Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Tópicos - Guilherme de Almeida

Páginas: [1] 2 3 ... 5
1
Muitas  vezes procuramos, sem conseguir, artigos em Português que nos dêem a conhecer aspectos da Astronomia, pormenores sobre observações astronómicas, sobre instrumentos ou técnicas de observação.

Mas há mesmo uma revista em Português*, denominada "Astronomia de Amadores", que se pode consultar gratuitamente aqui:

http://apaaweb.com/v2013/index.php/revista

Se alguma das revistas não abrir em flash, pode abrir-se em pdf.

Num total de 37 revistas disponíveis, o interessado tem mais de 300 artigos para consultar ou até imprimir para uso futuro.

Nesta revista o leitor encontrará artigos sobre várias temáticas e com diferentes níveis de profundidade. Desde os artigos introdutórios até outros mais técnicos, o interessado encontrará informação para todos os gostos. Pode até encontrar precisamente aquilo que há muito procurava mas não sabia onde encontrar.

____________

* alguns artigos relacionados com aspectos históricos da astronomia ou de técnicas instrumentais do passado estão escritos em inglês.

Boas leituras.

Guilherme de Almeida

2
Caros amigos,

Dou a conhecer aos interessados a minha última entrevista, em que falo da recente colocação no plano nacional de leitura, do conhecimento do céu e da evolução da astronomia amadora em Portugal.
Para quem quiser ver, é aqui:

https://www.facebook.com/PlatanoEditora

Um abraço a todos,
Guilherme de Almeida

3
Notícias / Revista de Astronomia disponível ao Público
« em: Setembro 12, 2013, 10:20:26 pm »
Amigos
 
Vejam a revista da Associação Portguesa de Astrónomos Amadores (APAA), a Revista ASTRONOMIA DE AMADORES.
Vão encontrar certamente muitos artigos úteis e interessantes.

Escolham a revista (ou revistas) que querem ver.

 
Podem ler de duas formas:
 
1) em flash, em que se podem virar as páginas com se fosse uma revista de papel.
 
2) ou então em pdf, clicando sobre a capa, podem ver página a página.
 
Links:
N.ºs 35 a 44:
http://apaaweb.com/v2013/index.php/revista?limitstart=0
 
N.ºs 25 a 34:
http://apaaweb.com/v2013/index.php/revista?start=10
 
Nºs 15 a 24:
http://apaaweb.com/v2013/index.php/revista?start=20
 
N.ºs 12 a 14
http://apaaweb.com/v2013/index.php/revista?start=20
 
Boas leituras
Abraço,
Guilherme de Almeida

4
Notícias / Novo livro de Guilherme de Almeida2013
« em: Junho 10, 2013, 11:25:30 pm »
Caríssimos, é com o maior prazer que vos apresento o meu novo livro (2013) "O Céu nas Pontas dos Dedos":

BREVE SÚMULA
É agora este o livro de entrada. Mas é um livro inovador: na verdade, não é "só um livro", mas sim um pack livro+planisfério celeste multifuncional que permite tudo aquilo que vai indicado no anexo "O que se pode fazer...". A sua função mais básica é a seguinte: marca-se a hora e a data e o dispositivo mostra as estrelas e constelações que nesse momento específico estão acima do horizonte. Mas isso é apenas uma entre 24 funcionalidades possíveis. O planisfério celeste é válido pelo menos durante os próximos 100 anos, assim os materiais durassem tanto.
 
Contém uma abordagem sugestiva e directa, levando o leitor a olhar para cima ao fim de poucas páginas, mas amparando sistematicamente a sua evolução. Esta obra tem capacidade evolutiva, adaptando-se a diferentes níveis de utilização e a diferentes tipos de utilizador, desde o nível mais básico até aos observadores experientes que verão nele uma útil ferramenta para planear oportunidades de observação.
As posições dos planetas, obviamente variáveis com o tempo, são disponibilizadas online até ao ano 2024, segundo indicações dadas no próprio livro.
 

