Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Tópicos - phoenix

Páginas: [1] 2
1
Discussão Geral / Coleção Explorando o Ensino
« em: Julho 23, 2010, 04:02:07 am »
Meu cordial boa noite.

Clique aqui para baixar gratuitamente livros para ensino de astronomia e astronáutica.

Com o objetivo de apoiar o trabalho dos professores em sala de aula, o Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica, enviou a todas as escolas de ensino fundamental e médio os primeiros  volumes da Coleção Explorando o Ensino. A proposta da coleção é oferecer aos educadores um material científico-pedagógico que permita aprofundar os conteúdos das áreas de conhecimento e disciplinas destas etapas da educação básica. As obras deverão ser incorporadas ao acervo bibliográfico da escola.

2
Meu cordial boa noite.

Muito legal essa matéria, vale a pena ler.

Guia de Carreiras destaca profissão nesta terça-feira (13). Para se dar bem, estudante precisa gostar de ciências exatas.

Fonte » http://g1.globo.com/especiais/Guia-de-carreiras/noticia/2010/07/misterios-do-universo-fortalecem-area-de-pesquisa-na-astronomia.html

3
Notícias / O grande arquivo da NASA *** Leitura recomendada***
« em: Novembro 27, 2009, 02:01:43 am »
Um site que traz imagens, vídeos e áudios da NASA. Tudo indica que é a maior coleção de material da agência espacial americana disponível na web. Quando você entrar em NasaImages.org, poderá acessar as diferentes seções: Universe, Solar System, Earth, Aeronautics e Astronauts. Bom para pesquisas escolares, claro.

Link http://www.nasaimages.org/

Fonte: http://ricardolombardi.ig.com.br/o-gran ... vo-da-nasa

4
Discussão Geral / Telescópio Spitzer registra galáxia em espiral
« em: Julho 25, 2009, 08:46:58 pm »
O telescópio Spitzer, da Nasa (agência espacial norte-americana), registrou a galáxia NGC 1097, que está a 50 milhões de anos-luz da Terra. Veja na foto, abaixo, a galáxia em formato espiral.

Recentemente, a Nasa divulgou outra imagem surpreendente captada pelo Spitzer: a colisão de duas galáxias dando origem a uma terceira, veja aqui » Link



Fonte » http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u600125.shtml

5
Discussão Geral / Constelações do Céu Brasileiro
« em: Julho 21, 2009, 05:01:11 pm »
Veja o infográfico do céu brasileiro

Você sabe quais constelações fazem parte do céu brasileiro?
Conheça mais sobre cada uma, clica na tela para abrir a janela de navegação, seleciona a constelação, vai abrir a tela com informações sobre a contelação.

Link » Clique aqui

Muito bom, e bem interativo

Dica do amigo: Leonardo Engelmann

6
Discussão Geral / Dois bons documentários do fantástico 19/07
« em: Julho 20, 2009, 06:17:53 pm »
Dois bons documentários do fantástico 19/07 - ***Leitura Recomendada***

Boa tarde, quem não assistiu o documentário do fantástico sobre os temas abaixo, segue os link's, muito legal vale a pena ler:

Detetive Virtual prova que o homem já esteve na Lua - Conheça os principais argumentos que acabam de vez com qualquer dúvida.
Reportagem + vídeos » http://fantastico.globo.com/Jornalismo/ ... A+LUA.html

Repórter do Fantástico pilota jipe lunar - O carro lunar parece um caminhão e pode rodar 240 quilômetros.
Reportagem + vídeos » http://fantastico.globo.com/Jornalismo/ ... LUNAR.html

7
Exploração Espacial / Como Avistar a ISS - Leitura Recomendada
« em: Julho 08, 2009, 09:05:09 pm »
Uma boa leitura, muito legal.


Se sair para a rua e olhar atentamente para o céu perto do anoitecer ou do amanhecer, e se tiver acesso a uma esfera celeste relativamente escura, é provável que não tenha que esperar mais do que 15 minutos para ver um dos mais de 35.000 satélites agora em órbita da Terra.

