Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Tópicos - João Clérigo

Páginas: 1 ... 26 27 [28]
406
Tópicos Bloqueados / Sessão de observação 02/06/2006
« em: Junho 02, 2006, 01:29:29 pm »
Olá a todos,

como já é hábito, cá vamos nós!
Ponto de encontro na Galáctica às 21:30.

407
Olá a todos,

próxima Astrofesta, edição de 2006, será realizada em Proença-a-Nova, nos dias 4, 5 e 6 de Agosto de 2006.

Todos os detalhes que venham a ter deste encontro nacional, coloquem aqui neste tópico.

Citar
XII Astrofesta

Proença-a-Nova (Aeródromo/Centro Ciência Viva)

4, 5 e 6 de Agosto de 2006

A Astrofesta vai já na sua 13º Edição. Foram 12 anos consecutivos marcados pela partilha de conhecimentos e pelo espírito da Astronomia.
Foram muitos os que, ao longo dos anos, puderam desfrutar deste encontro nacional de Astrónomos Amadores. Foram também muitos aqueles que, à custa do evento, puderam iniciar-se como observadores do céu. No fundo o que se espera é poder continuar a realizar nos próximos anos este evento que tem por objectivo chegar o mais possível a todas as regiões (com céus escuros e transparentes) de Portugal.
A edição deste ano vai realizar-se nos dias 4, 5 e 6 de Agosto (observações nas noites de Sexta-feira e Sábado) em Proença-a-Nova. No local há condições para pernoitar em acampamento e nas várias unidades hoteleiras.


Programa: (em actualização)

4/8/06 (Sexta-feira)
21.30 - "Letras, Números e Símbolos em Astronomia" (Máximo Ferreira – MCUL/CCVCONSTÂNCIA)
22.00 – "Um Passeio pelo Céu Real - Formas e Histórias das Constelações" (Máximo Ferreira – MCUL/CCVCONSTÂNCIA)
- Observações de objectos celestes (pela noite fora).

5/8/06 (Sábado)
15.00 – Abertura Oficial
15.30 – História das Astrofestas (Máximo Ferreira – MCUL/CCVCONSTÂNCIA)
16.00 – Observações do Sol
16.00 – "Vida no Universo" (Carlos Oliveira - UNIVERSIDADE DO TEXAS)
16.45 – Título a designar (Jorge Fonte – Astrotaipas)
17.30 – “Os pioneiros do Espaço” (José Matos – FISUA)
18.15 – “O Espaço Interestelar – Desde fontes galácticas até à formação estelar” (Miguel Avillez - Univ.Évora/Univ. Viena)
19.00 - "Registo fotográfico de superfícies planetárias" (Paulo Casquinha)
19.45 – “Telescópios” (Pedro Ré – APAA)
20.30 – “Alguns resultados de Astronomia de Quintal” (Rui Gonçalves – 938 Linhaceira, Tomar)
21.15 – Profundidade de crateras e alturas de Montanhas Lunares (António Cidadão - APAA)
21.15 – Início das observações de objectos celestes
22.00 – "O Observatório Astronómico de Lisboa na História da Astronomia Portuguesa" (Pedro Raposo - OAL/Centro de História das Ciências da UL)
23.00 - "Coordenadas Celestes" (João Paulo Vieira – ORION)
24.00 – Mistérios do Universo (José Matos – FISUA e Carlos Oliveira – Univ Texas)

6/8/06 (Domingo)
00:00 às 07:00 Observações de objectos celestes

Inscrições e/ou informações:
Email: mailto:info@constancia.cienciaviva.pt
Telef: 249739066
Fax: 249739084


* Participação gratuita
* Organização: Centro Ciência Viva de Constância, Museu de Ciência da Universidade de Lisboa e Câmara Municipal de Proença-a-Nova.

408
Júpiter / Nova Mancha Vermelha em Júpiter
« em: Maio 27, 2006, 02:47:40 pm »
Olá a todos,

tem estado a criar-se uma nova Mancha Vermelha bébé em Júpiter, e já tem o nome de Grande Mancha Vermelha Júnior.


409
Tópicos Bloqueados / Sessão de observação 26/05/2006
« em: Maio 26, 2006, 02:22:30 pm »
Olá a todos,

não esquecer, hoje, mais uma sessão de observação na Marinha Grande.
Os interessados, que ainda não saibam onde é o local de observação, dirijam-se até à nossa loja entre as 21:30 e 22:00.

410
A Loja Galáctica / Geo-Referenciação
« em: Maio 25, 2006, 11:41:20 pm »
Olá a todos,

só para dizer que adicionamos ao nosso website da GALACTICA um mapa de Geo-Referenciação.