Para os mais curiosos, aqui vão mais dados sobre o novo livro:

Almeida, Guilherme de — "O Céu nas Pontas dos Dedos", 1.ª Edição, Plátano Editora, Lisboa, 2013.
(pack livro+planisfério celeste multifuncional)
Já disponível na Astrofoto (www.astrofoto.com.pt) e praticamente em todas as livrarias nacionais. ISBN: 978-972-770-928-1
Referência e sinopse em: http://www.platanoeditora.pt/?q=C/BOOKSSHOW/7595   
Indice: http://www.platanoeditora.pt/files/271/7612.pdf

Informação essencial: http://www.platanoeditora.pt/files/271/7613.pdf
O que se pode fazer com o Planisfério Celeste_GA: http://astrofoto.com.pt/livrosGA/planisferio_celeste_GA.pdf

Este último Link é especialmente recomendável, pois mostra as potencialidades do produto e desfaz o mito de que é só para principiantes.
Na verdade, quem conhece o céu "como as palmas das suas mãos", ainda encontra utilidade no produto para planear e organizar as suas oportunidades de observação. Para prever com antecedência a hora ou a data Uma em função da outra e vice-versa) em que aquilo que pretende estará disponível, horas antes ou até mesmo a largos meses de distância dos factos...
Ou seja, o produto ajuda imenso que nada conhece do céu, mas quanto mais se conhece o seu mais "sumo" se tira daquela "laranja"... Além disso, há o gozo de manejar a  mimificação do céu com as pontas dos nossos dedos... E quando verificarem na prática, poderão confirmar o rigor dos resultados obtidos...


Reviews/Recensões deste livro:
http://www.obaluarte.net/pagina/edicao/2/20/noticia/9431

http://www.papelonline.pt/revista/o-ceu-na-ponta-dos-dedos/

http://www.bomdia.lu/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=122&Itemid=160
 
http://dererummundi.blogspot.pt/2013/05/o-ceu-na-ponta-dos-dedos.html

http://www.sulinformacao.pt/2013/05/astronomia-o-ceu-na-ponta-dos-dedos/

http://www.odespertar.com/jornal/index.php?option=com_content&view=article&id=2454:o-ceu-na-ponta-dos-dedos&catid=29:opiniao&Itemid=136

Abraço
Guilherme de Almeida
http://www.platanoeditora.pt/?q=N/AUTHORSHOW/92&maid=292

5
Notícias / REVIEW do meu novo livro
« em: Maio 17, 2013, 01:10:32 pm »
Caríssimos,

Aqui está a review do meu novo livro "O Céu nas Pontas dos Dedos"(publicada pelo Prof. António Piedade):

http://www.obaluarte.net/pagina/edicao/2/20/noticia/9431

Abraço
GA

6
Assunto: Lançamento formal do novo livro de Guilherme de Almeida "O CÉU NAS PONTAS DOS DEDOS"
(Plátano Editora, ISBN: 978-972-770-928-1 )

Caríssimos

A 6 de Abril fez-se o pré-lançamento do meu novo livro "O Céu nas Pontas dos Dedos" na FNAC de Alfragide, pelas 16:00.

Agora será o lançamento formal, no "El Corte Inglés" de Lisboa, 7.º Piso, no dia 29 de Abril, pelas 18:30. Será na Sala de Âmbito Cultural do "El Corte Inglés".

O livro será apresentado pelo Prof. Doutor Henrique Leitão, do Centro Interuniversitário de Historia das Ciências e da Tecnologia (CIUHCT).

As vossas presenças serão muito bem-vindas. Estão todos convidados. Apareçam.