A maioria destes "satélites" são na realidade "lixo espacial" que varia entre os 9 metros e o tamanho de uma bola de ténis. O JSpOC (Joint Space Operations Center), com sede em Vandenberg AFB na Califórnia, EUA, monitoriza constantemente todos os detritos orbitais.

E, de facto, a maioria dos satélites -- especialmente os pequenos bocados de detritos -- são demasiado ténues para serem observados à vista desarmada. Mas dependendo de quem está a contar, podem ser avistados a olho nu algumas centenas. Estes são os satélites grandes o suficiente (regularmente com mais de 6 metros) e baixos o suficiente (160 a 640 km por cima da Terra) para serem observados quando reflectem luz solar.

A Estação Espacial Internacional (ou ISS) é de longe o maior e o mais brilhante de todos os objectos feitos pelo Homem em órbita da Terra.

Mais detalhes » http://www.ccvalg.pt/astronomia/noticia ... 24_iss.htm

8
Secção Solar / Registro de manchas solares
« em: Julho 06, 2009, 02:45:39 am »
Hoje registrei as manchas solares, abaixo segue o link com 3 fotos ou nesse link: Manchas Solares

Data: 05/07/2009 Hora: 13:00
Equipamento: Telescópio Newtoniano 130mm F/D8
Ocular: 9mm, 15mm
Câmera Sony Cyber-shot 4.1 DSC-P43




9
Notícias / Maior telescópio solar do mundo começa a ser construído
« em: Julho 06, 2009, 02:24:38 am »
A noticia é do mês 04/2009, mas é muito interessantes, leitura recomendada.

Foi dada a largada para a construção do maior telescópio solar do mundo, o ATST (Advanced Technology Solar Telescope). Quando ele estiver pronto, em 2012, os cientistas finalmente terão uma ferramenta capaz de ajudar a compreender os fenômenos de larga escala que ocorrem no Sol, como nascem, vivem e morrem as partículas do vento solar e como a atividade solar impacta a Terra.


Com um sistema óptico de 4 metros de diâmetro, o ATST será o primeiro observatório de grande abertura projetado para observar o Sol, permitindo observações com uma resolução sem precedentes. A grande abertura é necessária para resolver espacialmente as escalas fundamentais dos processos que ocorrem na atmosfera solar. Simulações mostram que algumas estruturas magnéticas que acionam os processos de larga escala na superfície e na corona solar podem ser muito pequenas, com cerca de 35 quilômetros de diâmetro. O novo telescópio solar conseguirá identificar estruturas com essas dimensões.

O sistema de óptica adaptativa do ATST será capaz de minimizar a difusão da luz, aliviar as questões termais associadas com a observação direta do Sol e observar tanto o disco quanto a corona solar. Um dos elementos essenciais para isso é o projeto do domo onde será instalado o telescópio (a estrutura em azul na imagem), com um formato destinado a suavizar o fluxo de ar ao seu redor. Um sistema de controle do ar dirige diretamente o fluxo de ar do topo do domo para o piso, desviando do telescópio a turbulência e a poeira do ar.

Fonte » http://www.inovacaotecnologica.com.br/n ... construido

10
Discussão Geral / NASA oferecerá 100 TB de imagens pra Microsoft
« em: Março 27, 2009, 03:31:17 am »
Imagens serão integradas ao WorldWide Telescope até o fim do ano.
Por Rodrigo Martin de Macedo

A Microsoft anunciou uma parceria com a NASA, que fornecerá ao seu serviço de imagens telescópicas, WorldWide Telescope, cerca de 100 TB de fotografias espaciais.

Segundo o site TG Daily, entre o material previsto no acordo estão dados obtidos pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter, que procura evidências de água em Marte; e também da sonda Lunar Reconnaissance Orbiter, que começará a operar em maio para coletar informações da superfície lunar.

