Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - Fil

Páginas: 1 2 [3] 4 5 ... 175
31
Dúvidas na Compra / Re: Qual destes escolher?
« em: Março 17, 2011, 12:23:43 am »
Deveria ter escolhido um com uma F/8 em vez deste?
Não! Eu acho que foi boa escolha. Como dizes, a Barlow "transforma" este no outro (metaforicamente falando). Caso contrário terias que usar um redutor focal, o que em Newtonianos não dá (falta de espaço). Não dava para converter o F/8 em F/4, sem se cortar o tubo, e substituir o espelho :)

32
Dúvidas na Compra / Re: Qual destes escolher?
« em: Março 16, 2011, 11:53:30 am »
Isso do espelho "Parabólico" depende de como se conta a história.. Para um F/4.4, já dá jeito que seja parabólico. Se fosse um F/8, não era necessário. Se a abertura é de 114mm, ao variar a relação focal, está-se a mexer na distância focal. Na prática isto quer dizer que com a mesma ocular, se vê maior amplificação no F/8, e que se vê a imagem mais escura no F/8, que é mais fácil de ver alguma dificuldade de estabilidade da montagem no F/8, e que no geral as oculares não precisam de ser tão complexas opticamente (caras) para serem "boas" no F/8, é menos obrigatório colimar o F/8, etc..

Mas o F/4 não me parece má escolha.
Há sempre uma data de vantagens em se escolher uma coisa diferente daquela que se acaba por escolher.. :)

33
Vamos lá fazer subir o mercúrio dos concursos de fotografias, e para estes dias que faltam até Abril, o objectivo deste concurso vai ser o de fotografar algo onde apareça (visível) qualquer planeta numa órbita interior à cintura de asteróides! Ou seja, tem que aparecer Mercúrio, ou Marte, ou Vénus!   (Ou mesmo, quem sabe, todos eles!)
O concurso vai ficar aberto durante 1 mês, até 15 de Abril. Agora a título experimental, vou pô-los a começar e acabar a meio do mês, para variar (e por conveniência deste tema, também ;) ). Mas como vai haver mais actividade interessante a seguir, irá haver uma segunda edição para Maio ;) Essa vai ser ainda mais bonita!

São válidas as imagens que entenderem, feitas com o equipamento que entenderem :) Para efeitos de apresentação, coloquem aqui imagens de tamanho idêntico ou inferior a 640x480, mas podem ter um link para a imagem em tamanho total. A votação ficará aberta durante os 30 dias seguintes ao concurso fechar!
 8) Boas fotos!

Dicas:
Mercúrio vai andar pelos céus até ao início de Abril. Estará perto do horizonte Oeste a seguir do pôr-do-Sol. Irá afastar-se de Júpiter de baixo para cima, até dia 28. Depois a 4 de Abril, pode haver uma oportunidade dourada de apanhar um fino crescente lunar em cima de Mercúrio mesmo antes das 20:00, logo depois do pôr-do-Sol. Se não der, talvez volte a dar no dia 5 com um efeito de Earthshine na Lua um pouco mais notório.. Depois de dia 7 de Abril já vai ser muito difícil apanhar Mercúrio sem um telescópio porque a face de cá de Mercúrio já vai estar muito pouco iluminada pelo Sol (Já para não dizer que está tudo muito perto do horizonte e do pôr-do-Sol).
Claro que se Mercúrio desaparece dos finais de tarde, irá aparecer nas madrugadas, e aqui é que as oportunidades começam a tornar-se mágicas!
Nos inícios das manhãs de meio de Abril teremos Mercúrio, Júpiter, Marte e Urano a juntar-se a Vénus! Valerá a pena acordar cedo para ver num horizonte Este desimpedido estas pintas brilhantes.

Para abrir o apetite da próxima edição:
Dia 22 de Abril teremos os 4 planetas em linha recta, o que pode dar direito a espectáculo! Se a fotografia for tirada com uma grande angular, quem sabe ainda dá para ir buscar a Lua em quarto minguante que vai estar a 94º de distância à direita da direcção Sul!...
O espectáculo não vai parar de Aumentar até ao final do mês de Abril, em que toda esta malta se começa a juntar, até que na manhã de 1 de Maio, Marte e Júpiter ficarão separados só por menos de 1/4 de grau debaixo da Lua em fino minguante!!! Não há melhor desculpa para acordar cedo no dia do Trabalhador (apesar de ser Domingo)!
Vai ser tudo entre as 7:30 e as 6:30 já no horário de Verão.
Estes planetas ficarão ainda a dançar mais tempo no céu matinal de Maio.

