Sistema Solar => Secção Planetária => Júpiter => Tópico iniciado por: PauloSantos em Julho 27, 2006, 10:56:29 am

Título: Telescópio capta megatempestades em Júpiter
Enviado por: PauloSantos em Julho 27, 2006, 10:56:29 am
Astrónomos do Observatório Gemini, no Havaí, captaram com o auxílio de um telescópio a imagem de uma "quase colisão" de duas enormes tempestades na atmosfera do planeta Júpiter.

A Grande Mancha Vermelha (Great Red Spot ou GRS, em inglês) e um fenómeno que se formou mais recentemente, entre 98 e 2000, o Red Jr., são complexos sistemas de tempestades que se deslocam pela atmosfera de Júpiter.

O observatório Gemini, no Havaí, é mantido por uma parceria internacional administrada pela Associação das Universidades pela Pesquisa em Astronomia, em um acordo de cooperação com a Fundação Nacional da Ciência dos Estados Unidos. Embora tenham passado perto uma das outras, os astrónomos já esperavam que as tempestades fossem se cruzar sem incidentes.

As correntes atmosféricas em que elas se encontram se movem em velocidades e latitudes diferentes umas das outras. Eventualmente, os dois sistemas mudam de posição relativa levando a "rotas de colisão" como a que foi capturada pelas lentes do Gemini.

Essa, no entanto, foi a primeira a acontecer desde que a "Red Jr." se formou, a partir da fusão de três fenômenos independentes. A imagem foi captada pelos astrônomos Travis Rector e Chad Trujillo. A Grande Mancha Vermelha já é conhecida pelos astrônomos há 130 anos, mas ainda não se sabe exatamente porque ela apresenta a cor avermelhada.

Uma das explicações possíveis é que a tempestade levante material da parte baixa da atmosfera de Júpiter e o jogue para grandes altitudes. Lá, raios ultravioleta do Sol poderiam fazer algumas substâncias ficarem vermelhas.

Fonte: BBC Brasil
Título:
Enviado por: João Clérigo em Julho 27, 2006, 11:00:59 am
Podem ver aqui, imagens fantásticas da Red Jr.
http://redspotjr.christone.net/
Título:
Enviado por: PauloSantos em Julho 27, 2006, 09:00:26 pm
E aqui têm uma foto do Observatório Gemini em infravermelho:

http://antwrp.gsfc.nasa.gov/apod/ap060725.html

Cumps