O WorldWide Telescope é um ambiente web que funciona baseado em imagens capturadas por telescópios terrestres e espaciais, permitindo aos seus usuários aproximar e distanciar fotografias, explicou o site Webware.

Esta não é a primeira parceria entre a Microsoft e a NASA, que já utilizou a ferramenta Photosynth para criar fotos interativas tridimensionais da plataforma de lançamento e outros ambientes da Estação Espacial Kennedy, localizada na Flórida.

Interessados em conhecer o WorldWide Telescope podem fazê-lo pelo
endereço worldwidetelescope.org.

Fonte » http://br.noticias.yahoo.com/s/25032009 ... 00-tb.html

11
Discussão Geral / Amadores 'contam' galáxias na internet
« em: Fevereiro 18, 2009, 03:40:18 am »
O website Galaxy Zoo, criado pelo astrofísico Chris Lintott, da Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha, utiliza a ajuda de internautas para classificar galáxias.
Nele, qualquer pessoa pode ajudar a catalogar um milhão de fotos de galáxias de acordo com sua forma, e até 'descobrir' novos corpos celestes nas imagens.
Assista à reportagem.
 
Link » http://www.bbc.co.uk/portuguese/multime ... sebc.shtml

12
Tópicos Bloqueados / Vamos ajudar a reconstruir Santa Catarina
« em: Dezembro 01, 2008, 07:22:06 pm »
Boa tarde, para todos participantes...
Desde já, mil desculpar, sei que esse post não está relacionado ao fórum.

Esta informação veiculou ontem na TV Rede Record, achei importante compartilhar, para que  todos possam repassar para outros amigos, grupos, etc...

Juntos podemos carregar essa chama, que esperamos que se espalhe por toda a internet. É uma forma que encontramos para poder ajudar, divulgando e propagando essa chama...


Vamos ajudar a reconstruir Santa Catarina
O Instituto Ressoar abriu uma conta corrente para receber doações para as famílias desabrigadas da tragédia de Santa Catarina.
Todo o dinheiro arrecadado será utilizado na reconstrução e reforma das casas atingidas. A Defesa Civil está fazendo um levantamento e serão analisados os lugares que mais sofreram com a tragédia.

 
Site: http://www.ressoar. org.br/sossc/ doacao.asp

13
O Pálido Ponto Azul

Pale Blue Dot, filme da palebluefilms, sobre texto de Carl Sagan, narrado pelo próprio autor. Legendei sobre o original em alta resolução e utilizei BBE no audio, para deixar a locução mais incorporada na música do Mogwai. Assim, após o upload, a qualidade ficou similar à do vídeo original aqui no YouTube.

Video: http://www.youtube.com/watch?v=EjpSa7umAd8
[youtube:3fjzozv6]EjpSa7umAd8[/youtube:3fjzozv6]

14
Notícias / Hubble revela dezenas de galáxias em rota de colisão
« em: Abril 25, 2008, 04:23:15 am »
A equipe que coordena as atividades do telescópio espacial Hubble divulgou nesta quinta-feira (24) um "atlas" com 59 belas imagens de galáxias colidindo -- é a maior coleção de fotos do instrumento já divulgadas de uma só vez.

Interações entre galáxias são comuns no Universo. Algumas vezes, elas se unem calmamente e acabam gerando uma nova galáxia maior. Em outras, há dramáticas colisões que causam surtos de formações de novas estrelas.

Fonte:
http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0, ... newsletter


15
Notícias / Hubble encontra logo do Firefox no espaço
« em: Abril 15, 2008, 04:34:08 pm »
Uma suposta foto do telescópio Hubble tirada em Março de 2004 lembra muito o logotipo do Firefox, veja na fonte:

http://www.tuxresources.org/blog/archives/245

Comente: http://www.noticiaslinux.com.br/nl12082 ... omentarios

Páginas: [1] 2