Astronomia => Notícias => Tópico iniciado por: PauloSantos em Março 21, 2007, 01:22:25 pm

Título: Água gelada no Pólo Sul de Marte
Enviado por: PauloSantos em Março 21, 2007, 01:22:25 pm
Novos estudos da região polar Sul de Marte indicam a presença extensiva de água gelada. A região polar contém suficiente água para cobrir todo o planeta com uma camada líquida de aproximadamente 11 metros. Um instrumento a bordo da sonda europeia Mars Express providenciou estes dados.

Esta nova estimativa vem da medição da espessura do gelo. O radar da Mars Express fez mais de 300 cortes virtuais pelas camadas dos depósitos cobrindo o pólo de modo a mapear o gelo. O radar consegue ver pelas camadas de gelo até aos limites mais profundos, que se situam pelos 3.7 km abaixo da superfície.

"Os depósitos sedimentares do pólo Sul de Marte cobrem uma área maior que o Texas. A quantidade de água que contêm já tinha sido estimada antes, mas nunca com um nível tão grande de confiança que este radar torna possível," disse Jeffrey Plaut do JPL da NASA em Pasadena, Califórnia. Plaut é investigador co-principal para o radar e o autor de um novo artigo acerca destes achados publicados na edição online de 15 de Março da revista Science.

(http://www.nasa.gov/images/content/171411main_pia09224-thick-annot-516.jpg)
Este mapa mostra a espessura dos depósitos sedimentares da região polar Sul de Marte, uma unidade geológica rica em gelo que foi estudada pelo radar MARSIS a bordo da sonda Mars Express.
Crédito: NASA/JPL/ASI/ESA/Univ. de Roma/MOLA Science Team/USGS


O instrumento, de nome MARSIS (Mars Advanced Radar for Subsurface and Ionospheric Sounding), também está a mapear a espessura de depósitos sedimentares semelhantes no pólo Norte de Marte.

"O nosso radar está a fazer o seu trabalho extremamente bem," disse Giovanni Picardir, professor na Universidade de Roma, "La Sapienza," e investigador principal do instrumento.

"O MARSIS está a provar ser uma ferramenta muito poderosa para sondar o interior de Marte, e está mostrando como os objectivos da nossa equipa, tais como o estudo dos depósitos sedimentares polares, estão sendo atingidos com êxito," disse Picardi. "Não apenas nos está a providenciar com as primeiras observações de Marte subsuperficial àquelas profundezas, como também os detalhes que estamos vendo são verdadeiramente espectaculares. Esperamos ainda maiores resultados quando tivermos concluído um sofisticado aperfeiçoamento em curso dos nossos métodos de processamento dos dados. Estes permitir-nos-ão compreender ainda melhor a superfície e a composição da subsuperfície."

(http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/5/58/OMEGAwater.jpg)
O pólo Sul de Marte, visto pelo instrumento OMEGA a bordo da sonda Mars Express.

Os depósitos sedimentares polares contêm a maioria da água conhecida do moderno Marte, embora outras áreas do planeta pareçam ter sido cobertas por água algumas vezes no passado. Compreender a história e o destino da água em Marte é essencial para saber se Marte alguma vez foi capaz de suportar vida, dado que todas as formas de vida que conhecemos dependem de água líquida.

Os depósitos sedimentares polares extendem-se para lá e por baixo de uma calote polar branca de dióxido de carbono gelado e água no pólo Sul de Marte. A poeira escurece muitas das camadas. No entanto, a força do eco que o radar recebe da superfície rochosa por baixo dos depósitos sedimentares sugere que a composição dos mesmos é pelo menos 90% água gelada. Uma área com uma reflexão especialmente brilhante da base dos depósitos confunde os cientistas. Parece-se com o que uma fina camada de água líquida pareceria ao instrumento de radar, mas as condições são tão frias que a presença de água de água líquida é muito improvável.

A detecção da forma da superfície rochosa por baixo dos depósitos de gelo dá-nos informações acerca de estruturas ainda mais profundas de Marte. "Não sabíamos com certeza onde estava o limite dos depósitos," disse Plaut. "Agora podemos ver que a crosta não foi pressionada para baixo devido ao peso do gelo, tal como seria na Terra. A crosta e o manto superior de Marte são mais rígidos que os da Terra, provavelmente porque o interior de Marte é muito mais frio."

Fonte: Centro de Ciência Viva do Algarve
Título:
Enviado por: sara em Março 23, 2007, 09:50:51 pm
intrigante... sei que ha pouco tempo deu uma noticia a dizer que havia agua em marte mas acho que nao tinha nada a ver com isto  :shock: