Fórum Galáctica

Astronomia => Equipamentos => Observatórios => Tópico iniciado por: João Clérigo em Março 14, 2007, 05:14:11 pm

Título:
Enviado por: João Clérigo em Março 14, 2007, 05:14:11 pm
... e se quiserem ver passo a passo como se destrói um observatório basta irem a: http://galeria.gem51.com/v/projectos/oapr/abandono/ (http://galeria.gem51.com/v/projectos/oapr/abandono/)

Ainda não tenho as fotos actualizadas deste ano porque até dói o coração ver no estado actual em que "aquilo" se encontra.

Pena que ninguém se lembre de "denunciar" isto em programas como o "Nós Por Cá" ou às entidades que financiaram mais de 100.000 Euros a fundo perdido e deixam que pessoas sem escrúpulos se apoderem de bens que depois são abandonados sem que hajam responsáveis.

:(
Título:
Enviado por: Miguel Lopes em Março 14, 2007, 05:16:37 pm
Citação de: "jaclerigo"
Pena que ninguém se lembre de "denunciar" isto em programas como o "Nós Por Cá" ou às entidades que financiaram mais de 100.000 Euros a fundo perdido e deixam que pessoas sem escrúpulos se apoderem de bens que depois são abandonados sem que hajam responsáveis.
:(

JaClerigo, de uma vez por todas, podes explicar aqui aos novatos que raio é que aconteceu? A página da associação desapareceu, essas fotos de abandono metem dó.... e as associações satélites, o que lhes aconteceu?
Título:
Enviado por: João Clérigo em Março 14, 2007, 05:34:51 pm
Miguel,

isto já é tema "batido", e já foi explicado aqui no fórum o que aconteceu.
Quem apanha este assunto a meio, é compreensível que não entenda muito bem o que se passou.

Eu, no que me diz respeito, tenho um sentimento de raiva e elevada tristeza quando se fala neste assunto... mas então o que aconteceu de tão grave?

O que aconteceu de grave foi a DESTRUIÇÂO em pouco tempo (+/- 2 meses) da ANOA, a associação que mais eventos fazia em Portugal. A Associação que tinha uma pagina de internet várias vezes premiada. A Associação que conseguía reunir nos seus eventos largas centenas de Astrónomos Amadores e até profissionais. A Associação que tinha um boletim mensal sem nunca ter falhado um único mês (86 edições). A Associação que partindo do zero construiu em menos de 6 anos de actividade um património de cerca de 100.000 euros... e podia nunca mais parar.

O que aconteceu foi a destruição pura e simples de uma Associação. E isto aconteceu só com uma mudança de direcção após umas eleições.

Para todos os que estiveram "fora" provavelmente isto não vos diz nada, mas para quem fundou, criou e fez da ANOA o que ela foi durante os seus primeiros 6 anos e a vê agora as coisas estado em que estão, dói muito, dói verdadeiramente.

É triste :(
Título:
Enviado por: Miguel Lopes em Março 14, 2007, 05:39:55 pm
Pois, eu isso já tinha visto, não percebi foi QUEM e COMO. Principalmente como foram parar à direcção...
Ponho-me a olhar para associações actuais e parecem-me todas ou paradas ou desmoralizadas... E gostei de ver q a Anoa tinha associações satélite, parecia uma coisa montada com pés e cabeça.

Já agora, vi noutro post que falaste se algum advogado ajudasse... embora eu não seja advogado, quer dizer que é recuperável? Como? Forçar demissão? Convocação de eleições? Mas afinal ainda existe ou não?
Título:
Enviado por: Valdemar em Março 14, 2007, 05:56:04 pm
Êh pá... a coisa está feia... desconhecia... ( ando nsito à meia dúzia de dias...)!

Então e nos Estatutos dessa Sra Associação, não está previsto uma saída para um acontecimento destes???
Penso que é preferível do que deixar apodrecer o património conseguido.

Não andam por aí alguns dos Astronomos Amadores de inicio, "fundadores", que reunam, constituam uma Comissão Técnica, ou coisa que o valha, capaz de arrajar uma solução para este problema?
É uma pena, e de certeza que além deste abandono, deixou feridas nas pessoas que viram nascer e acompanharam o crescimento desta Sra???

Tenho a certeza que qualquer dia alguém se vai revoltar e vai apelar aos bons corações e vai levantar essa tão afamada ANOA, que pelos vistos, não era só afamada, era uma Associação que apresentou resultados...

Um abraço para todos.

Valdemar Piedade
Título:
Enviado por: Guilherme de Almeida em Março 14, 2007, 06:11:35 pm
Caros amigos
Bom, a coisa resvalou para outro território. Sem pôr em causa as declarações do João Clérigo.

É claro que o João Clérigo tem toda a razão no que diz. E eu pude comprovar a dinâmica da Anoa no que toca a organização de eventos. Isso é totalmente verdade.
Existe a APAA, ainda mais antiga (desde 1976),  também dinâmica mas com objectivos diferentes. Sem desprimor para nenhuma destas respeitáveis associações.
No entanto, o objectivo do meu "post" era outro muito diferente. Era mostrar onde se podem obter dicas sobre como construir um observatório. E também dispor de vários "modelos", opções e alternativas. É que, vendo como outros já fizeram, ajuda-nos a fazer melhor e a evitar erros de decisão, de concepção e até de construção.

