiologia, astrogeologia, cosmologia, astronáutica, astropolítica, astronomia amadora, astrofotografia, observação astronómica, educação científica, divulgação de astronomia, história da astronomia, tradução de artigos astronómicos, planetas, meteoros, Ficção Científica, OVNIs, ....

Todas as pessoas que gostem de astronomia, estão desde já convidadas a inscreverem-se na nossa mailing list, a ajudarem a contribuirem activamente para a astrowiki, a receberem a RSS, ou simplesmente a visitarem o nosso blog.

Divulguem, participem, aprendam, divirtam-se, e tirem partido desta comunidade!

Cumprimentos espaciais!


http://astropt.org/blog/2007/04/21/bem-vindos

Blog do astroPT - a desbravar caminhos celestiais
(c) 2007 http://www.astropt.org/blog "


Estão convidados para entrar neste novo projecto.


Um grande abraço,

Jorge Almeida

7
O Exterior / DIVAGAÇÕES..
« em: Abril 03, 2007, 10:04:42 am »
uma coisa que sabemos é que não sabemos quase nada sobre a vida. :)  Por isso, é perigoso passarmos as experiÊncias que temos para outros mundos. O conceito de Vida que temos pode não abarcar outras situações que são totalmente desconhecidas para nós. Até à decada de 70, pensava-se que seria impossível a existência de vida no fundo de oceanos (em especial os de maior profundidade), e explorações feitas na época demoliram essas ideias. Quem garante que o mesmo não possa acontecer noutras circunstâncias que pensamos ser impossível? Mesmo as leis físicas / químicas sabemos realmente que elas se aplicam no todo do Universo? Ou poderá haver variações locais dessas leis? Sabemos isto??


Um aparte: quem nos garante que este é o único Universo onde estamos? ---  O que sabemos? A consciência é o pior castigo que nos foi dado. Termos consciência de que temos de pensar na terrível questão: o que estamos aqui a fazer? Para onde iremos??? Seremos apenas prisioneiros de genes que imperdoavelmente, nos fez ganhar consciência, que nos fez interrogar.... ou estaremos a ser manipulados?

Um peixe no oceano... não faz "ideia" do que possa existir além-mar. É um elemento sem consciência... mal ele "sabe" que existem seres com consciência além do mar. Façamos o mesmo para extrapolar cá para fora... o que será que há para além do Unjiverso? Haverá algo mais? Haverá algo mais que desconheçamos que a consciÊncia??
Ou o espaço-tempo, ou o que lhe queiram chamar, é que cria o Universo, não fazendo sentido de falar o que há "para além"... Qualquer que seja a resposta será sempre desconcertante. Acho que a razão humana, por mais brilhante que seja a mente, neste momento, não conseguirá chegar À resposta a essa questão. Poderemos eternamente ficar na dúvida.  Parece que, cruelmente, a vida apenas se copia a si própria... sem um fim em si mesmo. Não há sentido... Procuramos um sentido que provavelmente não existe. Quanto mais penso na questão, mais receoso fico em querer saber. Às vezes, é melhor não saber...




Um abraço,

Jorge Almeida

8
Actividades e Eventos / Convidado pela agência ESA
« em: Abril 01, 2007, 09:25:39 am »
Olá

Tenho o prazer de vos informar que fui convidado pela agência ESA para
fazer um discurso na próxima semana sobre a Astronomia Amadora na sede
em Paris.

