Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Tópicos - Fil

Páginas: 1 ... 5 6 [7]
91
Terra / o que é a obliquidade do equador?
« em: Maio 18, 2006, 08:44:43 am »
Sendo um leigo na matéria, quando olhei para os dados de alguns planetas que são aqui descritos noutros tópicos, reparei nos valores da "obliquidade do equador".. E assim a primeira coisa que me veio à cabeça seria do ângulo que o eixo de rotação do planeta faria com a perpendicular à orbita ou algo desse género.. Mas a ser isso, seria um valor entre 0 e 90.. Acontece que Urano tem mais de 90 (como roda na vertical deveria ter ligeiramente menos de 90), e Vénus tem quase 180..
Depois há outra coisa que me baralha que é a direcção de rotação do planeta.. Como é que se sabe a direcção de rotação de um planeta, como o de Urano que roda na praticamente na "vertical"? Por que razão é que se um planeta roda "ao contrário" (dias negativos) não se pode pensar que ele está a rodar no "sentido certo" (dias positivos), mas que está só virado com o "Norte" para "baixo"? Para mim um dia é um dia com valor absoluto, não é uma coisa com sinal..
Não estou a pôr em causa os valores, estou só a perguntar como é que se chegam a eles..

Páginas: 1 ... 5 6 [7]