34
Dúvidas na Compra / Re: Qual destes escolher?
« em: Fevereiro 18, 2011, 12:06:11 am »
Ui!..
São duas opções um tanto diferentes!

O C925 com montagem custa quase o dobro do refractor de 80mm com montagem..
Um tem 230mm de abertura, o outro tem 80mm.. Um tem uma distância focal de mais de 2300mm, e o outro de 480mm. Ou seja, essa câmara vai ver no céu áreas bem diferentes. Convém conhecer o local onde se vai observar.. Se o céu for muito instável (seeing mau) a menor ampliação no refractor de 80mm, e abertura menor, pode dar uma ajuda, e dar resultados mais interessantes que o Celestron, para objectos grandes.. O telescópio de 80mm também pouco mais é do que uma objectiva de fotografia.
Com o C925 e essa câmara dá quase para fazer caber a Lua na fotografia, com o refractor de 80mm, cabem 5 Luas!

Para observação visual, o C925 pareceria mais adequado.. para fotografia, talvez o mais curto fosse melhor.. Mas depende um bocado dos alvos a fotografar ou observar..

Convém ver que a câmara se calhar é monocromática, e para se fazer fotografia a cores, são necessários filtros, e um suporte para os filtros: o mais prático é uma roda de filtros.. Isso também deve pesar no orçamento.
Talvez depois ainda seja necessário um telescópio-guia (ou outro acessório para "guiagem") e uma outra câmara-guia para manter o telescópio sempre bem apontado durante exposições mais compridas.. Mas isso é mais necessário quanto maior for a distância focal do telescópio fotográfico. Um redutor focal também pode ajudar..

35
Dúvidas na Compra / Re: Telescópio Schimdt-Cassegrain
« em: Fevereiro 17, 2011, 11:41:44 pm »
Qualquer telescópio "perde" qualidade em relação a um refractor (da mesma abertura), isto para tamanhos que se compram em lojas..
Mas há vantagens no preço, por exemplo. Pelo mesmo preço compra-se maior abertura. E a maior abertura pode devolver alguma "qualidade".

Se for para observação visual, a falta de seguimento não costuma afectar muito, a menos que se queira uma amplificação muito grande num campo de visão pequeno. Por exemplo, a Lua demora uns 2 minutos a sair do campo de uma ocular que a veja totalmente, se não houver motorização da montagem.
Como é óbvio isto é um problema muito sério para fotografia.. Para observação visual depende do campo visível.

Quando se diz que uma montagem altazimutal é mais difícil de usar para seguir as estrelas, não se quer dizer que seja mais difícil de usar. Uma montagem equatorial é mais trabalhosa de pôr a funcionar. leva-se uns 15 a 30 minutos só para ter tudo prontinho para começar a observar. Num Dob, pouco mais se faz do que poisar o telescópio no chão :)

36
Filtros / Re: Filtros Solares para binóculos
« em: Fevereiro 17, 2011, 01:47:11 pm »
Bem conseguida!

37
Sugestões / Re: sugestão
« em: Fevereiro 17, 2011, 01:41:26 pm »
Viva!
Pois, não há bem uma coisa chamada "galeria", mas volta e meia, na secção de ATM aparecem umas mensagens das coisas que uns vão construindo com imagens. Há também um tópico só para as fotos do equipamento da malta, na secção dos equipamentos :)

Acho que uma galeria dedicada ficava pouco integrada no fórum, a menos que se mudasse o software do fórum.. Ou seja, acho que seria um problema técnico a resolver. Como as coisas estão, também se tem cá as fotos, e talvez não justifique criar uma galeria de propósito...

38
Concursos / Re: Voluntário para manter o concurso
« em: Fevereiro 17, 2011, 01:27:48 pm »
Pois.. Ou S. Pedro tem culpas no cartório, ou andou para aí muita gente a comprar coisas novas... :)  Mas pode ser que com alguma inventividade, se possa tentar arranjar coisas astronómicas para fazer no inverno, ou nos buracos das nuvens :)
Vamos ver o que a inspiração nos traz..

39
Concursos / Re: Voluntário para manter o concurso
« em: Fevereiro 16, 2011, 11:28:11 pm »
Estamos a pensar para Março, é?

Hmm, eu sou um tipo com ideias e gostos complicados.. Vou ter que manter atenção nos temas que lanço..  Mas reservo-te o direito de me demitires caso isto comece a dar para o torto incontrolavelmente! :)

Vamos a isso, então!