Um abraço,

Jorge Almeida

9
Olá a todos,



Observação realizada no dia 3 de Março de 2007, em Silgueiros - Viseu
- PORTUGAL, usando como acessório instrumental um binóculo Proteus
8x56 para tentativa de determinação da magnitude da Lua. Ao binóculo
invertido, não se via (quase) literalmente nada. Apontado para
Saturno: não se detectou qualquer brilho. Só no caso da Lua, (quando
se experimentou o método às 23 h 15 min UT, detectou-se por visão
lateral o equivalente a uma estrela de 5ª magnitude vista a olho nu e
lateralmente, em céus pouco poluídos), mas como não havia forma de
detectar sequer Saturno, com o binóculo usado, não foi possível
estimar a magnitude da Lua.
O número de Danjon estimado em 1,5 consultando tabela própria de Fred
Espenak, Goddard Space Flight Center. Inicialmente, devido À elevada
humidade notou-se um halo azulado em torno da Lua, À medida que a Lua
ia "entrando" na umbra, foi tornando gradualmente com tons
avermelhados e houve uma altura em que se detectou alguma tonalidade
amarelada. Já quase próximo da totalidade, notou-se esta gradação
desde o Sudoeste da Lua ao Nordeste: cor ferrugem escura, faixa
acizentada, e cor esbranquiçada junto ao limbo Nordeste - mais longe
do centro do cone de umbra. Na totalidade, a Lua mostrou uma cor
ferrugem escura, e apenas se salientava uma breve mancha
esbranquiçada. Daí a estimativa de 1,5.
Será que a previsão inicial de 2,6 para a escala de Danjon náo terá
tido em conta a poluição crescente da Terra? Será que é possível que
poluentes na atmosfera terrestre bloqueiem raios solares - uma vez que
com ausência de erupções vulcânicas relevantes não se esperaria um
eclipse tão escuro? Deve haver mais poeiras na atmosfera do que se
esperava, ou então outro factor desconhecido em jogo.

10
Tópicos Bloqueados / HAM - macaco no espaço!
« em: Fevereiro 26, 2007, 11:12:29 pm »
Dentro de alguns minutos, às 23 e 30 na rtp2 vai dar HAM . macaco no espaço. :D

11
Tópicos Bloqueados / A apresentação - finalmente. :)
« em: Fevereiro 25, 2007, 10:25:02 pm »
Ora bem, alguns já me conhecem...

Bem sou o Jorge Almeida, já dei 31 voltas em torno do centro de massa do Sistema Solar. Já?? como o tempo foge...

Sou um autêntico fanático por eclipses - melhor pela sombra da Lua, estou encantado por ter estado na sombra da Lua. ;)

Neste momento, sou parte integrante de um grande projecto de astronomia que está a ser construído aos poucos e em breve será conhecido.

Já conheço os principais responsáveis do fórum, desde o inicio dos meus passos na Astronomia Amadora. Estive ausente durante quase dois anos sem observações, e elas retomarão em breve com o próximo eclipse lunar total já no próximo Sábado.


Um abraço,

Jorge Almeida

12
Secção Solar / Eclipse anular este domingo, dia 25. ah, pois.
« em: Fevereiro 23, 2007, 09:57:29 pm »
sabem que há eclipse anular do SOl este domingo, certo? sabem? certo??

Aliás, um eclipse anular deveria ser considerado antes um trânsito lunar, que este último, sim é o termo correcto. ;)

13
O Exterior / a beleza dos céus..
« em: Fevereiro 19, 2007, 02:57:24 pm »
http://www.youtube.com/watch?v=5UgyZoql ... ed&search=

é esta beleza que está nos céus, esta história que nós temos -- que
por vezes fico perplexo com os conflitos que temos como pessoas. Temos
muito a aprender. Longo é o caminho.

Compreendendo inexoravelmente a nossa extrema insignificÂncia perante
o cosmos, deveríamos ja ter aprendido a sermos mais humildes, mas a
natureza humana é insondável...
pensem nisso ao olharem para as imagens.

14
O Exterior / Estrelas pulsantes
« em: Fevereiro 19, 2007, 02:31:55 pm »
http://www.youtube.com/watch?v=8SIT705g9mw

Interessante vídeo que ilustra algumas estrelas que têm essas características. A música de fundo é para esquecer...
Não sabia que havia uma estrela chamada Gorgonea tertia?? = 25 Rho Persei... (25 é o numero de Flamsteed)

confirmei aqui:
http://www.astro.wisc.edu/~dolan/conste ... /0921.html
e http://www.astro.uiuc.edu/~kaler/sow/gorgtert.html

15
Notícias / CHANDRA mostra outro olhar dos pilares da criação
« em: Fevereiro 19, 2007, 01:35:03 pm »
Uma imagem noutro comprimento de onda além do visível aos famosos pilares da criação
http://chandra.harvard.edu/photo/2007/m16/


Estava curioso em saber se haverã mais imagens similares a esta sem ser da M16. Não me parece ser uma imagem única.

Também aprecio muito as imagens de "teardrops" em M42. . Mas aí já seráo berçário de planetas... e não de estrelas como o outro caso.

Um abraço

Páginas: [1] 2