Um abraço
Guilherme de Almeida

7
Notícias / Livro "Mitos no Céu": obra extraordinária
« em: Fevereiro 23, 2013, 11:42:41 pm »
Caríssimos

É altura de revisitarem esta pérola que tem andado esquecida:

MITOS NO CÉU
(Autor: António Magalhães)
 
Gradiva - Publicações, Lda., Lisboa, 2004.
15,5 cm x 23 cm, 436 páginas, 180 figuras.
ISBN: 972-662-989-6

 
Este é um livro muito interessante que passo a descrever.
 
Embora não seja imediatamente  evidente,  todos  os dias (dia e noite) "passam sobre as nossas cabeças" vários heróis  e  figuras  lendárias, princesas e guerreiros, lutas e artefactos geralmente associados a lendas que os  nossos
antepassados imaginaram para encontrar alguma ordem no caos aparente do céu nocturno. Essa primeira compreensão permitiu-lhes interpretar  os ciclos das estações do ano, orientar os seus rumos, organizar sementeiras e migrações, elaborar  calendários  e  até celebrar rituais religiosos. Tais conhecimentos foram-lhes essenciais para sobreviver num mundo nostálgico e  talvez romântico, mas também agreste e duro. Mitos no Céu, da autoria de António Magalhães, é  uma  obra  grande  e completa,  com  436  páginas,  que nos conta as lendas e mitos associados às constelações e às suas origens. Estas histórias fabulosas têm um encanto muito especial  e transportam-nos a um passado distante e glorioso: o céu, visto a olho nu, nunca mais será o mesmo. 
 
O livro está dividido em três partes. A primeira parte esclarece as noções fundamentais  de  astronomia necessárias a uma melhor compreensão da obra por quem se aproxima do tema pela primeira vez. 
A segunda parte aborda todas as constelações (88), uma  a  uma,  por  ordem alfabética, e os seus mitos. Para cada constelação, o autor apresenta-nos a origem mitológica  (quando  existente), a origem do nome da constelação, uma breve descrição da mesma em termos astronómicos, diversos objectos de interesse para observar com binóculos ou pequenos  telescópios, assim como algumas curiosidades relevantes, entre as  quais  as características das estrelas mais relevantes de  cada constelação. Foi também incluído um mapa de cada constelação, acompanhado pela sua representação antiga segundo  atlas celestes dos tempos clássicos, de Hevelius ou de Johann Bode. Esta estrutura mantém-se coerente ao longo de  toda a obra, o que facilita a sua consulta.

O reconhecimento e identificação visual das constelações no céu nocturno sai do âmbito deste livro  (e torná-lo-ia demasiado extenso), mas tal informação pode obter-se em obras expressamente dedicadas a essa temática, disponíveis em Portugal. A  terceira parte contempla as constelações obsoletas, que actualmente já não são consideradas pela União Astronómica  Internacional (IAU). No final da obra encontramos três apêndices acompanhados pela bibliografia, uma referência aos autores incluídos no texto e um índice remissivo.

António Magalhães é licenciado em medicina desde 1974 e especialista em oftalmologia. Entusiasta da astronomia desde muito jovem, é director da revista Astronomia de Amadores, publicada pela Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores (APAA), da qual já foi presidente e continua sócio. Também foi colaborador do jornal Diário de Notícias, onde escreveu  uma  coluna  semanal de astronomia (geralmente aos domingos), e da revista  do Automóvel Clube Médico Português. O autor tem-se empenhado na divulgação  da  astronomia  e  é também um dos autores do livro  Eclipses, igulamente publicado pela Gradiva (1999). O presente livro é prefaciado por Nuno Crato, professor do departamento de Matemática do ISEG (actual Ministro da Educação), conhecido divulgador científico e colaborador do Jornal Expresso.

O estilo do autor e a riqueza da informação, exposta com entusiasmo, fazem da leitura deste livro um verdadeiro prazer. O Autor ANTÓNIO MAGALHÃES está de parabéns. O livro não é de agora (saíu em 2004), mas nesse tempo não lhe foi dada a devida e bem merecida importância. Continua perfeitamente actual e fascinante, pois estes assuntos não se desactualizam. Podem encontrá-lo na Astrofoto ( www.astrofoto.com.pt, procurando em "livros"), que o envia para vossa casa. Podem ainda procurá-lo na Bertrand ou em outras livrarias, ou ainda encomendar à Editorial Gradiva http://www.gradiva.pt/index.php?q=C/BOOKSSHOW/968.

Mitos no Céu é uma obra muito interessante que será procurada por divulgadores do céu nocturno e astrónomos amadores,  nostálgicos  dos tempos clássicos e muitas outras pessoas que querem saber mais sobre a história da astronomia, sobre as constelações e as curiosidades que lhe estão associadas.

Uma obra a não perder, que talvez poucos conheçam e a que não tem sido dado o devido valor.

Guilherme de Almeida

8
Notícias / Lembrete de Astrofotografia e Astronomia
« em: Agosto 13, 2012, 11:37:30 pm »
Anos e comemorações: a lembrar
 
1. Comemora-se, neste mês de Agosto, o 10.º aniversário do lançamento do livro "Fotografar o Céu – Manual de Astrofotografia", de Pedro Ré, cobrindo quase todos os vários campos da astrofotografia: wide field, traços estelares, astrofotografia solar, lunar, de cometas, planetária e céu profundo (abrangendo aqui  nebulosas, galáxias e enxames de estrelas).
Link directo: http://www.platanoeditora.pt/index.php?q=C/BOOKSSHOW/19

 
Curiosamente, dez anos depois, eis que surge à luz do dia "ASTROFotografia – Imagens à luz das estrelas" de Miguel Claro, especialmente dedicado à astrofotografia de wide field, integrando harmoniosamente elementos da esfera celeste, paisagens terrestres e enquadramento arquitectónico, numa especialidade actualmente conhecida como "SkyScape".
Link directo: http://www.centroatl.pt/titulos/tecnologias/astrofotografia/index.html
 
Tanto um livro como o outro foram lançados em astrofestas. O do Pedro Ré na IX Astrofesta, em Nisa (2002); o do Miguel Claro na XIX Astrofesta, em Constância (2012). E os preços, não menos curiosamente, são também quase iguais. Precisamente dez anos separam estes dois interessantes livros.
 
A pergunta óbvia é: será preciso que passem mais 10 anos para surgir outro?
Na verdade, perfilam-se algumas dificuldades no horizonte: o mercado nacional é curto; as grandes superfícies impõem condições espartanas e quase inquisitoriais às editoras; a crise aperta; as carteiras esvaziam-se demasiado depressa; as dificuldades distorcem as prioridades. Vamos esperar para ver...
 

-----------------------------------------
 
2. De caminho, este Agosto  comemoram-se 19 anos do lançamento da "Introdução à Astronomia e às Observações Astronómicas" (agora em 7.ª edição revista). Em Novembro próximo será a vez do "Roteiro do Céu" fazer 17 anos (actualmente em 5.ª edição remodelada). E no Julho que passou,  o nosso "Observar o Céu Profundo" completou os seus 12 anos (2.ª edição revista). A obra "Telescópios", muito mais jovem, vai este Outono fazer os seus 8 anos.
 

Boas observações para todos
Guilherme de Almeida

9
Discussão Geral / Iniciação na Astronomia
« em: Março 10, 2012, 11:06:35 pm »
Sente uma grande curiosidade e interesse por observações astronómicas?

Pretende iniciar-se na Astronomia e não sabe por onde começar?

Está com pressa de comprar um telescópio, mas ainda não sabe reconhecer constelações nem consegue identificar as estrelas  mais brilhantes, pelos seus nomes?

Veja onde encontrar artigos que o(a) irão  ajudar a conhecer o céu e a iniciar-se na Astronomia Amadora

Links directos:  Artigos de Iniciação (Aqui encontrará 21 artigos informativos e esclarecedores) :

http://www.apaaweb.com/index.php?option=com_content&view=category&id=18:iniciacao&Itemid=27&layout=default

Boa iniciação e excelentes observações,
Guilherme de Almeida

10
Como conhecer o céu nocturno — O Céu da Primavera"
NOVA PALESTRA DE GUILHERME DE ALMEIDA 

 
No próximo dia 30 de MARÇO (uma sexta-feira), pelas 21:30, Guilherme de Almeida fará uma palestra especialmente dedicada ao reconhecimento do céu da Primavera, no Planetário Gulbenkian (Lisboa).
É totalmente diferente das sessões habituais do Planetário. Não é uma repetição da palestra anterior, que foi referente ao céu de Inverno. A entrada é livre (grátis) e estão desde já todos(as) convidados(as) a comparecer. Se lhe interessar, anote na sua agenda.
 
Admiram a beleza e imponência de um céu estrelado?
Gostariam de aprender a reconhecer estrelas e constelações?
Pensam que é muito difícil fazer essa aprendizagem?
 
A palestra começa mesmo às 21:30 e é feita a convite da Direcção do Planetário Gulbenkian, contando com a presença de membros da Associação Nacional de Cruzeiros  (ANC). O conteúdo da palestra vai indicado seguidamente.
 
TÍTULO E RESUMO DA PALESTRA
 
Título: "Como conhecer o céu nocturno — O Céu da Primavera".
 
Resumo:
Quem é que nunca desejou saber identificar uma estrela, ou reconhecer uma constelação no céu? Ou localizar a constelação cujo nome está associado ao seu signo pessoal, por exemplo: Virgem, Leão, Caranguejo, Gémeos? Contrariamente ao que possa parecer, estas identificações são simples e acessíveis desde que seja seguida a técnica própria, fácil de aprender. A curva de progressão desta aprendizagem é rápida.
 
A palestra é constituída por duas partes:
1. Abordagem breve das técnicas e procedimentos, recomendações e métodos de identificação.
2. Aplicação prática ao céu de Inverno, com exemplificação, dos métodos e procedimentos referidos, utilizando o magnífico céu que o Planetário permite reproduzir.
 
Na  palestra serão abordadas algumas lendas sobre constelações, assim como a sistematização do céu ao longo dos tempos e  algumas vantagens práticas associadas a esse conhecimento.
 
As técnicas acima referidas serão mostradas e aplicadas relativamente ao céu desta estação do ano. A palestra incluirá ainda diferentes métodos de orientação, assim como alguns conceitos úteis sobre o céu nocturno e a sua observação.  Haverá oportunidade para que todos os interessados possam colocar perguntas ou esclarecer dúvidas.
 
Destinatários: todas as pessoas que sempre sonharam conhecer o céu nocturno e identificar estrelas e constelações com eficácia e segurança. Ou que desejam ampliar esses conhecimentos.
 
Duração aproximada: 45-55 min.
 
Identificação do local: o Planetário Calouste Gulbenkian-Centro Ciência Viva fica em Belém, em frente do Centro Cultural de Belém.
 
Há lugar para 330 pessoas confortavelmente sentadas.
Anote na sua agenda. Aguardamos a sua presença e dos seus amigos, seja por curiosidade pessoal ou por interesse profissional.
 
Guilherme de Almeida

11
Para quem estiver interessado, aqui fica a informação seguinte:
Abraço, GA

"Como conhecer o céu nocturno — O Céu de Outono"
NOVA PALESTRA DE GUILHERME DE ALMEIDA   


Caríssimos,

No próxímo dia 7 de OUTUBRO (uma sexta-feira), pelas 21:30, Guilherme de Almeida fará uma palestra especialmente dedicada ao reconhecimento do céu de Outono. É totalmente diferente das sessões habituais do Planetário. A entrada é livre (grátis) e estão desde já todos convidados a comparecer.

Admiram a beleza e imponência de um céu estrelado?
Gostariam de aprender a reconhecer estrelas e constelações?
Pensam que é muito difícil fazer essa aprendizagem?


A palestra começa mesmo às 21:30 e é feita a convite da Direcção do Planetário Gulbenkian, contando com a presença de membros da ANC (Associação Nacional de Cruzeiros). O conteúdo da palestra vai indicado seguidamente.

TÍTULO E RESUMO DA PALESTRA

Título: "Como conhecer o céu nocturno — O Céu de Outono".

Resumo da palestra:
Quem é que nunca desejou saber identificar uma estrela, ou reconhecer uma constelação no céu? Ou localizar a constelação cujo nome está associado ao seu signo pessoal (por exemplo: Carneiro,  Touro, Gémeos, Caranguejo, etc.)? Contrariamente ao que possa parecer, estas identificações são simples e acessíveis desde que seja seguida a técnica própria, fácil de aprender. A curva de progressão desta aprendizagem é rápida.

A palestra é constituída por duas partes:

1. Abordagem das técnicas e procedimentos, recomendações e métodos de identificação.

2. Aplicação prática com exemplificação dos métodos e procedimentos, utilizando o magnífico céu que o Planetário permite reproduzir

Na  palestra serão abordadas algumas lendas sobre constelações, assim como a sistematização do céu ao longo dos tempos e  algumas vantagens práticas associadas a esse conhecimento.

As técnicas acima referidas serão mostradas e aplicadas relativamente ao céu desta estação do ano. A palestra incluirá ainda diferentes métodos de orientação, assim como alguns conceitos úteis sobre o céu nocturno e a sua observação.  Haverá oportunidade para que todos os interessados possam colocar perguntas ou esclarecer dúvidas.

Destinatários:
todas as pessoas que sempre sonharam conhecer o céu nocturno e identificar estrelas e constelações com eficácia e segurança. Ou que desejam ampliar esses conhecimentos.

Duração aproximada:
45-55 min.

Identificação do local: o Planetário Calouste Gulbenkian-Centro Ciência Viva fica em Belém, em frente do Centro Cultural de Belém.

Há lugar para 330 pessoas confortavelmente sentadas.

Aguardamos a sua presença e a dos seus amigos. Seja por curiosidade pessoal ou por interesse profissional.
 -----------------------------------------------------------------------------
Os melhores cumprimentos
Guilherme de Almeida
http://www.platanoeditora.pt/?q=N/AUTHORSHOW/92&maid=292

12
Caríssimos

No próxímo dia 15 de Julho (uma sexta-feira), pelas 21:30, farei uma nova palestra especial. A entrada é livre e estão desde já todos convidados a comparecer.

A palestra começa mesmo às 21:30 e é feita a convite da Direcção do Planetário Gulbenkian. O conteúdo da palestra vai indicado seguidamente.

Identificação do local: como todos sabem, o Planetário Gulbenkian-Centro Ciência Viva, fica em Belém, em frente do Centro Cultural de Belém.


RESUMO DA PALESTRA


Título: "Como conhecer o céu — O Céu do Verão".

Resumo e conteúdo:
Métodos e técnicas para identificar as constelações e reconhecer, pelos seus nomes, as principais estrelas do céu nocturno. Aplicação e exemplificação directa do método, na magnífica cúpula estrelada do Planetário Calouste Gulbenkian-Centro Ciência Viva.  Serão mostradas e aplicadas as técnicas referidas, relativamente ao céu desta estação do ano.

Destinatários: todas as pessoas que sempre sonharam conhecer o céu e identificar estrelas e constelações com eficácia e segurança. Ou que desejam ampliar esses conhecimentos.

Duração aproximada: 40-50 min.

Outros pormenores: Entrada livre, grátis.

Aguardamos a sua presença. Há lugar para 330 pessoas confortavelmente sentadas.