40
Concursos / Re: Voluntário para manter o concurso
« em: Fevereiro 16, 2011, 05:19:42 pm »
Sem querer passar à frente do Astrolupa, eu também posso dar umas marteladas na coisa.. :)
Que tipo de manutenção/alteração/melhoria é que estás a pensar?

41
Observatórios / Re: Observatorio para pobres
« em: Fevereiro 01, 2011, 02:50:05 pm »
Epá, desculpa dizer isto, mas isso mete-me medo... Não é que eu não confie na estrutura, mas ver meio telhado a abanar-se todo, e preso só num eixo do tamanho de um preguito.. Mas lá prático, isso é!
Citação de: "rjsc2001"
É que isto de bricolage é viciante :-D
E a observação não é? :)

42
Observatórios / Re: Observatório amador de luxo
« em: Janeiro 27, 2011, 09:56:10 pm »
Citação de: "joao marum"
preciso de ver um bom "pedaço" de céu pra me orientar.
Ah pois, mas a cúpula deste em particular abre ao meio, só tens ou tudo tapado, ou 50% do céu de uma vez :) Que é fixe para arrefecer rapidamente também..
A mim o que me chateia é mesmo cada peça não caber numa encomenda normal... Faziam aquilo em pedaços LEGO de meio metro de lado, e era uma maravilha! Vinham 50 caixas, mas vinham pelo correio.. Enfim..

43
Observatórios / Re: Observatório amador de luxo
« em: Janeiro 27, 2011, 01:00:14 pm »
Pois, uma maravilha, é verdade... O que me assusta é os portes de envio, justamente, que podem chegar a um valor quase comparável.. Certos caixotes são do tamanho 1x1x0,3 pessoas cúbicas de tamanho :P O melhor mesmo é depois de se saber o que se quer, contactar e pedir um orçamento. A Galáctica até pode dar um mãozinha nisso, mas as peças do observatório vêm directas do estrangeiro até à morada final, por razões óbvias...
Eu cheguei a considerar ir buscar uma coisa destas em "segunda-mão" a França.. e o que eu gastava para lá ir buscar, alugando uma carrinha com capacidade para tudo, mais os dias de viagem, alimentação e estadia, não compensava a diferença de preço para um novo! Tinha o bónus turístico da aventura de ir a França buscar 80 quilos de plástico, mas era uma estucha de todo o tamanho!..
Ainda tenho que pensar melhor. Mas pode-se comprar só a cúpula em separado e construir o resto com outros materiais.. Essa é a ideia mais promissora que tenho na cabeça, mas que ainda não ponderei decentemente. O meu problema maior ainda é conciliar um observatório com os restantes habitantes da casa.. :s

44
Notícias / Re: O zodíaco mudou. E agora, qual é o seu signo?
« em: Janeiro 15, 2011, 02:36:36 pm »
E eu fui parar dentro de água :P

45
Binóculos / Re: Decepção com binóculos 20x80
« em: Janeiro 12, 2011, 05:48:44 pm »
Viva, eu estranhei é a descrição do "sarapintado".. A vista à noite prega muitas partidas, e pela descrição eu não consegui reproduzir na minha cabeça o que poderia estar a acontecer.. As minhas sugestões para uma próxima avaliação são:
1 - binóculos bem apoiados para descartar a hipótese de ser do tripé.
2 - olhar para algo bem alto (penso que o facto de Júpiter e a Lua estarem na direcção Sul, significa que já estão o mais alto que podem estar, por isso acho que foi boa escolha.
3 - no caso das "sarapintas" voltarem a aparecer, tentar perceber "onde" é que elas estão, e se estão bem focadas ou se podem ser coisas ligeiramente "borradas". Quando digo "onde estão" digo com um olho tentar descobrir mexendo a cara para os lados, saindo do eixo óptico, ver se as pintas parecem estar presas ao planeta ou não. Também pode ajudar comparar as imagens dos dois olhos. Se estiverem bem focadas, significa que essas pintas estão dentro da ocular perto do plano focal, se estiverem desfocadas podem ser grãos de poeira noutra superfície óptica.
4 - em geral, a má qualidade óptica reflecte-se mais em imagem borrada ou sem definição, ou haver descolimação, ou algo "genérico" e não propriamente um sarapintar da imagem..
5 - às vezes há dificuldades acrescidas em binóculos que amplifiquem muito, em manter-se o olho bem alinhado com o eixo óptico, aqui o sintoma mais comum é a imagem parecer desaparecer quando se afasta o olhar ou se olha para o lado do campo.. A distância a que o olho fica da ocular também pode ser algo a ter em conta..

Mas não estou a ver assim muito mais do que possa estar a acontecer..

Páginas: 1 2 [3] 4 5 ... 175