Vamos então falar de observatórios, propriamente ditos ?

Boas observações e construções
Guilherme de Almeida
Título:
Enviado por: Miguel Lopes em Março 14, 2007, 06:21:15 pm
Pois, tem razão. Eu até já ia fazer um post mais de acordo com o tópico.

Já conhecia a página e fiquei impressionado com a quantidade, qualidade e variedade dos observatórios. Vou começar a construir o meu brevemente e já devo ter visto centenas de observatórios diferentes à procura de detalhes. Aproveito para deixar este link para observatórios amadores estrangeiros, incluindo o do Pedro Ré.
http://obs.nineplanets.org/obs/obslist.html
Gosto muito do aspecto do Ptolomey's observatory.

Por acaso o desenho do meu observatório vai ser um pouco original, vou ter um roll off que desliza para dentro da control room, evitando calhas visíveis de fora e evitando traves para fora da construção. Ainda não encontrei um modelo igual...
Título:
Enviado por: João Clérigo em Março 14, 2007, 07:38:38 pm
Como a conversa do tópico Exemplos e modelos de observatórios para amadores (http://albedo.gem51.com/viewtopic.php?t=921) estendeu-se para além do que autor original pretendeu (mea culpa), dividi o tópico por forma a formar outro...
Título:
Enviado por: João Clérigo em Março 18, 2007, 05:38:24 pm
Acabadinhas de tirar:

(http://galeria.gem51.com/d/5407-2/IMAGE_015.jpg)
Aqui pode-se ver as tentativas de arrombamento. O aro da porta está todo aberto.

(http://galeria.gem51.com/d/5412-2/IMAGE_016.jpg)
Os arrumos... estão que parece uma lixeira.

(http://galeria.gem51.com/d/5417-2/IMAGE_017.jpg)
A parte de trás onde a rede está cortada. Desapareceram os bidons de plástico que forneciam a água.

(http://galeria.gem51.com/d/5422-2/IMAGE_018.jpg)
Verdete e lixo por todo o lado pela falta de manutenção.

(http://galeria.gem51.com/d/5433-2/IMAGE_020.jpg)
O anfiteatro... agora parece mais uns canteiros de flores secas...
Título:
Enviado por: Miguel Lopes em Março 18, 2007, 06:07:19 pm
O interior está direito ou já roubaram tudo?
Título:
Enviado por: João Clérigo em Março 18, 2007, 06:28:24 pm
Não faço ideia... tal como disse, aparentemente é só tentativa de arrombamento... nao creio que tenham tido sucesso a entrar... ainda.
Título:
Enviado por: Miguel Lopes em Março 18, 2007, 09:47:00 pm
Mas afinal quem dirige o observatório? A organização? Ainda existe? Fazem alguma coisa? Não é possível reclamá-la?
Título: Re: Como se destrói um observatório... em poucos passos.
Enviado por: joaofaria em Agosto 10, 2007, 01:14:39 am
Eu sou novo por aqui e não faço ideia de como isto aconteceu. Até ver a explicação do João Clérigo não tinha percebido o porquê da ANOA ter "acabado".

De qualquer das maneiras e mesmo sem nunca ter "tido contacto" com a ANOA, revolta-me ver uma instalação como este observatório no estado em que está. Como é que alguém deixa uma coisa destas chegar a este ponto?
 
Eu queria seguir astronomia como carreira profissional, e não tenho dúvidas que seriam infraestruturas como esta, ou pelo menos iniciativas como esta, que fariam com que fosse mais fácil fazê-lo cá em Portugal, e não ir parar ao desemprego depois de 10 anos a estudar...
Se alguém souber responder às perguntas levantadas pelo Miguel Lopes, ou pelo menos fazê-lo aqui no fórum, seria bom saber se ainda é possivel fazer alguma coisa para remediar esta situação.

Um abraço a todos.
João Faria
Título: Re: Como se destrói um observatório... em poucos passos.
Enviado por: rjsc2001 em Agosto 12, 2007, 11:31:59 pm
talvez nao devia dizer isto mas ...

Dá vontade de ir lá e levar tudo e guardar bem guardadinho... se é que me entendem...

ricardo
Título: Re: Como se destrói um observatório... em poucos passos.
Enviado por: Ribamar em Agosto 13, 2008, 07:29:13 am
É lamentável para nós que amamos tanto a astronomia presenciarmos fatos desta espécie, quanto dinheiro desperdiçado, pensei que fatos assim só acontecia aqui no Brasil mas pelo visto está acontecendo em todos os lugares, como pode deixar isso acontecer, realmente é uma pena e nos entristece muito, abraço à todos.
Título: Re: Como se destrói um observatório... em poucos passos.
Enviado por: nunomac em Agosto 13, 2008, 11:25:52 pm
Também não conhecia estes factos, realmente é inacreditável como isto pode acontecer, não existe nenhuma maneira
de conseguir (legalmente) reactivar / recuperar esta associação e respectivo património????