Fórum Galáctica

Sistema Solar => Exploração Espacial => Tópico iniciado por: PauloSantos em Maio 30, 2006, 09:16:20 pm

Título: Nasa troca motores de novo veículo espacial.
Enviado por: PauloSantos em Maio 30, 2006, 09:16:20 pm
A agência espacial norte-americana, Nasa, está descartando planos para a criação de uma versão não-reutilizável dos principais motores do vaivém espacial que seria usada num futuro veículo de carga. Em vez da versão não-reaproveitável, a Nasa vai comprar motores de foguetes usados nos lançadores Delta 4 da Boeing, informaram representantes da agência espacial nesta terça-feira.

Ambos os principais motores do vaivém e os motores RS-68 que impulsionam os lançadores Delta da Boeing são produzidos pela Pratt & Whitney Rocketdyne, unidade da United Technologies Corp, sediada na Califórnia.

A Nasa estima que o custo da compra dos motores Delta para seu veículo de carga pesada será de 20 milhões de dólares por motor, metade do preço de uma versão do motor principal. O preço é baseado numa taxa de vôo de dois lançamentos por ano.

A Nasa está desenvolvendo dois novos veículos para substituir o vaivém espacial, que deve ser aposentado em 2010. Um veículo transportará astronautas a bordo de uma cápsula que tem o estilo das naves Apollo, e o outro será usado para envio de carga necessária para expedições à Lua.

Até o término da construção da Estação Espacial Internacional, que está pela metade, os Estados Unidos planeiam retomar esforços no desenvolvimento de seu programa de envio de missões tripuladas à Lua.

O veículo que carregará astronautas usará o mesmo motor de combustível sólido que impulsiona o vaivém espacial durante os primeiros dois minutos e meio de vôo.

Já o transportador da carga usará motores de combustível sólido e cinco motores RS-68 de combustível líquido.

Ainda precisa ser determinado o fabricante do motor de próximo estágio para ambos os veículos e que será baseado no motor J-2, da era do projeto Apollo.

Fonte: REUTERS in Yahoo News