Todos os que quiserem participar no melhoramento do nosso GeoRef, poderá enviar informações sobre:

- Eventos a decorrer;
- Utilizadores (neste caso apenas o próprio e se estiver registado na loja);
- Observatórios (particulares ou não);
- Locais e Grupos (de observação);

A melhor forma de obter as suas coordenadas é usando um GPS ou o conhecido Google Earth.

411
Olá a todos,

palestra que irá decorrer no dia 1 de Junho próximo no Auditório da  Universidade Fernando Pessoa, no Porto, sob o tema "O Imaginário Extraterrestre em Portugal no século XX", pelas 18 horas.

Especial obrigado ao Luis Ribeiro pela dica.

412
Tópicos Bloqueados / Sessão de observação 20/05/2006
« em: Maio 17, 2006, 07:38:55 pm »
Olá a todos,

já está agendada a próxima sessão de observação, dia 20 de Maio de 2006.

Desta vez a sessão não se vai realizar no mesmo local do costume, será desta vez na Lousã, Montemor, em conjunto com algumas actividades organizadas pelo Observatório Astronómico de Vila Nova (imagens aqui).

Como sempre, estão todos convidados a comparecer (levem os vossos equipamentos de observação!), as actividades começam às 18:00.


Nesta imagem ainda estava na fase final de construção.

413
Galactica Caffe / O Fim do Universo
« em: Maio 11, 2006, 05:29:00 pm »
Olá a todos, ponho-vos aqui uma daquelas questões de "moer miolo".

O que há para lá da fronteira do nosso Univero?

- Será que o nosso Universo é infinito?
- Será que não há Nada?
- Outros Universos?
- Energia?

Venham daí as vossas opiniões...

414
RPF aka FAQ / Actualizações Autostar
« em: Maio 10, 2006, 03:46:49 pm »
Rev.1.0. 2006-05-10

Problemas de Comunicação
Existe um BUG, pelo menos até à versão 4.3. do Autostar Update (ASU) Client Application para Windows, que impede a comunicação deste software com as portas COM.

Este BUG está relacionado com o instalador do programa (e isto levou um bom bocado a descobrir onde estava o problema). Acontece que, quem tem o Windows em PT, o programa normalmente é instalado por defeito em C:ProgramasMeadeAutostarSuiteUpdater, mas se ao clicar no atalho que é criado no Ambiente de Trabalho com o botão direito do rato e ir a Propriedades, tabulação Atalho, verão que em "Iniciar em" está escrito C:Program FilesMeadeAutostarSuiteUpdater. O que deve estar escrito é C:ProgramasMeadeAutostarSuiteUpdater.

Com isto corrigido, o programa passa logo a comunicar bem com qualquer Autostar. Quem estiver a usar o Windows em Inglês não notará este problema de comunicação a ocorrer.

415
RPF aka FAQ / Limpar Superfícies Ópticas
« em: Maio 07, 2006, 10:02:28 pm »
[Rev.1.1 de 2006-05-08]

Sempre, mas só sempre que necessário, é que se deve proceder à limpeza das superfícies ópticas dos instrumentos, e só quando a camada de pó comece a fazer notar que a prestação óptica do aparelho está a diminuir.

A razão pela qual se deve evitar efectuar este tipo de limpezas, é que porque cada vez que se inicia este procedimento, estaremos a por em rico a qualidade original da superfície logo à partida em dois pontos: 1 - por cada limpeza estaremos a degradar as camadas de protecção; 2 - há sempre o risco acrescido de poder haver um descuido e danificar a superfície óptica.

Pequenas Superfícies
Para limpar as superfícies ópticas de pequenas superfícies ópticas, como as de oculares, lentes barlow, espelhos secundários, binóculos e pequenos refractores até 120mm, temos hoje em dia trabalho mais facilitado graças às Lenspen. A Lenspen não é nada mais, nada menos do que uma caneta com duas pontas distintas, de um dos lados tem um pincel suave, do outro uma borracha com um feltro especial que tem um composto baseado em carbono não líquido. O processo de limpeza é simples quando usado em conjunto com uma pêra de sopro.

Primeiro, deve-se soprar os com a pêra, para remover os detritos soltos. De seguida deve-se escovar com o pincel da Lenspen para arrancar as poeiras que estejam mais agarradas. Soprar de novo. Devemos repetir este processo quantas vezes for necessário até que não hajam detritos visíveis.

Agora, rodamos a tampa da Lenspen que protege a borracha uma ou duas vezes. Tiramos a tampa e vamos usar a borracha. Deve-se sempre começar a limpar desde o centro para as extremidades e em movimentos circulares. Quando notarmos que a borracha já não surte efeito a limpar, coloca-se a tampa de novo (sopra-se com a pêra) roda-se de novo mais uma ou duas vezes e voltamos a aplicar a borracha na lente, novamente desde o centro para as extremidades.

