Sistema Solar => Exploração Espacial => Tópico iniciado por: PauloSantos em Junho 14, 2006, 10:50:36 am

Título: Astronautas chegam à Flórida para testar lançamento
Enviado por: PauloSantos em Junho 14, 2006, 10:50:36 am
A tripulação do próximo vôo do vaivém espacial Discovery, marcado para julho, chegou na terça-feira ao Centro Espacial Kennedy para fazer um treino da contagem regressiva, uma das últimas etapas antes da decolagem.

A chegada dos cinco homens e duas mulheres foi adiada em um dia devido à passagem da tempestade Alberto pela Flórida.

"É óptimo estar aqui", disse o comandante Steve Lindsey, que fará seu quarto vôo espacial.

Nas duas últimas horas do treino de quinta-feira, os astronautas vão usar os trajes pressurizados laranjas e vão se afivelar aos seus assentos dentro da nave.

Há reuniões de segurança marcadas para sexta-feira, inclusive sobre procedimentos de fuga da plataforma de lançamento. Em seguida, os técnicos começam o teste final pré-vôo, que deve durar até sábado.

A nave e os procedimentos sofreram várias alterações desde a última missão do Discovery, há um ano. Os vaivéns estão parados desde então, à espera de melhorias de segurança no tanque de combustível.

Só depois desta revisão a Nasa deve marcar a data exata para o lançamento -- entre 1. e 19 de julho.

A principal missão do vaivém será testar as melhorias de segurança feitas desde o acidente de 2003 com o Columbia. A nave deve entregar mantimentos, equipamentos e um tripulante alemão na Estação Espacial Internacional.

Se o vôo for bem-sucedido, a Nasa pretende fazer mais 16 vôos para concluir a construção da estação espacial e possivelmente para uma última manutenção no telescópio Hubble. Os vaivéns espaciais devem ser aposentados até 2010.

Fonte: Irene Klotz in Yahoo News