Os mellhores cumprimentos
Guilherme de Almeida

13
Notícias / Palestra especial de astronomia:O CÉU DE VERÃO
« em: Junho 15, 2011, 04:51:18 pm »
Caríssimos

No próximo dia 15 de Julho (uma sexta-feira), pelas 21:30, farei uma nova palestra especial. A entrada é livre e estão desde já todos convidados a comparecer.

A palestra começa mesmo às 21:30 e é feita a convite da Direcção do Planetário Gulbenkian. O conteúdo da palestra vai indicado seguidamente.

Identificação do local: como todos sabem, o Planetário Gulbenkian-Centro Ciência Viva, fica em Belém (Lisboa), em frente do Centro Cultural de Belém.


RESUMO DA PALESTRA

Título: "Como conhecer o céu — O Céu do Verão".

Resumo e conteúdo:
Métodos e técnicas para identificar as constelações e reconhecer, pelos seus nomes, as principais estrelas do céu nocturno. Aplicação e exemplificação directa do método, na magnífica cúpula estrelada do Planetário Calouste Gulbenkian-Centro Ciência Viva.  Serão mostradas e aplicadas as técnicas referidas, relativamente ao céu desta estação do ano.

Destinatários: todas as pessoas que sempre sonharam conhecer o céu e identificar estrelas e constelações com eficácia e segurança. Ou que desejam ampliar esses conhecimentos.

Duração aproximada: 40-50 min.

Outros pormenores: entrada livre, grátis.

Aguardamos a sua presença. Há lugar para 330 pessoas confortavelmente sentadas.

Os mellhores cumprimentos
Guilherme de Almeida

14
Actividades e Eventos / 8.º ENCONTRO DE ASTRÓNOMOS AMADORES
« em: Abril 22, 2010, 10:05:57 pm »
De: Guilherme de Almeida
 
Caríssimos(as)
 
Venho relembrar que o 8.º Encontro de Astrónomos Amadores, terá lugar no dia 8 de Maio
de 2010 (um Sábado), no Colégio Militar. Faltam só 16 dias ...
 
Para se inscreverem não é essencial serem sócios da APAA nem é preciso serem astrónomos amadores de longa data.: basta que se interessem pelo tema
 
Toda a informação e programa em: http://astrosurf.com/apaa/8EAA/8eaa.html (incluindo o PROGRAMA do evento)
 
Ementa (almoco 8EAA e preço) on-line em: http://astrosurf.com/apaa/8EAA/8eaa.html
 
Inscrições pelo e-mail info@apaa.co.pt ou pelo telefone 21 386 37 02

 Quem ainda não se increveu é altura para o fazer  : A inscrição é grátis (só o almoço é que não é grátis: 10 euros). Podem trazer convidados, mas note-se desde já não é um evento adequado para crianças, devido aos aspectos técnicos inerentes.
 
Para quem gosta de astronomia ou de imagens astronómicas ou de instrumentos de observação será certamente um evento muito interessante.
 
Por favor marquem nas vossas agendas o dia 8 de Maio de 2010..
 
1. Convém que no acto da inscrição para o Encontro, as pessoas indiquem a
MATRÍCULA DO SEU CARRO, pois nas instalações militares é usual controlarem
essas coisas. Facilita muito se mandarem logo isso. Há estacionamento no interior,
para mais de 300 carros.
 
2. No acto da inscrição, digam se é para almoçarem no Colégio Militar, ou não.

Não esqueçam: 8 de Maio de 2010. Faltam só 16 dias.
 
Abraço
Guilherme de Almeida

15
Galactica Caffe / CURIOSO PEQUENO FILME
« em: Março 13, 2010, 10:36:38 pm »
Cqros amigos
Aqui um professor catedrático de Coimbra fala sobre algo que conhecem:
 
http://nautilus.fis.uc.pt/rc/?p=269

Demora uns escassos 4 minutos, mas e bem interessante.
Espero que gostem...

 
Boas visões e audições.
Guilherme de Almeida

Páginas: [1] 2 3 ... 5