Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - Astrolupa

Páginas: [1] 2 3 ... 67
1
Fotografia e Imagem / Re: Lua, Vénus, Júpiter e Régulus
« em: Junho 19, 2015, 10:27:03 am »
5 estrelas João, 5 estrelas. (Ou quase!)  :)

2
Genéricas / Re: pequeno ponto estático a piscar
« em: Junho 19, 2012, 04:09:47 pm »
Boas! Provavelmente seria um satélite em órbita geoestacionária, ou seja, que se move à mesmo velocidade angular que o planeta e dá a sensação que se encontra parado no céu. O efeito de piscar poderá ser devido à rotação que alguns satélites têm, e que devido a essa rotação, por vezes os painéis solares ou antenas são colocadas em certos ângulos que provocam reflexão da luz solar. A variação da intensidade do brilho provavelmente deve-se ás condições atmosféricas, já que a luz que vem do espaço é perturbada quando esta atravessa o ar.

3
Fotografia e Imagem / Re: Meu 1º sketch
« em: Junho 12, 2012, 10:21:54 am »
Muito bem Waldju! Continua a fazê-los e mostrá-los! Gosto tanto de ver estes sketches como fotografias! ;D

4
Discussão Geral / Re: URGENTE, ESTOU PREOCUPADO
« em: Maio 24, 2012, 09:51:00 am »
 :P

5
Discussão Geral / Re: URGENTE, ESTOU PREOCUPADO
« em: Maio 23, 2012, 11:37:50 am »
É sempre bom ver o pessoal a responder a tópicos, mas a ultima mensagem deste já tinha mais de 2 anos....... :)

6
Montagens / Re: VLT sem EQ: a opção foi pela montagem Azimutal
« em: Maio 11, 2012, 12:19:31 am »
Olá AJC!

Mas essa tecnologia já está disponível à muito tempo para nós, amadores. A Meade por exemplo, tem um "field derotator" (#1120) que se encaixa na traseira de um Schmidt-Cassegrain em modo azimutal e que permite as longas exposições sem problemas de rotação. Penso que para nós, amadores, com instrumentos até 14 ou 16", ainda se continua a apostar numa montagem equatorial talvez pela sua simplicidade de funcionamento.

7
Montagens / Re: VLT sem EQ: a opção foi pela montagem Azimutal
« em: Maio 10, 2012, 10:48:26 am »
A montagem azimutal é a montagem preferida em telescópios de topo actualmente. São mais compactas e muito resistentes. Percebe-se bem porque a escolha recaía em montagens equatoriais anteriormente - basta um motor de ascensão recta a funcionar bem e podemos expôr "à vontade" sem outros problemas. Sem dúvida uma escolha acertada para os amadores, até certo tamanho de telescópio! Quando os telescópios cresceram, também a montagem equatorial teria que crescer, mas imaginem o que é ter uma estrutura de 100 toneladas, com um contrapeso de mais ou menos outras 100 toneladas!... impraticável! Com o advento da computorização, um simples PC pode controlar com precisão uma montagem azimutal que pode suportar grande peso. Fica só o problema da rotação de campo, mas essa também pode ser facilmente compensada com os instrumentos ligados a um sistema de rotação "field derotator" que roda os instrumentos com precisão. :)

8
Actividades e Eventos / Re: 1ª Arouca Star Party dia 23 Junho
« em: Maio 09, 2012, 10:14:08 am »
Boa iniciativa! Esse local parece ser magnifico. Infelizmente é demasiado longe para ir, de quem vai do Algarve...  :(

Boa sorte e que corra tudo bem!

9
Montagens / Re: montagem equatorial - o inicio
« em: Abril 24, 2012, 09:48:51 am »
eu levaria a mal!!
Sim, claro que levarias. Pesquisar, estudar, tentar perceber, etc. custa muito mais do que simplesmente perguntar. Se quiseres és mais que bem-vindo de dar a explicação DETALHADA e que o "poiou123" perceba.

10
Astrofotografia: Digital / Re: Várias astrofotografias
« em: Março 07, 2012, 10:22:17 am »
Boas David!

Está um belo conjunto de fotografias! É pra continuar mesmo, apesar das limitações! Nas de ceú profundo, tenta fazer mais fotos para usares a técnica do "stack" que vai permitir puxares mais um pouco por elas.

11
Colimação / Re: Problema estranho na colimação
« em: Março 05, 2012, 09:53:36 am »
Provavelmente precisas de deslocar mais o secundário para dentro ou pra fora do tubo para que este fique bem centrado por debaixo do focador. Para o mover pra fora, despertas bastante os 3 parafusos de colimação e apertas o parafuso central (que é o que segura o secundário) até que o secundário pareça centrado sob o focador. Depois apertas os de colimação para fixar e recolimas. Para o mover para dentro, desapertas o parafuso central e quando em posição sob o focador, apertas os de colimação. Depois recolimas. Usa sempre a outra mão para segurar o secundário para evitar que rode muito e/ou que fique tão desapertado solto que caia.

Boa sorte!

12
Telescópios / Re: Colimação
« em: Fevereiro 16, 2012, 04:32:30 pm »
Um colimador, por mais básico que seja é sempre preferível ter.

13
Telescópios / Re: Colimação
« em: Fevereiro 16, 2012, 12:01:56 pm »
As molas não são imprescindíveis, mas dão jeito para evitar as normais folgas que as roscas dos parafusos têm. A falta de parafusos de bloqueio também é discutível, mas tal como as molas, também dariam jeito se tivesse. Em resumo, esse é um sistema básico. Ele assim como está vai funcionar bem, mas talvez descolime mais facilmente especialmente se for sujeito a transporte em viatura.
Se tiveres jeito para a bricolage, é fácil abrires 3 buracos perto dos parafusos de colimação, roscar esses buracos e colocares tu mesmo 3 parafusos de bloqueio. A questão das molas também resolves bem... Encontra 3 molas fortes que caibam nos parafusos de colimação e está feito! Nas lojas de material auto talvez as encontres.

Boa sorte!

14
Astrofotografia: Digital / Re: Maquina fotográfica digital
« em: Fevereiro 10, 2012, 10:42:18 am »
Neste caso em particular e como eu era muito verde no assunto, fiz o alinhamento à mão num qualquer programa de edição de imagens (Photoshop, Paintshop, etc) - Desde que tenha a funcionalidade de layers com transparência (para que possas comparar a última foto com a seguinte) faz-se... Actualmente tens muitos softwares que fazem isso automaticamente. Um exemplo disso é o DeepSky Stacker, IRIS, Nebulosity, etc, etc...

15
Astrofotografia: Digital / Re: Maquina fotográfica digital
« em: Fevereiro 09, 2012, 09:53:40 am »
Podes procurar, mas duvido muito. Conheço esses controladores de que falas, mas nunca vi nenhum que não fosse para DSLR. O fabricante não dá essa possibilidade em máquinas compactas geralmente de preço mais acessível para não encarecer o produto, porque as pessoas iriam questionar-se pra que é que serviria, e, longa exposição nesse tipo de máquina costuma ter uma qualidade de imagem pouco aceitável - Simplesmente não foram desenhadas com isso em mente.
Porém, e como exemplo, deixo-te uma pequena foto que fiz à muito tempo com a minha compacta Nikon Coolpix 3100. Foram somadas 27 imagens cada uma de 4 segundos de duração.
http://www.astrosurf.com/nviegas/images/cometas/c2004q2_07012005-2243_fullres.jpg

Boa sorte...

Páginas: [1] 2 3 ... 67