No fim, poderão sempre restar pequenos detritos negros, deixados pela Lenspen, resultado do próprio sistema de limpeza se basear carbono, que se removem com uma rápida sopradela com a pêra de sopro.


Grandes Superfícies
Para limpar espelhos primários ou pratos correctores acima dos 120mm, o uso da Lenspen deixa de ser prático e é um pouco (e rapidamente danificará a Lenspen), excepto se pretendermos limpar uma pequena porção de toda a superfície. Assim, a técnica de limpeza passa a ser diferente.

Antes de começar-mos é bom lembrar que para limpar um espelho ou um prato corrector, se possível deveremos faze-lo sempre com a peça retirada do próprio telescópio, para que o manuseamento seja mais fácil e seguro. Prepare uma bancada de trabalho (numa cozinha por ex.) e coloque uma toalha (de preferência que não deite nem pelos nem pó) para servir de assento macio para o espelho se for o caso. O uso de luvas de borracha (daquelas tipo médico ou C.S.I.) é também um acessório indispensável para os toques acidentais na superfície (assim não ficam lá as impressões digitais).

A primeira parte do processo começa sempre como o das lentes usar uma pêra de sopro em conjunto com um pincel para retirar os detritos maiores. De seguida vamos ao banho.

Depois do primeiro processo de remoção de detritos, vamos agora passar com o espelho por água corrente, deixe o fluxo de água correr directamente em cima do espelho à vontade em toda a superfície durante uns minutos.

Agora vamos usar algodão embebido em álcool comum desnaturado e diluído a cerca de 50% em água destilada (nunca deite estes líquidos directamente sobre lentes ou espelhos, use-os sempre embebidos de preferência em algodão).

Se não quiser usar álcool, pode usar simplesmente a água destilada, mas poderá não atingir os níveis de limpeza desejados. Assim, utilizando o algodão, limpe com movimentos circulares desde o centro para o bordo. Pode em alternativa usar um pano, mas, certifique-se sempre de que o pano está sempre muito bem limpo e sem qualquer outro tipo de impurezas abrasivas, que se na presença destas, poderá danificar a óptica permanentemente.

Nunca use o mesmo pedaço de algodão (ou pano) após cada passagem na superfície óptica. Depois de cada passagem com o pedaço de algodão, este pode acumular algumas impurezas, que durante a segunda passagem poderia riscar a superfície óptica. Por isso o uso do algodão de maquilhagem é o melhor porque já vem em discos separados que são fáceis de descartar.

Se usou o álcool verá que o processo de secagem será muito rápido, mas se quiser efectuar uma secagem ainda rápida poderá usar um secador, colocado na função de frio.

Para melhor limpeza e manutenção do seu equipamento, refira-se sempre, se possível, pelas indicações dos manuais dos equipamentos.

416
Discussão Geral / Que Equipamentos Tens? (AQUI)
« em: Maio 04, 2006, 09:49:26 pm »
A todo o pessoal que deseje listar os seus equipamentos, use este tópico apenas. Este tópico originalmente lançado pelo PauloSantos.

417
Galactica Caffe / Apresentações dos Utilizadores (AQUI)
« em: Maio 04, 2006, 09:13:18 pm »
Olá a todos, usem apenas este tópico para efectuar as vossas apresentações. Obrigado ao PauloSantos pela sugestão atempada.

ATENÇÃO: As apresentações que sejam feitas fora deste tópico serão removidas... sorry  :cry:

Caro(a) Utilizador(a),

Estamos neste momento a proceder a uma remodelação do forum e a sua colaboração é indespensável.
Este forum está a crescer e é com enorme gosto que vemos que o que começou por ser uma curiosidade
passou a ser parte integrante da Loja Galáctica, mas acima de tudo passou a ser um local de convivo
para astronomos amadores.
É neste sentido que venho apelar à vossa participação no sentido de darmos continuidade a este projecto
que tanto nos dá orgulho.
Para dar o seu contributo, basta fazer a sua apresentação neste tópico :

http://albedo.gem51.com/viewtopic.php?t=10

Assim poderemos conhecê-lo melhor e fazer com que o convivio entre utilizadores seja mais rico em
experiências.

Agradecemos desde já a sua participação e boas leituras !

A Moderação

418
Discussão Geral / Bem-Vindos
« em: Outubro 21, 2000, 01:01:00 am »
Bem-vindos ao nosso Fórum! Esperamos a contribuição de todos!!!

Páginas: 1 ... 26 27 [28]